Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico
This research focuses on understanding the reason for the fall in interest in literary reading from elementary school II, presenting data on the reader performance of Brazilian students, drawing the reader profile of students from some municipal schools of the São Mateus’s Regional Board of Educatio...
Autor principal: | Amaral, Izabel Cristina Macedo |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18854 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18854 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188542020-11-23T13:40:41Z Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico Mediation of reading and literary literacy: a path in the search for the formation of the critical reader Amaral, Izabel Cristina Macedo Silveira, Ana Paula Pinheiro da Silveira, Ana Paula Pinheiro da Catelão, Evandro de Melo Rohling, Nívea Letramento Leitura - Medição Literatura Literacy Reading - Measurement Literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This research focuses on understanding the reason for the fall in interest in literary reading from elementary school II, presenting data on the reader performance of Brazilian students, drawing the reader profile of students from some municipal schools of the São Mateus’s Regional Board of Education , located in the city of São Paulo, and raising some strategies employed by teachers. In addition, there is a comparison between current pedagogical practices and the proposals of literary literacy and reading mediation. Esta pesquisa se concentra em compreender o porquê da queda do interesse pela leitura literária a partir do Ensino Fundamental II, apresentando dados concretos de como está o desempenho leitor dos estudantes brasileiros, traçando o perfil leitor de alunos de algumas escolas municipais da Diretoria de Ensino de São Mateus, localizada na cidade de São Paulo, e levantando algumas estratégias empregadas pelos docentes. Além disso, há a comparação entre as práticas pedagógicas atuais e as propostas do letramento literário e da mediação de leitura. 2020-11-23T13:40:41Z 2020-11-23T13:40:41Z 2018-08-04 specializationThesis AMARAL, Izabel Cristina Macedo. Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18854 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Letramento Leitura - Medição Literatura Literacy Reading - Measurement Literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
spellingShingle |
Letramento Leitura - Medição Literatura Literacy Reading - Measurement Literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA Amaral, Izabel Cristina Macedo Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico |
description |
This research focuses on understanding the reason for the fall in interest in literary reading from elementary school II, presenting data on the reader performance of Brazilian students, drawing the reader profile of students from some municipal schools of the São Mateus’s Regional Board of Education , located in the city of São Paulo, and raising some strategies employed by teachers. In addition, there is a comparison between current pedagogical practices and the proposals of literary literacy and reading mediation. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Amaral, Izabel Cristina Macedo |
author_sort |
Amaral, Izabel Cristina Macedo |
title |
Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico |
title_short |
Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico |
title_full |
Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico |
title_fullStr |
Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico |
title_full_unstemmed |
Mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico |
title_sort |
mediação de leitura e letramento literário: um caminho na busca da formação do leitor crítico |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
AMARAL, Izabel Cristina Macedo. Mediação de leitura e letramento literário: um caminho
na busca da formação do leitor crítico. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18854 |
_version_ |
1805309638778814464 |
score |
10,814766 |