Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa

This research aims to bring reflections on the autonomy and agency in the process of language learning in Brazilian public schools. Therefore, we did a reading focused on Brazilian official documents in order to understand its guidelines about the research topic. Then, we conceptualize the terms men...

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Autor principal: Marchi, Amabile Leite
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18976
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spelling riut-1-189762020-11-23T13:54:07Z Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa Autonomy and agency praxis at the public school: reflections on improving english teaching Marchi, Amabile Leite Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de Werner, Maristela Pugsley Baldin, Fernanda Deah Chichorro Linguagem e línguas - Estudo e ensino Línguas modernas Língua inglesa - Estudo e ensino Escolas públicas Language and languages - Study and teaching Languages, Modern English language - Study and teaching Public schools CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS This research aims to bring reflections on the autonomy and agency in the process of language learning in Brazilian public schools. Therefore, we did a reading focused on Brazilian official documents in order to understand its guidelines about the research topic. Then, we conceptualize the terms mentioned above - autonomy and agency - using as theoretical researchers from the area of education of foreign languages and education, as Clarissa Menezes Jordão and Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Later, we consider other pedagogical practices that have in essence the promotion of individual autonomy, as Waldorf Education, Escola da Ponte and Escola Projeto Âncora. For this, we look back on authors such as Jonas Bach Junior, José Pacheco among others. Finally, we made an analysis of some points that can benefit public schools based on these other ways of looking at education. From the foregoing, we propose that we may use some strategies so that English language classes in public schools are better taken advantage of and make more sense to the live of the students. Esta pesquisa tem como objetivo trazer reflexões acerca da autonomia e agência no processo de aprendizagem de língua inglesa nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, fizemos uma leitura focada nos documentos oficiais brasileiros com o intuito de apreender suas orientações acerca do tema pesquisado. Em seguida, conceituamos os termos citados acima – autonomia e agência – utilizando como referencial teórico pesquisadores da área de ensino de línguas estrangeiras e de educação, como Clarissa Menezes Jordão e Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Posteriormente, consideramos outras práticas pedagógicas que tem por essência a promoção da autonomia do indivíduo, como Pedagogia Waldorf, Escola da Ponte e Escola Projeto Âncora. Para isso nos debruçamos em autores como Jonas Bach Junior, José Pacheco entre outros. Por fim, fizemos uma análise de alguns pontos que podem beneficiar a escola pública e que partem dessas outras formas de olhar para a educação. A partir do cenário exposto, propomos que seja possível nos utilizar de alguns artifícios para que as aulas de língua inglesa em escola públicas sejam melhores aproveitadas e façam mais sentido para a vida dos estudantes. 2020-11-23T13:54:07Z 2020-11-23T13:54:07Z 2016-10-14 specializationThesis MARCHI, Amabile Leite. Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa. 2016. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18976 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas UTFPR
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Marchi, Amabile Leite
Práticas de autonomia e agência na escola pública: reflexões sobre a incorporação de inovações no ensino de língua inglesa
description This research aims to bring reflections on the autonomy and agency in the process of language learning in Brazilian public schools. Therefore, we did a reading focused on Brazilian official documents in order to understand its guidelines about the research topic. Then, we conceptualize the terms mentioned above - autonomy and agency - using as theoretical researchers from the area of education of foreign languages and education, as Clarissa Menezes Jordão and Vera Lúcia Menezes de Oliveira Paiva. Later, we consider other pedagogical practices that have in essence the promotion of individual autonomy, as Waldorf Education, Escola da Ponte and Escola Projeto Âncora. For this, we look back on authors such as Jonas Bach Junior, José Pacheco among others. Finally, we made an analysis of some points that can benefit public schools based on these other ways of looking at education. From the foregoing, we propose that we may use some strategies so that English language classes in public schools are better taken advantage of and make more sense to the live of the students.
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