As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia
Technological innovations changed the world, ways of interaction and access to information and knowledge, requiring changes in education also. Brazilian documents such as Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), its complements (PCN+) and Diretrizes Curriculares Nacionais have been proposing a more...
Autor principal: | Cestaro, Débora Cristina |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2016
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1918 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-1918 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-19182018-12-10T17:38:42Z As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia Stem cells as generator theme for teaching destined to scientific divulgation and Biology learning Cestaro, Débora Cristina Saavedra Filho, Nestor Cortez http://lattes.cnpq.br/1046967561370777 Bezerra Junior, Arandi Ginane http://lattes.cnpq.br/7811492311173264 Saavedra Filho, Nestor Cortez Miquelin, Charlie Antoni Muñiz, Bruno Dallagiovanna Biologia - Estudo e ensino Células-tronco Pesquisa Portais da Web Educação aberta Aprendizagem Professores de biologia Prática de ensino Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Biology - Study and teaching Stem cells Research Web portals Open learning Learning Biology teachers Student teaching Educational technology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Technological innovations changed the world, ways of interaction and access to information and knowledge, requiring changes in education also. Brazilian documents such as Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), its complements (PCN+) and Diretrizes Curriculares Nacionais have been proposing a more contextualized teaching and consistent with the new desires of society. A critic citizen formation and “teaching for life” have become recurrent themes in documents, publications about education and schools’ pedagogical staff. However, the objective of many high school students and their families continued to be college acceptance and achievement of a good Exame Nacional de Ensino Médio score. By the current educational context, this study was proposed with the purpose of divulging Brazilian science e producing tools that facilitate the teaching-learning process. Through interaction with the Laboratório de Biologia Básica de Células-tronco (LABCET) of Carlos Chagas Institute/FioCruz, stem cells were utilized as generator theme for the production of an educational object that aims for demystification of the idea that biology prioritize description and memorization, bringing three didactic sequences developed on the subjects of biotechnology and bioethics, embryology and genic expression. Structured according to Pedagogical Moments methodology, these didactic sequences initiate by problematizations, pass through knowledge organization and end at its application. These activities were made available in a portal also developed in this study, entitled “O que a Ciência sabe” (”What Science knows”), that is equipped with complementary materials destined for high school students e Biology teachers. As inovações tecnológicas mudaram o mundo, as formas de interação e o acesso à informação e ao conhecimento, reivindicando mudanças também na educação. Documentos brasileiros como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), suas complementações (PCN+) e as Diretrizes Curriculares Nacionais passaram a propor um ensino mais contextualizado e condizente com os novos anseios da sociedade. A formação de cidadãos críticos e o “educar para a vida” tornaram-se temas recorrentes nos documentos, textos sobre educação e nas coordenações dos colégios. No entanto, o objetivo de muitos alunos do ensino médio e de seus familiares continuou sendo a aprovação no vestibular e a obtenção de um bom escore no Exame Nacional do Ensino Médio. Mediante o atual contexto escolar, com o propósito de divulgar a ciência brasileira e produzir ferramentas que facilitem o processo de ensino-aprendizagem foi proposto esse trabalho. Através da interação com o Laboratório de Biologia Básica de Células-tronco (LABCET) do Instituto Carlos Chagas/FioCruz, as células-tronco foram utilizadas como tema gerador para a produção de um objeto educacional que visa desmitificar a ideia que a biologia prioriza a descrição e a memorização, trazendo três sequências didáticas desenvolvidas acerca dos conteúdos de embriologia, biotecnologia e bioética e expressão gênica. Estruturado a partir da metodologia dos Momentos Pedagógicos estas sequências didáticas partem de problematizações, passam pela organização do conhecimento e terminam na aplicação deste. Estas atividades foram disponibilizadas num portal também desenvolvido neste trabalho, intitulado “O que a Ciência sabe”, que conta com materiais complementares destinados a alunos do Ensino Médio e professores de Biologia. 2016-12-22T11:16:29Z 2016-12-22T11:16:29Z 2016-07-07 masterThesis CESTARO, Débora Cristina. As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1918 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Biologia - Estudo e ensino Células-tronco Pesquisa Portais da Web Educação aberta Aprendizagem Professores de biologia Prática de ensino Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Biology - Study and teaching Stem cells Research Web portals Open learning Learning Biology teachers Student teaching Educational technology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Biologia - Estudo e ensino Células-tronco Pesquisa Portais da Web Educação aberta Aprendizagem Professores de biologia Prática de ensino Tecnologia educacional Ciência - Estudo e ensino Biology - Study and teaching Stem cells Research Web portals Open learning Learning Biology teachers Student teaching Educational technology Science - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Cestaro, Débora Cristina As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia |
description |
Technological innovations changed the world, ways of interaction and access to information and knowledge, requiring changes in education also. Brazilian documents such as Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), its complements (PCN+) and Diretrizes Curriculares Nacionais have been proposing a more contextualized teaching and consistent with the new desires of society. A critic citizen formation and “teaching for life” have become recurrent themes in documents, publications about education and schools’ pedagogical staff. However, the objective of many high school students and their families continued to be college acceptance and achievement of a good Exame Nacional de Ensino Médio score. By the current educational context, this study was proposed with the purpose of divulging Brazilian science e producing tools that facilitate the teaching-learning process. Through interaction with the Laboratório de Biologia Básica de Células-tronco (LABCET) of Carlos Chagas Institute/FioCruz, stem cells were utilized as generator theme for the production of an educational object that aims for demystification of the idea that biology prioritize description and memorization, bringing three didactic sequences developed on the subjects of biotechnology and bioethics, embryology and genic expression. Structured according to Pedagogical Moments methodology, these didactic sequences initiate by problematizations, pass through knowledge organization and end at its application. These activities were made available in a portal also developed in this study, entitled “O que a Ciência sabe” (”What Science knows”), that is equipped with complementary materials destined for high school students e Biology teachers. |
format |
Dissertação |
author |
Cestaro, Débora Cristina |
author_sort |
Cestaro, Débora Cristina |
title |
As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia |
title_short |
As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia |
title_full |
As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia |
title_fullStr |
As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia |
title_full_unstemmed |
As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia |
title_sort |
as células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de biologia |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2016 |
citation |
CESTARO, Débora Cristina. As células-tronco como tema gerador para o ensino voltado a divulgação científica e a aprendizagem de Biologia. 2016. 80 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/1918 |
_version_ |
1805325631332810752 |
score |
10,814766 |