As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura

El objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de l...

ver descrição completa

Autor principal: Cordeiro, Israel Correia
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18847
recordtype dspace
spelling riut-1-188472020-11-23T13:40:33Z As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura Cordeiro, Israel Correia Souza, Maurini de Souza, Maurini de Lima, Marcelo Fernando de Cantarin, Márcio Aparecido Educação Leitura Histórias em quadrinhos Education Reading Comic books, strips, etc CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES El objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de las historietas, su desarrollo, así como el preconcepto inicial por parte de la comunidad escolar, y su actual utilización en los medios pedagógicos y su valor como texto multimodal. Este trabajo de investigación se basa en las investigaciones de VERGUEIRO (2007) que nos apunta a las HQ como un incentivo para incrementar las clases y motivar a los alumnos, y MAYER (2001) que nos muestra que los seres humanos poseen dos canales para captar las informaciones al suyo alrededor: el verbal, y el visual, del cual las historietas, son el mayor ejemplo. O objetivo deste estudo é apresentar as histórias em quadrinhos (HQs) como ferramentas de incentivo à leitura, tendo em vista o baixo custo e a ampla aceitação por parte dos alunos da educação infantil ao ensino médio, e seus recursos literários. Neste texto, discorremos sobre as origens das histórias em quadrinhos, seu desenvolvimento, bem como o preconceito inicial por parte da comunidade escolar e sua atual utilização nos meios pedagógicos e seu valor como texto multimodal. Este trabalho de pesquisa se baseia nas pesquisas de VERGUEIRO (2007), que nos aponta as HQs como um incentivo para incrementar as aulas e motivar os alunos, e MAYER (2001), que nos mostra que os seres humanos possuem dois canais para captar as informações ao seu redor: o verbal, e o visual, do qual as histórias em quadrinhos são o maior exemplo. 2020-11-23T13:40:33Z 2020-11-23T13:40:33Z 2018-08-04 specializationThesis CORDEIRO, Israel Correia. As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Leitura
Histórias em quadrinhos
Education
Reading
Comic books, strips, etc
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Educação
Leitura
Histórias em quadrinhos
Education
Reading
Comic books, strips, etc
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Cordeiro, Israel Correia
As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
description El objetivo del presente estudio tiene por base presentar las historietas (HQs) como herramienta de incentivo a la lectura, teniendo en vista, el bajo costo y la amplia aceptación por parte de los alumnos, de la enseñanza infantil al medio, y sus recursos literarios. Discurre sobre los orígenes de las historietas, su desarrollo, así como el preconcepto inicial por parte de la comunidad escolar, y su actual utilización en los medios pedagógicos y su valor como texto multimodal. Este trabajo de investigación se basa en las investigaciones de VERGUEIRO (2007) que nos apunta a las HQ como un incentivo para incrementar las clases y motivar a los alumnos, y MAYER (2001) que nos muestra que los seres humanos poseen dos canales para captar las informaciones al suyo alrededor: el verbal, y el visual, del cual las historietas, son el mayor ejemplo.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Cordeiro, Israel Correia
author_sort Cordeiro, Israel Correia
title As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
title_short As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
title_full As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
title_fullStr As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
title_full_unstemmed As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
title_sort as histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CORDEIRO, Israel Correia. As histórias em quadrinhos como ferramenta de incentivo a leitura. 2018. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18847
_version_ 1805316902691536896
score 10,814766