Uma leitura interessante
Esta investigación presenta un abordaje teórico-conceptual de la problemática que existe en las escuelas cuanto el desinterese, dificultades que los jóvenes alumnos tienen con relación en el hábito de lectura, principalmente cuando se trata de libros exigidos en vestibulares y ENEM. Presenta concept...
Autor principal: | Borges, Shirley Saraca |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18866 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18866 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188662020-11-23T13:40:56Z Uma leitura interessante Borges, Shirley Saraca Nascimento, Naira de Almeida Nascimento, Naira de Almeida Franz, Marcelo Cantarin, Marcio Matiassi Leitura Leitores - Reação crítica Letramento Reading Reader-response criticism Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS Esta investigación presenta un abordaje teórico-conceptual de la problemática que existe en las escuelas cuanto el desinterese, dificultades que los jóvenes alumnos tienen con relación en el hábito de lectura, principalmente cuando se trata de libros exigidos en vestibulares y ENEM. Presenta conceptos básicos sobre lo que es leer, resultados de investigaciones sobre el índice de analfabetismo y analfabetismo funcional en Brasil, trayectoria del alfabetismo. Como objeto principal tiene la presentación de una metodología incentivadora para que esta dificultad cuanto a la lectura sea minimizada. Por medio de experiencias del docente a abordaje del asunto tiene como foco el “Letramento Literário”. Esta pesquisa apresenta uma abordagem teórico-conceitual da problemática que existe nas escolas quanto o desinteresse, dificuldades que os jovens alunos têm com relação ao hábito de leitura, principalmente quando se trata de livros exigidos em vestibulares e ENEM. Apresenta conceitos básicos sobre o que é ler, resultados de pesquisas sobre o índice de analfabetismo e analfabetismo funcional no Brasil, trajetória do letramento. Como objeto principal tem a apresentação de uma metodologia incentivadora para que esta dificuldade quanto à leitura seja minimizada. Por meio de experiências de docentes a abordagem do assunto tem como foco o Letramento Literário. 2020-11-23T13:40:56Z 2020-11-23T13:40:56Z 2018-08-04 specializationThesis BORGES, Shirley Saraca. Uma leitura interessante. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18866 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Leitores - Reação crítica Letramento Reading Reader-response criticism Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS |
spellingShingle |
Leitura Leitores - Reação crítica Letramento Reading Reader-response criticism Literacy CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURAS CLASSICAS Borges, Shirley Saraca Uma leitura interessante |
description |
Esta investigación presenta un abordaje teórico-conceptual de la problemática que existe en las escuelas cuanto el desinterese, dificultades que los jóvenes alumnos tienen con relación en el hábito de lectura, principalmente cuando se trata de libros exigidos en vestibulares y ENEM. Presenta conceptos básicos sobre lo que es leer, resultados de investigaciones sobre el índice de analfabetismo y analfabetismo funcional en Brasil, trayectoria del alfabetismo. Como objeto principal tiene la presentación de una metodología incentivadora para que esta dificultad cuanto a la lectura sea minimizada. Por medio de experiencias del docente a abordaje del asunto tiene como foco el “Letramento Literário”. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Borges, Shirley Saraca |
author_sort |
Borges, Shirley Saraca |
title |
Uma leitura interessante |
title_short |
Uma leitura interessante |
title_full |
Uma leitura interessante |
title_fullStr |
Uma leitura interessante |
title_full_unstemmed |
Uma leitura interessante |
title_sort |
uma leitura interessante |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
BORGES, Shirley Saraca. Uma leitura interessante. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18866 |
_version_ |
1805313415903707136 |
score |
10,814766 |