Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes

Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, al...

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Autor principal: Corrêa, Karen Fabiane Leonel
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896
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Resumo: Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além da técnica de revisão da literatura, utilizou-se da técnica de questionário aberto com cinco questões, aplicado a três professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual sobre a leitura. Este trabalho perpassa pela compreensão do docente sobre a leitura e sua influência no trabalho desenvolvido no contexto escolar, já que a leitura expõe os significados atribuídos por estes “atores” ao objeto de pesquisa. Os resultados apresentam a leitura como uma importante ferramenta de inclusão dos alunos; as professoras destacam que trabalhar com a leitura no ambiente escolar é necessário, pois permite, dentro do processo de ensino e aprendizagem, de compreender a diversidade de leitura apresentada no cotidiano dos alunos. Contudo, as estratégias de leitura utilizadas estão focadas no processamento lexical e sintático. Também, não se identificou nenhuma prática que auxilie na construção da metacognição. Por fim, devemos compreender que o papel do docente seria propor abordagens do ensino da língua que levassem à efetivação da construção das habilidades de leitura e escrita que permitam aos alunos interagir socialmente.