Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental
O sistema de avaliação do estado de São Paulo (SARESP), o nacional (SAEB), e o sistema internacional (PISA) têm revelado, em sucessivos exames, um desempenho não satisfatório dos alunos brasileiros em todos os níveis, para ler diferentes tipos de textos. Como pode-se observar, apesar dos esforços, a...
Autor principal: | Scacheti, Cassiana |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18894 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: |
O sistema de avaliação do estado de São Paulo (SARESP), o nacional (SAEB), e o sistema internacional (PISA) têm revelado, em sucessivos exames, um desempenho não satisfatório dos alunos brasileiros em todos os níveis, para ler diferentes tipos de textos. Como pode-se observar, apesar dos esforços, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes, nem tem despertado e cultivado o hábito regular de leitura entre os alunos. Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca principalmente o ensino de leitura nos anos finais do Ensino Fundamental e possui o objetivo de investigar a prática docente bem sucedida, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo que apresenta índices elevados em avaliações externas,e dessa forma, apontar as razões do seu sucesso e, consequentemente, analisar as metodologias que despertaram, de maneira eficaz, o interesse do jovem pela leitura e, portanto, contribuíram para a formação de leitores competentes. |
---|