O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos

O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de sentido e as variadas formas de linguagem existentes na era digital, pretende analisar como os leitores e produtores de textos se constituem nos processos de leituras através do fandom e fanfics, irá expor, como a cultura digital atua no mo...

ver descrição completa

Autor principal: Pasquini, Luiza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18908
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18908
recordtype dspace
spelling riut-1-189082020-11-23T13:42:15Z O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos Pasquini, Luiza Remenche, Maria de Lourdes Rossi Remenche, Maria de Lourdes Rossi Lima, Marcelo Fernando de Souza, Maurini de Letramento digital Computadores e civilização Fandom e cultura Escritos de adolescentes Computer literacy Computers and civilization Fandom and culture Teenagers' writings CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de sentido e as variadas formas de linguagem existentes na era digital, pretende analisar como os leitores e produtores de textos se constituem nos processos de leituras através do fandom e fanfics, irá expor, como a cultura digital atua no modo de ler e escrever, através das mudanças que ocorrem devido à influência do letramento literário. As diferentes semioses que são produzidas pelas leituras interativas que se modificam do papel à tela, ganhou novos contornos e mobilizam a produção de sentido. Busca analisar como o leitor se posiciona frente a essas mudanças e como a cibercultura vem ganhando e transformando novos leitores, onde o público jovem ganha espaço para fazer suas criações de textos, construindo suas produções através desses veículos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como se dá as novas práticas de leitura e escrita, no universo digital de comunicação que acolhe diferentes gêneros textuais, e desenvolve um leitor construtor de seu caminho literário e protagonista de suas produções, tornando o letramento literário acessível a variados públicos, onde todos participam e produzem novos sentidos através de suas criações. 2020-11-23T13:42:15Z 2020-11-23T13:42:15Z 2018-11-11 specializationThesis PASQUINI, Luiza. O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18908 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Letramento digital
Computadores e civilização
Fandom e cultura
Escritos de adolescentes
Computer literacy
Computers and civilization
Fandom and culture
Teenagers' writings
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
spellingShingle Letramento digital
Computadores e civilização
Fandom e cultura
Escritos de adolescentes
Computer literacy
Computers and civilization
Fandom and culture
Teenagers' writings
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Pasquini, Luiza
O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
description O presente artigo tem por objetivo analisar a construção de sentido e as variadas formas de linguagem existentes na era digital, pretende analisar como os leitores e produtores de textos se constituem nos processos de leituras através do fandom e fanfics, irá expor, como a cultura digital atua no modo de ler e escrever, através das mudanças que ocorrem devido à influência do letramento literário. As diferentes semioses que são produzidas pelas leituras interativas que se modificam do papel à tela, ganhou novos contornos e mobilizam a produção de sentido. Busca analisar como o leitor se posiciona frente a essas mudanças e como a cibercultura vem ganhando e transformando novos leitores, onde o público jovem ganha espaço para fazer suas criações de textos, construindo suas produções através desses veículos. Neste sentido, este trabalho tem por objetivo analisar como se dá as novas práticas de leitura e escrita, no universo digital de comunicação que acolhe diferentes gêneros textuais, e desenvolve um leitor construtor de seu caminho literário e protagonista de suas produções, tornando o letramento literário acessível a variados públicos, onde todos participam e produzem novos sentidos através de suas criações.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Pasquini, Luiza
author_sort Pasquini, Luiza
title O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
title_short O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
title_full O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
title_fullStr O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
title_full_unstemmed O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
title_sort o fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation PASQUINI, Luiza. O fandom e a leitura na cibercultura: novas práticas e sentidos. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18908
_version_ 1805309640371601408
score 10,814766