O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos

This paper seeks to insert in the academic and educational world a proposal with the use of the “Lego toy-game” as an educational methodology. For this, it aims to research possible alternatives, to propose the following problem: How to make high school students can visualize an event or historical...

ver descrição completa

Autor principal: Kawahara, Samuel
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19639
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19639
recordtype dspace
spelling riut-1-196392020-11-23T20:21:20Z O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos The use of Lego blocks:a proposal for building historical knowledge Kawahara, Samuel Silva, Patrícia Fernanda da Silva, Patrícia Fernanda da Kühn, Igor Rocha, Flávia Sucheck Mateus da Jogos educativos Tecnologia educacional LEGO (Brinquedo) História - Estudo e ensino Educational games Educational technology LEGO toys History - Study and teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA This paper seeks to insert in the academic and educational world a proposal with the use of the “Lego toy-game” as an educational methodology. For this, it aims to research possible alternatives, to propose the following problem: How to make high school students can visualize an event or historical scene, building knowledge in a playful way, using Lego? The objectives of this paper are to reach a deeper level of understanding of the historical content, events, facts and particular elements of history, to promote the class discussion of historical content, to stimulate students’ social interaction and to use Lego in a playful way, for the construction of knowledge. For this, the study seeks to show through the analysis of the book “Building a better business using the Lego Serious Play Method”, steps and processes in the construction of knowledge through the toy. Thus, the methodology used will be qualitative and exploratory, seeking to investigate, analyze and understand the very methodology exposed in the book about Lego toys, the case study narratives of the application of these resources in various sócio-educational environments and the author’s experience on the various Legos models that can be used in the classroom in the History discipline. At the end of this work it is possible to verify the results of the application of this educational methodology through the case studies researched and to raise the positive and negative points. Este trabalho, procura inserir no mundo acadêmico e educacional uma proposta com o uso do “Brinquedo-jogo Lego” como uma metodologia educacional. Para isso, visa pesquisar alternativas possíveis, para propor o seguinte problema:Como fazer com que os alunos do Ensino Médio consigam visualizar um acontecimento ou cena histórica, construindo o conhecimento de forma lúdica,com o uso de Lego? Como objetivos deste trabalho espera-se alcançar um nível mais profundo de compreensão do conteúdo histórico, dos acontecimentos, fatos e elementos particulares da História, promover a discussão em classe do conteúdo histórico, estimular a interação social dos estudantes e utilizar de forma lúdica o Lego, para a construção do conhecimento. Para isso, o estudo procura mostrar através da análise do livro “Construindo um negócio melhor com a utlização do Método Lego Serious Play”, etapas e processos na construção do conhecimento, através do brinquedo. Assim sendo, a metodologia utilizada será qualitativa e exploratória, procurando investigar, analisar e compreender a própria metodologia exposta no livro sobre os brinquedos Lego, as narrativas dos estudos de caso da aplicação destes recursos em vários ambientes sócio-educacional e experiência do autor sobre os diversos modelos Legos possíveis de ser usados, em sala de aula, na disciplina de História.Ao término deste trabalho é possível verificar os resultados da aplicação desta metodologia educacional através dos estudos de caso pesquisados e levantar os pontos positivos e negativos. 2020-11-23T20:21:20Z 2020-11-23T20:21:20Z 2019-09-30 specializationThesis KAWAHARA, Samuel.O uso de blocos de Lego: uma proposta para a construção de conhecimentos históricos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19639 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Jogos educativos
Tecnologia educacional
LEGO (Brinquedo)
História - Estudo e ensino
Educational games
Educational technology
LEGO toys
History - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
spellingShingle Jogos educativos
Tecnologia educacional
LEGO (Brinquedo)
História - Estudo e ensino
Educational games
Educational technology
LEGO toys
History - Study and teaching
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Kawahara, Samuel
O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos
description This paper seeks to insert in the academic and educational world a proposal with the use of the “Lego toy-game” as an educational methodology. For this, it aims to research possible alternatives, to propose the following problem: How to make high school students can visualize an event or historical scene, building knowledge in a playful way, using Lego? The objectives of this paper are to reach a deeper level of understanding of the historical content, events, facts and particular elements of history, to promote the class discussion of historical content, to stimulate students’ social interaction and to use Lego in a playful way, for the construction of knowledge. For this, the study seeks to show through the analysis of the book “Building a better business using the Lego Serious Play Method”, steps and processes in the construction of knowledge through the toy. Thus, the methodology used will be qualitative and exploratory, seeking to investigate, analyze and understand the very methodology exposed in the book about Lego toys, the case study narratives of the application of these resources in various sócio-educational environments and the author’s experience on the various Legos models that can be used in the classroom in the History discipline. At the end of this work it is possible to verify the results of the application of this educational methodology through the case studies researched and to raise the positive and negative points.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Kawahara, Samuel
author_sort Kawahara, Samuel
title O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos
title_short O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos
title_full O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos
title_fullStr O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos
title_full_unstemmed O uso de blocos de Lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos
title_sort o uso de blocos de lego:uma proposta para a construção de conhecimentos históricos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation KAWAHARA, Samuel.O uso de blocos de Lego: uma proposta para a construção de conhecimentos históricos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2019.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19639
_version_ 1805307249899339776
score 10,814766