As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
El objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de l...
Autor principal: | Cordeiro, Israel Correia |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18847 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188472020-11-23T13:40:33Z As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura Cordeiro, Israel Correia Souza, Maurini de Souza, Maurini de Lima, Marcelo Fernando de Cantarin, Márcio Aparecido Educação Leitura Histórias em quadrinhos Education Reading Comic books, strips, etc CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES El objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de las historietas, su desarrollo, así como el preconcepto inicial por parte de la comunidad escolar, y su actual utilización en los medios pedagógicos y su valor como texto multimodal. Este trabajo de investigación se basa en las investigaciones de VERGUEIRO (2007) que nos apunta a las HQ como un incentivo para incrementar las clases y motivar a los alumnos, y MAYER (2001) que nos muestra que los seres humanos poseen dos canales para captar las informaciones al suyo alrededor: el verbal, y el visual, del cual las historietas, son el mayor ejemplo. O objetivo deste estudo é apresentar as histórias em quadrinhos (HQs) como ferramentas de incentivo à leitura, tendo em vista o baixo custo e a ampla aceitação por parte dos alunos da educação infantil ao ensino médio, e seus recursos literários. Neste texto, discorremos sobre as origens das histórias em quadrinhos, seu desenvolvimento, bem como o preconceito inicial por parte da comunidade escolar e sua atual utilização nos meios pedagógicos e seu valor como texto multimodal. Este trabalho de pesquisa se baseia nas pesquisas de VERGUEIRO (2007), que nos aponta as HQs como um incentivo para incrementar as aulas e motivar os alunos, e MAYER (2001), que nos mostra que os seres humanos possuem dois canais para captar as informações ao seu redor: o verbal, e o visual, do qual as histórias em quadrinhos são o maior exemplo. 2020-11-23T13:40:33Z 2020-11-23T13:40:33Z 2018-08-04 specializationThesis CORDEIRO, Israel Correia. As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação Leitura Histórias em quadrinhos Education Reading Comic books, strips, etc CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Educação Leitura Histórias em quadrinhos Education Reading Comic books, strips, etc CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Cordeiro, Israel Correia As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura |
description |
El objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de las historietas, su desarrollo, así como el preconcepto inicial por parte de la comunidad escolar, y su actual utilización en los medios pedagógicos y su valor como texto multimodal. Este trabajo de investigación se basa en las investigaciones de VERGUEIRO (2007) que nos apunta a las HQ como un incentivo para incrementar las clases y motivar a los alumnos, y MAYER (2001) que nos muestra que los seres humanos poseen dos canales para captar las informaciones al suyo alrededor: el verbal, y el visual, del cual las historietas, son el mayor ejemplo. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Cordeiro, Israel Correia |
author_sort |
Cordeiro, Israel Correia |
title |
As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura |
title_short |
As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura |
title_full |
As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura |
title_fullStr |
As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura |
title_full_unstemmed |
As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura |
title_sort |
as histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CORDEIRO, Israel Correia. As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847 |
_version_ |
1805316902691536896 |
score |
10,814766 |