Avaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida
Vehicular adaptation of assistive technologies aims to provide autonomy for people with difficulties in accessing the vehicle’s drive controls. There are devices available in the market that allow the vehicle to be driven in an automated way, but they are generally expensive or inefficient. This stu...
Autor principal: | Knaf, Ricardo Camargo |
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Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
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Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19815 |
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riut-1-198152020-11-24T10:39:00Z Avaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida Clutch pedal automation avaliation in vehicle deceleration for manual control system for people with reduced mobility Knaf, Ricardo Camargo Nabas, Kleber Kendy Horikawa Nabas, Kleber Kendy Horikawa Silva, Edenilson José da Bertol, Omero Francisco Embreagens (Maquinário) Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Rede de Área de Controle (Rede de computador) Arduino (Controlador programável) Sistemas de controle inteligente Clutches (Machinery) People with disabilities - Orientation and mobility Controller Area Network(Computer network) Arduino (Programmable controller) Intelligent control systems CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE Vehicular adaptation of assistive technologies aims to provide autonomy for people with difficulties in accessing the vehicle’s drive controls. There are devices available in the market that allow the vehicle to be driven in an automated way, but they are generally expensive or inefficient. This study aims to evaluate the gain of an automation model of an existing manual clutch pedal control system that is currently done by a manual command by the driver with reduced mobility. The system to be developed is designed to obtain clutch pedal data when the vehicle is slowing to stop or starting a movement. The developing system should replicate these commands based on the data previously obtained. To keep the development ongoing, it will be necessary knowledge about vehicle legislation, technical standards, electronic systems, data acquisition, vehicular communication protocol, data analysis, and system modeling. Adaptações veiculares de tecnologias assistivas visam fornecer autonomia às pessoas com dificuldades em acessar os comandos de dirigibilidade do veículo.Existem dispositivos no mercado que permitem a condução do veículo de maneiras automatizada, mas de maneira geral têm um custo elevado ou são pouco eficientes. Este estudo visa avaliar o ganho de um modelo de automatização de um sistemas existente de controle manual de pedal de embreagem que atualmente é feito através de um comando manual operado pelo condutor com mobilidade reduzida. O sistemas a ser desenvolvido visa obter dados de acionamento do pedal de embreagem quando os veículo está reduzindo a velocidade até parar ou ao iniciar o movimento. O sistemas em desenvolvimento deverá replicar estes comandos com base nos dados levantados previamente. Para que o desenvolvimento possa ser realizado, serão necessários os conhecimento sobre a Legislação veicular, Normas Técnicas, sistemas eletrônicos, aquisição de dados, protocolo de comunicação veicular CAN, análise de dados e modelização de sistemas. 2020-11-24T10:38:59Z 2020-11-24T10:38:59Z 2018-12-06 specializationThesis KNAF, Ricardo Camargo. Avaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19815 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva UTFPR |
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Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
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Português |
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Embreagens (Maquinário) Pessoas com deficiência - Orientação e mobilidade Rede de Área de Controle (Rede de computador) Arduino (Controlador programável) Sistemas de controle inteligente Clutches (Machinery) People with disabilities - Orientation and mobility Controller Area Network(Computer network) Arduino (Programmable controller) Intelligent control systems CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::MEDIDAS ELETRICAS, MAGNETICAS E ELETRONICAS INSTRUMENTACAO::SISTEMAS ELETRONICOS DE MEDIDA E DE CONTROLE |
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Vehicular adaptation of assistive technologies aims to provide autonomy for people with difficulties in accessing the vehicle’s drive controls. There are devices available in the market that allow the vehicle to be driven in an automated way, but they are generally expensive or inefficient. This study aims to evaluate the gain of an automation model of an existing manual clutch pedal control system that is currently done by a manual command by the driver with reduced mobility. The system to be developed is designed to obtain clutch pedal data when the vehicle is slowing to stop or starting a movement. The developing system should replicate these commands based on the data previously obtained. To keep the development ongoing, it will be necessary knowledge about vehicle legislation, technical standards, electronic systems, data acquisition, vehicular communication protocol, data analysis, and system modeling. |
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KNAF, Ricardo Camargo. Avaliação de automatização de comando de pedal de embreagem em desaceleração veicular para sistema de acionamento manual para pessoas com mobilidade reduzida. 2018. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Sistemas Embarcados para Indústria Automotiva) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. |
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