A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores

The present research brings an approach on the formation of the literary reader in the school environment. To do so, it presents a discussion about language, reading, and literature as a social function, as well as the role of the school and the teacher's responsibility in the process of litera...

ver descrição completa

Autor principal: Araújo, Felipe Souza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18931
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18931
recordtype dspace
spelling riut-1-189312020-11-23T13:43:15Z A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores Comparative reading: a reception method for reader formation Araújo, Felipe Souza Almeida, Rogério Caetano de Almeida, Rogério Caetano de Franz, Marcelo Bertucci, Roberlei Alves Leitores - Reação crítica Literatura Intermidialidade Estética na literatura Reader-response criticism Literature Intermediality Aesthetics in literature CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA The present research brings an approach on the formation of the literary reader in the school environment. To do so, it presents a discussion about language, reading, and literature as a social function, as well as the role of the school and the teacher's responsibility in the process of literary formation. It also exposes the concept of aesthetics of reception and how it sees the reader. It elucidates the steps that comprise the horizon of expectations of the reader. In addition, it makes an explanation about the concept of intermidiality, relating it to the receptional method. After that, it indicates a didactic sequence, based on the steps of the receptive method, discussing later the results obtained through it. In order to carry out the work, we chose as methodology the bibliographical research with qualitative approach, of an applied nature, aiming an exploratory research. A presente pesquisa traz uma abordagem sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar. Para tanto, apresenta uma discussão sobre linguagem, leitura, e literatura como função social, bem como o papel da escola e a responsabilidade do professor no processo de formação literária. Expõe também o conceito de estética da recepção e como esta enxerga o leitor. Elucida as etapas que compreendem o horizonte de expectativas do leitor. Além disso, faz explanação a respeito do conceito de intermidialidade, relacionando-o ao método recepcional. Após isso, indica uma sequência didática, baseada nas etapas do método recepcional, discutindo posteriormente os resultados obtidos por meio dela. Para realizar o trabalho, escolheu-se como metodologia a pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa, de natureza aplicada, tendo como objetivo uma pesquisa exploratória. 2020-11-23T13:43:15Z 2020-11-23T13:43:15Z 2018-08-11 specializationThesis ARAÚJO, Felipe Souza. A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18931 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Língua Portuguesa e Literatura UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitores - Reação crítica
Literatura
Intermidialidade
Estética na literatura
Reader-response criticism
Literature
Intermediality
Aesthetics in literature
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
spellingShingle Leitores - Reação crítica
Literatura
Intermidialidade
Estética na literatura
Reader-response criticism
Literature
Intermediality
Aesthetics in literature
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Araújo, Felipe Souza
A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores
description The present research brings an approach on the formation of the literary reader in the school environment. To do so, it presents a discussion about language, reading, and literature as a social function, as well as the role of the school and the teacher's responsibility in the process of literary formation. It also exposes the concept of aesthetics of reception and how it sees the reader. It elucidates the steps that comprise the horizon of expectations of the reader. In addition, it makes an explanation about the concept of intermidiality, relating it to the receptional method. After that, it indicates a didactic sequence, based on the steps of the receptive method, discussing later the results obtained through it. In order to carry out the work, we chose as methodology the bibliographical research with qualitative approach, of an applied nature, aiming an exploratory research.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Araújo, Felipe Souza
author_sort Araújo, Felipe Souza
title A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores
title_short A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores
title_full A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores
title_fullStr A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores
title_full_unstemmed A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores
title_sort leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ARAÚJO, Felipe Souza. A leitura comparada: um método de recepção para formação de leitores. 2018. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18931
_version_ 1760452844449693696
score 10,966579