Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil

O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes pos...

ver descrição completa

Autor principal: Matos, Maria Luciane Ribeiro de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18838
recordtype dspace
spelling riut-1-188382020-11-23T13:40:24Z Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil Matos, Maria Luciane Ribeiro de Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Lima, Marcelo Fernando de Silveira, Ana Paula Educação infantil Letramento Letramento digital Poesia Capparelli, Sergio, 1947 - Early childhood education Literacy Computer literacy Poetry CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores. 2020-11-23T13:40:24Z 2020-11-23T13:40:24Z 2018-10-11 specializationThesis MATOS, Maria Luciane Ribeiro. Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação infantil
Letramento
Letramento digital
Poesia
Capparelli, Sergio, 1947 -
Early childhood education
Literacy
Computer literacy
Poetry
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Educação infantil
Letramento
Letramento digital
Poesia
Capparelli, Sergio, 1947 -
Early childhood education
Literacy
Computer literacy
Poetry
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Matos, Maria Luciane Ribeiro de
Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
description O presente trabalho tem como objetivo tecer reflexões a respeito de práticas significativas de leitura na Educação Infantil, considerando aspectos de letramento literário e digital. Para tanto, analisamos o ciberpoema de Sérgio Capparelli, um gênero literário digital, que se apresenta diferentes possibilidades para a leitura de poesia, que aciona uma perspectiva arquitetônica verbo-visual, característica ao ambiente virtual. As análises realizadas fundamentaram-se em pesquisadores autores como Soares (1998, 2000, 2002, 2004, 2009), Kleiman (2004, 2010, 2012), Santaella (2004, 2007, 2012, 2013), Rojo (2012), entre outros. A análise evidencia que as práticas de leitura de gêneros digitais contribuem para qualificar aprendizagem da leitura no âmbito da Educação Infantil. Verifica-se também que a influência cultural das tecnologias digitais integra práticas sociais e competências na formação de novos leitores.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Matos, Maria Luciane Ribeiro de
author_sort Matos, Maria Luciane Ribeiro de
title Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
title_short Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
title_full Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
title_fullStr Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
title_full_unstemmed Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
title_sort letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MATOS, Maria Luciane Ribeiro. Letramento digital: a ciberpoesia na formação do leitor infantil. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18838
_version_ 1805307235153215488
score 10,814766