O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar
Nesse trabalho refletiremos sobre o trabalho em sala de aula com leitura e escrita, como um dos grandes desafios do nosso século frente a alunos nativos digitais. O mesmo traz o embasamento teórico para trabalhar o ensino da língua portuguesa à luz das ideias do multiletramento elaborado pelo Grupo...
Autor principal: | Paulo, Rodrigo |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18873 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188732020-11-23T13:41:07Z O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar Paulo, Rodrigo Silveira, Ana Paula Pinheiro da Silveira, Ana Paula Pinheiro da Muniz, Maira Ieda Almeida Cantarin, Márcio Matiassi Textos Alfabetização Leitura Escrita Histórias em quadrinhos Texts Literacy Reading Writing Comic books, strips, etc CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Nesse trabalho refletiremos sobre o trabalho em sala de aula com leitura e escrita, como um dos grandes desafios do nosso século frente a alunos nativos digitais. O mesmo traz o embasamento teórico para trabalhar o ensino da língua portuguesa à luz das ideias do multiletramento elaborado pelo Grupo de Nova Londres, 2006 [2000/1996] no ambiente escolar, organizado e sistematizado em uma sequência didática como proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), focado na produção de HQs por alunos do Ciclo Interdisciplinar utilizando de forma conjugada a prática pedagógica as NTIC, através dos programas HagáQuê e Toondoo, extrapolando assim, o ambiente da sala de aula. Tais experiências possibilitaram o uso dos múltiplos letramentos focado no ensino da língua. 2020-11-23T13:41:07Z 2020-11-23T13:41:07Z 2016-03-19 specializationThesis PAULO, Rodrigo. O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Textos Alfabetização Leitura Escrita Histórias em quadrinhos Texts Literacy Reading Writing Comic books, strips, etc CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Textos Alfabetização Leitura Escrita Histórias em quadrinhos Texts Literacy Reading Writing Comic books, strips, etc CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Paulo, Rodrigo O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
description |
Nesse trabalho refletiremos sobre o trabalho em sala de aula com leitura e escrita, como um dos grandes desafios do nosso século frente a alunos nativos digitais. O mesmo traz o embasamento teórico para trabalhar o ensino da língua portuguesa à luz das ideias do multiletramento elaborado pelo Grupo de Nova Londres, 2006 [2000/1996] no ambiente escolar, organizado e sistematizado em uma sequência didática como proposto por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), focado na produção de HQs por alunos do Ciclo Interdisciplinar utilizando de forma conjugada a prática pedagógica as NTIC, através dos programas HagáQuê e Toondoo, extrapolando assim, o ambiente da sala de aula. Tais experiências possibilitaram o uso dos múltiplos letramentos focado no ensino da língua. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Paulo, Rodrigo |
author_sort |
Paulo, Rodrigo |
title |
O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
title_short |
O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
title_full |
O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
title_fullStr |
O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
title_full_unstemmed |
O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
title_sort |
o multiletramento no ensino de língua portuguesa: o gênero hq como possibilidade no ciclo interdisciplinar |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PAULO, Rodrigo. O multiletramento no ensino de Língua Portuguesa: o gênero HQ como
possibilidade no ciclo interdisciplinar. 2016. 18 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18873 |
_version_ |
1805320932285218816 |
score |
10,814766 |