O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de sentido e as variadas formas de linguagem existentes na era digital, pretende analisar como os leitores e produtores de textos se constituem nos processos de leituras através do fandom e fanfics, irá expor, como a cultura digital atua no mo...
Autor principal: | Pasquini, Luiza |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18908 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-18908 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-189082020-11-23T13:42:15Z O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos Pasquini, Luiza Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Lima, Marcelo Fernando de Souza, Maurini de Letramento digital Computadores e civilização Fandom e cultura Escritos de adolescentes Computer literacy Computers and civilization Fandom and culture Teenagers' writings CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de sentido e as variadas formas de linguagem existentes na era digital, pretende analisar como os leitores e produtores de textos se constituem nos processos de leituras através do fandom e fanfics, irá expor, como a cultura digital atua no modo de ler e escrever, através das mudanças que ocorrem devido à influência do letramento literário. As diferentes semioses que são produzidas pelas leituras interativas que se modificam do papel à tela, ganhou novos contornos e mobilizam a produção de sentido. Busca analisar como o leitor se posiciona frente a essas mudanças e como a cibercultura vem ganhando e transformando novos leitores, onde o público jovem ganha espaço para fazer suas criações de textos, construindo suas produções através desses veículos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como se dá as novas práticas de leitura e escrita, no universo digital de comunicação que acolhe diferentes gêneros textuais, e desenvolve um leitor construtor de seu caminho literário e protagonista de suas produções, tornando o letramento literário acessível a variados públicos, onde todos participam e produzem novos sentidos através de suas criações. 2020-11-23T13:42:15Z 2020-11-23T13:42:15Z 2018-11-11 specializationThesis PASQUINI, Luiza. O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18908 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Letramento digital Computadores e civilização Fandom e cultura Escritos de adolescentes Computer literacy Computers and civilization Fandom and culture Teenagers' writings CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
spellingShingle |
Letramento digital Computadores e civilização Fandom e cultura Escritos de adolescentes Computer literacy Computers and civilization Fandom and culture Teenagers' writings CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Pasquini, Luiza O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos |
description |
O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de sentido e as variadas formas de linguagem existentes na era digital, pretende analisar como os leitores e produtores de textos se constituem nos processos de leituras através do fandom e fanfics, irá expor, como a cultura digital atua no modo de ler e escrever, através das mudanças que ocorrem devido à influência do letramento literário. As diferentes semioses que são produzidas pelas leituras interativas que se modificam do papel à tela, ganhou novos contornos e mobilizam a produção de sentido. Busca analisar como o leitor se posiciona frente a essas mudanças e como a cibercultura vem ganhando e transformando novos leitores, onde o público jovem ganha espaço para fazer suas criações de textos, construindo suas produções através desses veículos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como se dá as novas práticas de leitura e escrita, no universo digital de comunicação que acolhe diferentes gêneros textuais, e desenvolve um leitor construtor de seu caminho literário e protagonista de suas produções, tornando o letramento literário acessível a variados públicos, onde todos participam e produzem novos sentidos através de suas criações. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Pasquini, Luiza |
author_sort |
Pasquini, Luiza |
title |
O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos |
title_short |
O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos |
title_full |
O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos |
title_fullStr |
O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos |
title_full_unstemmed |
O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos |
title_sort |
o fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
PASQUINI, Luiza. O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18908 |
_version_ |
1805309640371601408 |
score |
10,814766 |