Literatura e a formação do leitor literário

This Research shall show a theoretical perspective about of teaching methodologies in the classroom. Initially, the literature is related by documents that revolve around secondary education in Brazil, however, as being the National Curricular Parameters and Curricular Guidelines for Middle School....

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Mônica Florentino da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18850
recordtype dspace
spelling riut-1-188502020-11-23T13:40:36Z Literatura e a formação do leitor literário Literature and the formation of the literacy reader Silva, Mônica Florentino da Sales, Cristiano de Lima, Marcelo Fernando de Franz, Marcelo Cantarin, Márcio Matiassi Ensino - Metodologia Literatura Leitores Letramento Teaching - Methodology Literature Reader Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This Research shall show a theoretical perspective about of teaching methodologies in the classroom. Initially, the literature is related by documents that revolve around secondary education in Brazil, however, as being the National Curricular Parameters and Curricular Guidelines for Middle School. Therefore it’s primarily focused on four topics: The receptive method, created by Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar; the rhizomatic principle of Silvio Gallo with references to the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari; the dialogical proposal raised by William Roberto Cereja; and finally, the literary literacy made by Rildo Cosson. Particularly, this work receives a complementary suggestion of literature in the schools being used as a receptive method and literary literacy with the story “Onda” (Wave) written by the famous Brazilian writer Machado de Assis. Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórica sobre as metodologias do ensino da literatura na sala de aula. Apresenta inicialmente um panorama da literatura abordada pelos documentos que norteiam o ensino médio no Brasil, sendo eles os Parâmetros Curriculares Nacionais e Orientações Curriculares para o Ensino Médio. Discute ainda a perspectiva da literatura com enfoque em quatro abordagens, sendo elas: o Método Recepcional, de Maria da Gloria Bordini e Vera Teixeira de Aguiar, o princípio rizomático, de Silvo Gallo, com referências aos filósofos Gilles Deleuze e Félix Guattari, a proposta Dialógica de Willian Roberto Cereja, e por fim o Letramento Literário de Rildo Cosson. Complementada por uma sugestão de abordagem da literatura na sala de aula sendo utilizado o Método Recepcional e o Letramento Literário com o conto Onda, de Machado de Assis. 2020-11-23T13:40:36Z 2020-11-23T13:40:36Z 2018-08-04 specializationThesis SILVA, Mônica Florentino da. Literatura e a formação do leitor literário. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Literatura
Leitores
Letramento
Teaching - Methodology
Literature
Reader
Literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Ensino - Metodologia
Literatura
Leitores
Letramento
Teaching - Methodology
Literature
Reader
Literacy
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Silva, Mônica Florentino da
Literatura e a formação do leitor literário
description This Research shall show a theoretical perspective about of teaching methodologies in the classroom. Initially, the literature is related by documents that revolve around secondary education in Brazil, however, as being the National Curricular Parameters and Curricular Guidelines for Middle School. Therefore it’s primarily focused on four topics: The receptive method, created by Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar; the rhizomatic principle of Silvio Gallo with references to the philosophers Gilles Deleuze and Félix Guattari; the dialogical proposal raised by William Roberto Cereja; and finally, the literary literacy made by Rildo Cosson. Particularly, this work receives a complementary suggestion of literature in the schools being used as a receptive method and literary literacy with the story “Onda” (Wave) written by the famous Brazilian writer Machado de Assis.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Mônica Florentino da
author_sort Silva, Mônica Florentino da
title Literatura e a formação do leitor literário
title_short Literatura e a formação do leitor literário
title_full Literatura e a formação do leitor literário
title_fullStr Literatura e a formação do leitor literário
title_full_unstemmed Literatura e a formação do leitor literário
title_sort literatura e a formação do leitor literário
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Mônica Florentino da. Literatura e a formação do leitor literário. 2018. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18850
_version_ 1805302083940777984
score 10,814766