Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes
Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, al...
Autor principal: | Corrêa, Karen Fabiane Leonel |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18896 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-188962020-11-23T13:41:48Z Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes Corrêa, Karen Fabiane Leonel Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Mandaji, Carolina Fernandes da Silva Cantarin, Márcio Matiassi Bertucci, Roberlei Alves Leitura Professores Leitores Reading Teachers Reader CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além da técnica de revisão da literatura, utilizou-se da técnica de questionário aberto com cinco questões, aplicado a três professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual sobre a leitura. Este trabalho perpassa pela compreensão do docente sobre a leitura e sua influência no trabalho desenvolvido no contexto escolar, já que a leitura expõe os significados atribuídos por estes “atores” ao objeto de pesquisa. Os resultados apresentam a leitura como uma importante ferramenta de inclusão dos alunos; as professoras destacam que trabalhar com a leitura no ambiente escolar é necessário, pois permite, dentro do processo de ensino e aprendizagem, de compreender a diversidade de leitura apresentada no cotidiano dos alunos. Contudo, as estratégias de leitura utilizadas estão focadas no processamento lexical e sintático. Também, não se identificou nenhuma prática que auxilie na construção da metacognição. Por fim, devemos compreender que o papel do docente seria propor abordagens do ensino da língua que levassem à efetivação da construção das habilidades de leitura e escrita que permitam aos alunos interagir socialmente. 2020-11-23T13:41:48Z 2020-11-23T13:41:48Z 2016-03-05 specializationThesis CORRÊA, Karen Fabiane Leonel. Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes. 2016. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Professores Leitores Reading Teachers Reader CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
spellingShingle |
Leitura Professores Leitores Reading Teachers Reader CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS Corrêa, Karen Fabiane Leonel Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes |
description |
Este trabalho objetivou identificar as concepções de professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II sobre leitura e como estas influenciam no trabalho realizado em aula com os alunos, a fim de compreender o trabalho docente realizado com a leitura. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, além da técnica de revisão da literatura, utilizou-se da técnica de questionário aberto com cinco questões, aplicado a três professoras de Língua Portuguesa de uma escola estadual sobre a leitura. Este trabalho perpassa pela compreensão do docente sobre a leitura e sua influência no trabalho desenvolvido no contexto escolar, já que a leitura expõe os significados atribuídos por estes “atores” ao objeto de pesquisa. Os resultados apresentam a leitura como uma importante ferramenta de inclusão dos alunos; as professoras destacam que trabalhar com a leitura no ambiente escolar é necessário, pois permite, dentro do processo de ensino e aprendizagem, de compreender a diversidade de leitura apresentada no cotidiano dos alunos. Contudo, as estratégias de leitura utilizadas estão focadas no processamento lexical e sintático. Também, não se identificou nenhuma prática que auxilie na construção da metacognição. Por fim, devemos compreender que o papel do docente seria propor abordagens do ensino da língua que levassem à efetivação da construção das habilidades de leitura e escrita que permitam aos alunos interagir socialmente. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Corrêa, Karen Fabiane Leonel |
author_sort |
Corrêa, Karen Fabiane Leonel |
title |
Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes |
title_short |
Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes |
title_full |
Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes |
title_fullStr |
Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes |
title_full_unstemmed |
Concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes |
title_sort |
concepções de leitura dos docentes e a formação de leitores proficientes |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CORRÊA, Karen Fabiane Leonel. Concepções de leitura dos docentes e a formação de
leitores proficientes. 2016. 19 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18896 |
_version_ |
1805320211310575616 |
score |
10,814766 |