Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
Acompanha: Caderno de atividades sobre operações de pensamento para leitura competente de textos por estudantes do Ensino Médio: produto educacional
Autor principal: | Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1909 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-1909 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-19092016-12-19T05:01:20Z Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática Reading texts in high school: a didactic proposal Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de Santos, Givan José Ferreira dos http://lattes.cnpq.br/8879315784200835 Santos, Givan José Ferreira dos Cordeiro, Isabel Cristina Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia Leitura Compreensão na leitura Leitura - Estudo e ensino Reading Reading comprehension Reading - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Acompanha: Caderno de atividades sobre operações de pensamento para leitura competente de textos por estudantes do Ensino Médio: produto educacional The concern about the low reading performance by students of different levels of education and the belief that it is useless only be complaining about the conditions offered by the educational system or the lack of interest of students by the reading comprehension activities led the researcher to develop a didactic proposal to work with reading in school. It is believed that this proposal, as well as other ones, can contribute to a better performance of the students in understanding of school and non-school texts. In this sense, this academic and scientific study aimed to create, implement and analyze an educational product that consists of a notebook of educational activities relating to the different thought operations - comparison, classification, reasoning, hypothesis and definition, to assist the High School Portuguese teacher to develop in his/her students a proficient reading skill. The theoretical basis consists of Textual Linguistics, Applied Linguistics and Cognitive and Behavioral Psychology principles. This study’s methodology involved field, literature, descriptive, experimental and analytical research. This study was based on authors like Raths (1977); Bamberger (1995); Colomer and Camps (2002); Kleiman (2013); Koch and Elias (2012); Sole (1998); among others. The material was applied with students from the 2nd year of High School of a public school in the city of Londrina, Parana state, in 2015. There were five meetings with two hours duration each. There was an acceptance and positive participation by the learners. The results showed a satisfactory comprehension by the students on the studied thought operations and its use as a conscious strategy to reach comprehensive understanding of several texts. This process has made the readers more mature not only with school texts, but also with texts from other areas of everyday social life. Therefore, the didactic purpose of this dissertation presented viable and productive to develop reading skills in high school students. A preocupação com o fato do baixo desempenho de leitura pelos alunos de diferentes níveis de escolaridade e a crença de que não adianta somente ficar reclamando das condições ofertadas pelo sistema educacional ou do desinteresse dos alunos pelas atividades de compreensão de textos levaram a pesquisadora a elaborar uma proposta didática de trabalho com leitura na escola. Acredita-se que essa proposta, assim como outras já existentes, possa contribuir para um melhor desempenho dos alunos na compreensão de textos escolares e não escolares. Nesse sentido, este trabalho acadêmico-científico teve por objetivos elaborar, aplicar e analisar um produto educacional que consiste em um caderno de atividades didáticas, referentes às distintas operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, que auxilie o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes uma leitura mais eficaz de textos. O embasamento teórico é constituído de princípios da Linguística Textual, Linguística Aplicada e Psicologia Cognitiva e Comportamental. A metodologia implica em uma pesquisa de campo, bibliográfica, descritiva, experimental e analítica. Como referencial teórico, apoiou-se em autores como Raths (1977); Bamberger (1995); Colomer e Camps (2002); Kleiman (2013); Koch e Elias (2012); Solé (1998); entre outros. O material didático foi aplicado aos alunos do 2º ano do Ensino Médio de uma escola estadual da cidade de Londrina, Paraná, em 2015. Foram cinco encontros com duas horas de aula em cada um deles. Houve uma aceitação e participação positiva por parte dos aprendizes. Os resultados demonstraram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento estudadas e a sua utilização consciente como estratégia para chegar ao entendimento global de variados textos. Esse processo tornou os alunos leitores mais amadurecidos não só com textos de cunho escolar, mas também com textos de outras esferas do cotidiano social. Portanto, a proposta didática desta dissertação apresenta-se viável e produtiva para desenvolver a competência leitora nos estudantes do Ensino Médio. 2016-12-19T01:17:08Z 2016-12-19T01:17:08Z 2016-06-24 masterThesis SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática. 2016. [114] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1909 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Leitura Compreensão na leitura Leitura - Estudo e ensino Reading Reading comprehension Reading - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Leitura Compreensão na leitura Leitura - Estudo e ensino Reading Reading comprehension Reading - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática |
description |
Acompanha: Caderno de atividades sobre operações de pensamento para leitura competente de textos por estudantes do Ensino Médio: produto educacional |
format |
Dissertação |
author |
Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de |
author_sort |
Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de |
title |
Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática |
title_short |
Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática |
title_full |
Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática |
title_fullStr |
Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática |
title_full_unstemmed |
Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática |
title_sort |
leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2016 |
citation |
SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática. 2016. [114] f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1909 |
_version_ |
1805303512733581312 |
score |
10,814766 |