Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes pos...
Autor principal: | Matos, Maria Luciane Ribeiro de |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18838 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188382020-11-23T13:40:24Z Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil Matos, Maria Luciane Ribeiro de Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Lima, Marcelo Fernando de Silveira, Ana Paula Educação infantil Letramento Letramento digital Poesia Capparelli, Sergio, 1947 - Early childhood education Literacy Computer literacy Poetry CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores. 2020-11-23T13:40:24Z 2020-11-23T13:40:24Z 2018-10-11 specializationThesis MATOS, Maria Luciane Ribeiro. Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação infantil Letramento Letramento digital Poesia Capparelli, Sergio, 1947 - Early childhood education Literacy Computer literacy Poetry CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Educação infantil Letramento Letramento digital Poesia Capparelli, Sergio, 1947 - Early childhood education Literacy Computer literacy Poetry CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Matos, Maria Luciane Ribeiro de Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
description |
O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Matos, Maria Luciane Ribeiro de |
author_sort |
Matos, Maria Luciane Ribeiro de |
title |
Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
title_short |
Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
title_full |
Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
title_fullStr |
Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
title_full_unstemmed |
Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
title_sort |
letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MATOS, Maria Luciane Ribeiro. Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838 |
_version_ |
1805307235153215488 |
score |
10,814766 |