Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada

This monograph seeks to contribute to a new technological rationality based on the idea of knowledge and technology through Augmented Reality, - understood as two predominant basic forces today - With the changes in society and the technological world, the ways of teaching / learning too changed, bo...

ver descrição completa

Autor principal: Boa Sorte, Cristiane Rodrigues
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19620
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19620
recordtype dspace
spelling riut-1-196202020-11-23T20:21:02Z Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada Boa Sorte, Cristiane Rodrigues Filietaz, Marta Rejane Proença Filietaz, Marta Rejane Proença Witkoski, Silvia Andreis Andrade, Zinara Marcet de Educação Tecnologia Realidade aumentada Realidade virtual Professores - Formação Education Technology Augmented reality Virtual reality Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This monograph seeks to contribute to a new technological rationality based on the idea of knowledge and technology through Augmented Reality, - understood as two predominant basic forces today - With the changes in society and the technological world, the ways of teaching / learning too changed, both educators and learners realize that many conventional classes are outdated. In this sense, we investigate an analysis of the use of the Augmented Reality tool in pedagogical practice, historically conceptualizing the use of technologies through Virtual Reality (VR) and finally Augmented Reality (AR). Identifying lesson practices through Augmented Reality using smart phone applications and not forgetting the understanding that educators need to have about Augmented Reality (AR). For the development of this article we seek to reflect on the role that educators have and their development for a pedagogical formation through Augmented Reality, we propose a methodology that will draw on the interrelated theoretical assumptions between education and technology in a contemporary society. . From the reading of the authors the realization of this monograph will develop conjectures and compare before curious facts. We know that simply the student stimulated the epistemologically curious experience will be able to break with the challenges of today. Nessa monografia busca contribuir para uma nova racionalidade tecnológica a partir da ideia do conhecimento e da tecnologia através da Realidade Aumentada, - entendidos como duas forças básicas predominante na atualidade - Com as mudanças na sociedade e do mundo tecnológico, as formas de ensinar/aprender também sofreram alterações, tantos os educadores como os educandos percebem que muitas aulas convencionais estão ultrapassadas. Nesse sentido, investiga-se uma análise do uso da ferramenta da Realidade Aumentada na prática pedagógica, conceituando historicamente o uso das tecnologias através da Realidade Virtual (RV) e por fim a Realidade Aumentada (RA). Identificando práticas de aulas por meio da Realidade Aumentada utilizando aplicativos para Smartphones e não esquecendo a compreensão que os educadores precisam ter a respeito da Realidade Aumentada (RA). Para o desenvolvimento do presente artigo busca-se refletir acerca do papel que os educadores tem e o seu desenvolvimento para uma formação pedagógica através da Realidade Aumentada, propõe-se uma metodologia que irá se valer dos pressupostos teóricos interrelacionados entre educação e tecnologia numa sociedade contemporânea. A partir da leitura dos autores a concretização dessa monografia irá desenvolver conjecturas e comparar perante fatos curiosos. Sabemos que simplesmente o educando estimulada a vivência epistemologicamente curiosa conseguirá romper com os desafios da atualidade. 2020-11-23T20:21:02Z 2020-11-23T20:21:02Z 2019-09-27 specializationThesis BOA SORTE, Cristiane Rodrigues. Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19620 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação
Tecnologia
Realidade aumentada
Realidade virtual
Professores - Formação
Education
Technology
Augmented reality
Virtual reality
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Educação
Tecnologia
Realidade aumentada
Realidade virtual
Professores - Formação
Education
Technology
Augmented reality
Virtual reality
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Boa Sorte, Cristiane Rodrigues
Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada
description This monograph seeks to contribute to a new technological rationality based on the idea of knowledge and technology through Augmented Reality, - understood as two predominant basic forces today - With the changes in society and the technological world, the ways of teaching / learning too changed, both educators and learners realize that many conventional classes are outdated. In this sense, we investigate an analysis of the use of the Augmented Reality tool in pedagogical practice, historically conceptualizing the use of technologies through Virtual Reality (VR) and finally Augmented Reality (AR). Identifying lesson practices through Augmented Reality using smart phone applications and not forgetting the understanding that educators need to have about Augmented Reality (AR). For the development of this article we seek to reflect on the role that educators have and their development for a pedagogical formation through Augmented Reality, we propose a methodology that will draw on the interrelated theoretical assumptions between education and technology in a contemporary society. . From the reading of the authors the realization of this monograph will develop conjectures and compare before curious facts. We know that simply the student stimulated the epistemologically curious experience will be able to break with the challenges of today.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Boa Sorte, Cristiane Rodrigues
author_sort Boa Sorte, Cristiane Rodrigues
title Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada
title_short Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada
title_full Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada
title_fullStr Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada
title_full_unstemmed Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada
title_sort educar para uma nova racionalidade tecnológica: desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BOA SORTE, Cristiane Rodrigues. Educar para uma nova racionalidade tecnológica: Desenvolvimento de educadores para uma formação pedagógica por meio da realidade aumentada. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19620
_version_ 1805316376220401664
score 10,814766