Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes

Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, al...

ver descrição completa

Autor principal: Corrêa, Karen Fabiane Leonel
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18896
recordtype dspace
spelling riut-1-188962020-11-23T13:41:48Z Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes Corrêa, Karen Fabiane Leonel Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Cantarin, Márcio Matiassi Bertucci, Roberlei Alves Leitura Professores Leitores Reading Teachers Reader CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além da técnica de revisão da literatura, utilizou-se da técnica de questionário aberto com cinco questões, aplicado a três professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual sobre a leitura. Este trabalho perpassa pela compreensão do docente sobre a leitura e sua influência no trabalho desenvolvido no contexto escolar, já que a leitura expõe os significados atribuídos por estes “atores” ao objeto de pesquisa. Os resultados apresentam a leitura como uma importante ferramenta de inclusão dos alunos; as professoras destacam que trabalhar com a leitura no ambiente escolar é necessário, pois permite, dentro do processo de ensino e aprendizagem, de compreender a diversidade de leitura apresentada no cotidiano dos alunos. Contudo, as estratégias de leitura utilizadas estão focadas no processamento lexical e sintático. Também, não se identificou nenhuma prática que auxilie na construção da metacognição. Por fim, devemos compreender que o papel do docente seria propor abordagens do ensino da língua que levassem à efetivação da construção das habilidades de leitura e escrita que permitam aos alunos interagir socialmente. 2020-11-23T13:41:48Z 2020-11-23T13:41:48Z 2016-03-05 specializationThesis CORRÊA, Karen Fabiane Leonel. Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes. 2016. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Professores
Leitores
Reading
Teachers
Reader
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
spellingShingle Leitura
Professores
Leitores
Reading
Teachers
Reader
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Corrêa, Karen Fabiane Leonel
Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
description Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além da técnica de revisão da literatura, utilizou-se da técnica de questionário aberto com cinco questões, aplicado a três professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual sobre a leitura. Este trabalho perpassa pela compreensão do docente sobre a leitura e sua influência no trabalho desenvolvido no contexto escolar, já que a leitura expõe os significados atribuídos por estes “atores” ao objeto de pesquisa. Os resultados apresentam a leitura como uma importante ferramenta de inclusão dos alunos; as professoras destacam que trabalhar com a leitura no ambiente escolar é necessário, pois permite, dentro do processo de ensino e aprendizagem, de compreender a diversidade de leitura apresentada no cotidiano dos alunos. Contudo, as estratégias de leitura utilizadas estão focadas no processamento lexical e sintático. Também, não se identificou nenhuma prática que auxilie na construção da metacognição. Por fim, devemos compreender que o papel do docente seria propor abordagens do ensino da língua que levassem à efetivação da construção das habilidades de leitura e escrita que permitam aos alunos interagir socialmente.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Corrêa, Karen Fabiane Leonel
author_sort Corrêa, Karen Fabiane Leonel
title Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
title_short Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
title_full Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
title_fullStr Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
title_full_unstemmed Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
title_sort concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CORRÊA, Karen Fabiane Leonel. Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes. 2016. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896
_version_ 1805320211310575616
score 10,814766