Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial

This work has since objective answers the next questions: Is the form since the language is worked, in the schools of initial basic teaching, contributing to increase the linguistic prejudices? Which must be the posture of the school before the linguistic varieties? This inquiry presents a theoretic...

ver descrição completa

Autor principal: Costa, Cássia Regina
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18852
recordtype dspace
spelling riut-1-188522020-11-23T13:40:38Z Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial Costa, Cássia Regina Prim, Cristina de Souza Prim, Cristina de Souza Silveira, Ana Paula Pinheiro da Catelão, Evandro de Melo Linguagem e línguas - Variação Preconceitos - Linguagem Livros didáticos Language and languages - Variation Prejudices - Language Textbooks CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This work has since objective answers the next questions: Is the form since the language is worked, in the schools of initial basic teaching, contributing to increase the linguistic prejudices? Which must be the posture of the school before the linguistic varieties? This inquiry presents a theoretical and conceptual analysis on the linguistic variations, caused you shear leituras of Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), and others. The mistake idea is discussed while connecting the oral language with the social relations and to the linguistic phenomena; and like the official documents they board the variants of the language. There are analysed next the text book and the proposals developed in classroom, looking to demonstrate as the theme is being worked in the school. The field work is complemented, through questionnaire application with teachers who act in the Initial Basic Teaching. The work is shut in looking to answer the initial questions. Este trabalho tem por objetivo responder as seguintes perguntas: A forma como a língua é trabalhada, nas escolas de ensino fundamental inicial, está contribuindo para aumentar os preconceitos linguísticos? Qual deve ser a postura da escola diante das variedades linguísticas? Esta pesquisa apresenta uma análise teórica e conceitual sobre as variações linguísticas, motivadas pelas leituras de Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), e outros. Discute-se a ideia de erro ao se relacionar a língua oral com as relações sociais e aos fenômenos linguísticos; e como os documentos oficiais abordam as variantes da língua. Analisam-se em seguida o livro didático e as propostas desenvolvidas em sala de aula, buscando demonstrar como a temática está sendo trabalhada na escola. A pesquisa de campo se complementa, por meio de aplicação de questionário com professores que atuam no Ensino Fundamental Inicial. O trabalho se encerra buscando responder as questões iniciais. 2020-11-23T13:40:38Z 2020-11-23T13:40:38Z 2018-08-04 specializationThesis COSTA, Cássia Regina. Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Linguagem e línguas - Variação
Preconceitos - Linguagem
Livros didáticos
Language and languages - Variation
Prejudices - Language
Textbooks
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Linguagem e línguas - Variação
Preconceitos - Linguagem
Livros didáticos
Language and languages - Variation
Prejudices - Language
Textbooks
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Costa, Cássia Regina
Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial
description This work has since objective answers the next questions: Is the form since the language is worked, in the schools of initial basic teaching, contributing to increase the linguistic prejudices? Which must be the posture of the school before the linguistic varieties? This inquiry presents a theoretical and conceptual analysis on the linguistic variations, caused you shear leituras of Bagno (2007), Cagliari (1990), Antunes (2003), and others. The mistake idea is discussed while connecting the oral language with the social relations and to the linguistic phenomena; and like the official documents they board the variants of the language. There are analysed next the text book and the proposals developed in classroom, looking to demonstrate as the theme is being worked in the school. The field work is complemented, through questionnaire application with teachers who act in the Initial Basic Teaching. The work is shut in looking to answer the initial questions.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Costa, Cássia Regina
author_sort Costa, Cássia Regina
title Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial
title_short Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial
title_full Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial
title_fullStr Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial
title_full_unstemmed Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial
title_sort uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation COSTA, Cássia Regina. Uma análise do ensino das variações linguísticas nas escolas de fundamental inicial. 2018. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18852
_version_ 1805304080018440192
score 10,814766