Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas

This paper aims to present a teaching proposal that contemplates the chronic discursive genre, whose objective is to develop the practices of school readings for students of Youth and Adult Education (EJA), who are in the final stage of Secondary School in a city of São Paulo. The teaching proposal...

ver descrição completa

Autor principal: Tafarelo, Andréa
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18926
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18926
recordtype dspace
spelling riut-1-189262020-11-23T13:43:01Z Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas Tafarelo, Andréa Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski Gomes, Andreia de Fátima Rutiquewiski Bertucci, Roberlei Alves Mansano Neto, João Leitura Educação de adultos Interesses na leitura Reading Adult education Reading interests CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA This paper aims to present a teaching proposal that contemplates the chronic discursive genre, whose objective is to develop the practices of school readings for students of Youth and Adult Education (EJA), who are in the final stage of Secondary School in a city of São Paulo. The teaching proposal was developed considering the official Brazilian documents, PCNs (1988), BNCC (2017) and Curriculum of the City of São Paulo (2017), for the Portuguese language curricular component, contemplating the reading axis, as well as the discursive genre chronic, this being the support for the development of the proposal based on the receptive method developed by Aguiar and Bordini (1988), which meets the needs of developing the criticality of the reader and thus reach critical literacy, and awaken students' interest in readings for enjoyment. Este trabalho trata de apresentar uma proposta de ensino contemplando o gênero discursivo crônica, que tem como objetivo desenvolver as práticas de leituras escolares para os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que estão na etapa final do Ensino Fundamental II em uma escola municipal de ensino da cidade de São Paulo. A proposta de ensino foi desenvolvida considerando os documentos oficiais brasileiros, PCNs (1988), BNCC (2017) e Currículo da Cidade de São Paulo (2017), para o componente curricular de língua portuguesa, contemplando o eixo leitura, assim como o gênero discursivo crônica, sendo este o suporte para o desenvolvimento da proposta baseada no método recepcional desenvolvido por Aguiar e Bordini (1988), que atende às necessidades de desenvolver a criticidade do leitor e assim alcançar o letramento crítico, além de despertar o interesse dos alunos em leituras por fruição. 2020-11-23T13:43:01Z 2020-11-23T13:43:01Z 2018-08-11 specializationThesis TAFARELO, Andréa. Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18926 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Educação de adultos
Interesses na leitura
Reading
Adult education
Reading interests
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Leitura
Educação de adultos
Interesses na leitura
Reading
Adult education
Reading interests
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Tafarelo, Andréa
Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas
description This paper aims to present a teaching proposal that contemplates the chronic discursive genre, whose objective is to develop the practices of school readings for students of Youth and Adult Education (EJA), who are in the final stage of Secondary School in a city of São Paulo. The teaching proposal was developed considering the official Brazilian documents, PCNs (1988), BNCC (2017) and Curriculum of the City of São Paulo (2017), for the Portuguese language curricular component, contemplating the reading axis, as well as the discursive genre chronic, this being the support for the development of the proposal based on the receptive method developed by Aguiar and Bordini (1988), which meets the needs of developing the criticality of the reader and thus reach critical literacy, and awaken students' interest in readings for enjoyment.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Tafarelo, Andréa
author_sort Tafarelo, Andréa
title Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas
title_short Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas
title_full Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas
title_fullStr Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas
title_full_unstemmed Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas
title_sort práticas leitoras na eja: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TAFARELO, Andréa. Práticas leitoras na EJA: uma proposta de intervenção didática por meio de crônicas. 2018. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18926
_version_ 1805313417486008320
score 10,814766