Jogos no ensino de línguas estrangeiras

This study aimed to perform a literature search on play in the lives of human beings and students’ lives in particular. The importance of play was noted in both the social and cultural evolution of mankind, in education in general and especially in children’s education. Some difficulties exist that...

ver descrição completa

Autor principal: Kasdorf, Luiza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18995
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-18995
recordtype dspace
spelling riut-1-189952020-11-23T13:54:27Z Jogos no ensino de línguas estrangeiras Kasdorf, Luiza Gomes, Maria Lúcia de Castro Jogos educativos Ensino - Meios auxiliares Linguagem e línguas - Estudo e ensino Educational games Teaching - Aids and devices Language and languages - Study and teaching Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas This study aimed to perform a literature search on play in the lives of human beings and students’ lives in particular. The importance of play was noted in both the social and cultural evolution of mankind, in education in general and especially in children’s education. Some difficulties exist that may inhibit learning, just as there are some pre-requisites for achieving it. The need to train educators in the appropriate use of games in their educational activities was also recognized. Another objective was to determine how students evaluate their teachers’ didactic-pedagogic actions that employ educational games and their own performance in those situations. To that end, we had them fill out a questionnaire, and its results showed that the students are very conscious of the idea that with games they learn more easily. Therefore, games are useful tools for teachers. Este trabalho teve por objetivo realizar uma pesquisa bibliográfica sobre a ludicidade na vida do ser humano e em especial na dos discentes. Constatou-se a importância do lúdico tanto na evolução social e cultural da humanidade, quanto na educação em geral e, sobretudo, na infantil. Verificaram-se algumas dificuldades que podem inibir a aprendizagem, bem como alguns pré-requisitos para a realização da mesma. Percebeu-se também a necessidade de uma formação lúdica dos educadores que lhes dê subsídios para a utilização adequada de jogos em suas atividades pedagógicas. Para averiguar como os estudantes avaliam as ações didático-pedagógicas dos docentes que envolvam o uso de jogos didáticos e seu próprio desempenho nessas situações, aplicou-se um questionário, cujos resultados demonstram que os estudantes estão conscientes de que com jogos eles aprendem com maior facilidade e que, portanto, eles representam uma ferramenta muito útil na realização das ações pedagógicas dos educadores. 2020-11-23T13:54:27Z 2020-11-23T13:54:27Z 2013 specializationThesis KASDORF, Luiza. Jogos no ensino de línguas estrangeiras. 2013. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18995 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Educational games
Teaching - Aids and devices
Language and languages - Study and teaching
Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas
spellingShingle Jogos educativos
Ensino - Meios auxiliares
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Educational games
Teaching - Aids and devices
Language and languages - Study and teaching
Ensino de Línguas Estrangeiras Modernas
Kasdorf, Luiza
Jogos no ensino de línguas estrangeiras
description This study aimed to perform a literature search on play in the lives of human beings and students’ lives in particular. The importance of play was noted in both the social and cultural evolution of mankind, in education in general and especially in children’s education. Some difficulties exist that may inhibit learning, just as there are some pre-requisites for achieving it. The need to train educators in the appropriate use of games in their educational activities was also recognized. Another objective was to determine how students evaluate their teachers’ didactic-pedagogic actions that employ educational games and their own performance in those situations. To that end, we had them fill out a questionnaire, and its results showed that the students are very conscious of the idea that with games they learn more easily. Therefore, games are useful tools for teachers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kasdorf, Luiza
author_sort Kasdorf, Luiza
title Jogos no ensino de línguas estrangeiras
title_short Jogos no ensino de línguas estrangeiras
title_full Jogos no ensino de línguas estrangeiras
title_fullStr Jogos no ensino de línguas estrangeiras
title_full_unstemmed Jogos no ensino de línguas estrangeiras
title_sort jogos no ensino de línguas estrangeiras
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KASDORF, Luiza. Jogos no ensino de línguas estrangeiras. 2013. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/18995
_version_ 1805300623039528960
score 10,814766