Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática

Acompanha: Caderno de atividades sobre operações de pensamento para leitura competente de textos por estudantes do Ensino Médio: produto educacional

Autor principal: Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2016
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1909
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-1909
recordtype dspace
spelling riut-1-19092016-12-19T05:01:20Z Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática Reading texts in high school: a didactic proposal Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de Santos, Givan José Ferreira dos http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 Santos, Givan José Ferreira dos Cordeiro, Isabel Cristina Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Leitura Compreensão na leitura Leitura - Estudo e ensino Reading Reading comprehension Reading - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Acompanha: Caderno de atividades sobre operações de pensamento para leitura competente de textos por estudantes do Ensino Médio: produto educacional The concern about the low reading performance by students of different levels of education and the belief that it is useless only be complaining about the conditions offered by the educational system or the lack of interest of students by the reading comprehension activities led the researcher to develop a didactic proposal to work with reading in school. It is believed that this proposal, as well as other ones, can contribute to a better performance of the students in understanding of school and non-school texts. In this sense, this academic and scientific study aimed to create, implement and analyze an educational product that consists of a notebook of educational activities relating to the different thought operations - comparison, classification, reasoning, hypothesis and definition, to assist the High School Portuguese teacher to develop in his/her students a proficient reading skill. The theoretical basis consists of Textual Linguistics, Applied Linguistics and Cognitive and Behavioral Psychology principles. This study’s methodology involved field, literature, descriptive, experimental and analytical research. This study was based on authors like Raths (1977); Bamberger (1995); Colomer and Camps (2002); Kleiman (2013); Koch and Elias (2012); Sole (1998); among others. The material was applied with students from the 2nd year of High School of a public school in the city of Londrina, Parana state, in 2015. There were five meetings with two hours duration each. There was an acceptance and positive participation by the learners. The results showed a satisfactory comprehension by the students on the studied thought operations and its use as a conscious strategy to reach comprehensive understanding of several texts. This process has made the readers more mature not only with school texts, but also with texts from other areas of everyday social life. Therefore, the didactic purpose of this dissertation presented viable and productive to develop reading skills in high school students. A preocupação com o fato do baixo desempenho de leitura pelos alunos de diferentes níveis de escolaridade e a crença de que não adianta somente ficar reclamando das condições ofertadas pelo sistema educacional ou do desinteresse dos alunos pelas atividades de compreensão de textos levaram a pesquisadora a elaborar uma proposta didática de trabalho com leitura na escola. Acredita-se que essa proposta, assim como outras já existentes, possa contribuir para um melhor desempenho dos alunos na compreensão de textos escolares e não escolares. Nesse sentido, este trabalho acadêmico-científico teve por objetivos elaborar, aplicar e analisar um produto educacional que consiste em um caderno de atividades didáticas, referentes às distintas operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, que auxilie o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes uma leitura mais eficaz de textos. O embasamento teórico é constituído de princípios da Linguística Textual, Linguística Aplicada e Psicologia Cognitiva e Comportamental. A metodologia implica em uma pesquisa de campo, bibliográfica, descritiva, experimental e analítica. Como referencial teórico, apoiou-se em autores como Raths (1977); Bamberger (1995); Colomer e Camps (2002); Kleiman (2013); Koch e Elias (2012); Solé (1998); entre outros. O material didático foi aplicado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Londrina, Paraná, em 2015. Foram cinco encontros com duas horas de aula em cada um deles. Houve uma aceitação e participação positiva por parte dos aprendizes. Os resultados demonstraram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento estudadas e a sua utilização consciente como estratégia para chegar ao entendimento global de variados textos. Esse processo tornou os alunos leitores mais amadurecidos não só com textos de cunho escolar, mas também com textos de outras esferas do cotidiano social. Portanto, a proposta didática desta dissertação apresenta-se viável e produtiva para desenvolver a competência leitora nos estudantes do Ensino Médio. 2016-12-19T01:17:08Z 2016-12-19T01:17:08Z 2016-06-24 masterThesis SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática. 2016. [114] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1909 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Leitura
Compreensão na leitura
Leitura - Estudo e ensino
Reading
Reading comprehension
Reading - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Leitura
Compreensão na leitura
Leitura - Estudo e ensino
Reading
Reading comprehension
Reading - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de
Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
description Acompanha: Caderno de atividades sobre operações de pensamento para leitura competente de textos por estudantes do Ensino Médio: produto educacional
format Dissertação
author Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de
author_sort Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de
title Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_short Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_full Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_fullStr Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_full_unstemmed Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
title_sort leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2016
citation SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática. 2016. [114] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1909
_version_ 1805303512733581312
score 10,814766