Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental
O sistema de avaliação do estado de São Paulo (SARESP), o nacional (SAEB), e o sistema internacional (PISA) têm revelado, em sucessivos exames, um desempenho não satisfatório dos alunos brasileiros em todos os níveis, para ler diferentes tipos de textos. Como pode-se observar, apesar dos esforços, a...
Autor principal: | Scacheti, Cassiana |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18894 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18894 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188942020-11-23T13:41:44Z Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental Scacheti, Cassiana Polese, Edna da Silva Polese, Edna da Silva Lima, Marcelo Fernando de Cantarin, Márcio Matiassi Educação Leitura Educação básica Aprendizagem Education Reading Basic education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS O sistema de avaliação do estado de São Paulo (SARESP), o nacional (SAEB), e o sistema internacional (PISA) têm revelado, em sucessivos exames, um desempenho não satisfatório dos alunos brasileiros em todos os níveis, para ler diferentes tipos de textos. Como pode-se observar, apesar dos esforços, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes, nem tem despertado e cultivado o hábito regular de leitura entre os alunos. Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca principalmente o ensino de leitura nos anos finais do Ensino Fundamental e possui o objetivo de investigar a prática docente bem sucedida, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo que apresenta índices elevados em avaliações externas,e dessa forma, apontar as razões do seu sucesso e, consequentemente, analisar as metodologias que despertaram, de maneira eficaz, o interesse do jovem pela leitura e, portanto, contribuíram para a formação de leitores competentes. 2020-11-23T13:41:44Z 2020-11-23T13:41:44Z 2016-03-05 specializationThesis SCACHETI, Cassiana. Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18894 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação Leitura Educação básica Aprendizagem Education Reading Basic education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Educação Leitura Educação básica Aprendizagem Education Reading Basic education Learning CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Scacheti, Cassiana Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental |
description |
O sistema de avaliação do estado de São Paulo (SARESP), o nacional (SAEB), e o sistema internacional (PISA) têm revelado, em sucessivos exames, um desempenho não satisfatório dos alunos brasileiros em todos os níveis, para ler diferentes tipos de textos. Como pode-se observar, apesar dos esforços, a escola não vem cumprindo seu papel de formar leitores competentes, nem tem despertado e cultivado o hábito regular de leitura entre os alunos. Dada a amplitude do problema, esta pesquisa enfoca principalmente o ensino de leitura nos anos finais do Ensino Fundamental e possui o objetivo de investigar a prática docente bem sucedida, de uma escola da rede pública do estado de São Paulo que apresenta índices elevados em avaliações externas,e dessa forma, apontar as razões do seu sucesso e, consequentemente, analisar as metodologias que despertaram, de maneira eficaz, o interesse do jovem pela leitura e, portanto, contribuíram para a formação de leitores competentes. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Scacheti, Cassiana |
author_sort |
Scacheti, Cassiana |
title |
Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental |
title_short |
Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental |
title_full |
Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental |
title_fullStr |
Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental |
title_sort |
construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SCACHETI, Cassiana. Construção da leitura e formação do leitor nos anos finais do
ensino fundamental. 2016. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18894 |
_version_ |
1760451774958796800 |
score |
10,966579 |