A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios

This research has as its theme the use of technologies in teaching and learning. Its main goal is to understand how the technologies and the media are being used in the school context to facilitate student learning. Other objectives are to offer subsidies to the considerations on the use of technolo...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Vanessa Gois
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19928
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19928
recordtype dspace
spelling riut-1-199282020-11-24T11:19:10Z A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios Technology as a collaborative tool in educational practice: teachers face the challenges Oliveira, Vanessa Gois Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, Iolanda Bueno de Camargo Filietaz, Marta Rejane de Proença Catto, Camilo Ensino Aprendizagem Tecnologia educacional Educação - Metodologia Professores - Formação Mídia digital Teaching Learning Educational technology Education - Methodology Teachers, Training of Digital media CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO This research has as its theme the use of technologies in teaching and learning. Its main goal is to understand how the technologies and the media are being used in the school context to facilitate student learning. Other objectives are to offer subsidies to the considerations on the use of technologies in teaching and learning; and promote reflections that can be useful to teachers in other educational contexts. The theoretical reference served in some authors, Moran (2000), Pierre Lévy (2015) Mario Sérgio Cortella (2016), Paulo Freire (1990), Anna Penido (Director of Inspirare-2015), SANTOS, Goncalves, AVELAR, (2017), CASTRO, LEE (2017). As for your nature, the research is qualitative and exploratory applied by setting as a case study. So the guiding question is given from the challenges faced by teachers in the face of digital technologies in teaching. For the study, defined the main methodological procedures such as: presentation of the research project to the professors; observations in some classes; completing the online questionnaire for teachers involved in the research; and finally the researcher asked those involved for a final discussion on, as the technology have been inserted in this school and what are the challenges faced by them, Thus, it is expected that the research results will contribute with guidelines on the involvement of students in class and on teacher-technology and its reflections on students ‘ learning. Esta pesquisa tem como tema o uso das tecnologias no ensino-aprendizagem. Seu objetivo principal é entender como as tecnologias e as mídias vêm sendo utilizadas no contexto escolar para facilitar a aprendizagem do aluno. Outros objetivos são: oferecer subsídios para as considerações sobre o uso de tecnologias no ensino-aprendizagem; e promover reflexões que possam ser úteis para docentes em outros contextos de ensino. O referencial teórico embasou-se em alguns autores, Moran (2000), Pierre Lévy (2015) Mario Sérgio Cortella (2016), Paulo Freire (1990), Anna Penido (diretora do Inspirare-2015), SANTOS, GONÇALVES, AVELAR, (2017), CASTRO, LOPES (2017) Quanto à sua natureza, a pesquisa é aplicada, qualitativa e exploratória, configurando-se como estudo de caso. Assim a questão norteadora refere-se aos desafios enfrentados pelos professores frente às tecnologias digitais no ensino. Para a realização do estudo, definiram-se os principais procedimentos metodológicos como: apresentação do projeto de pesquisa aos professores convidados; observações em algumas aulas; realização do questionário online pelos professores envolvidos na pesquisa; e por fim a pesquisadora convidou os envolvidos para uma discussão final, sobre, como a tecnologia têm sido inserida nesta escola e quais os desafios enfrentados por eles. Assim, espera-se que os resultados da investigação contribuam com orientações sobre o envolvimento dos alunos nas aulas e na relação professor-tecnologia e seus reflexos na aprendizagem dos alunos. 2020-11-24T11:19:10Z 2020-11-24T11:19:10Z 2018-09-04 specializationThesis OLIVEIRA, Vanessa Gois de. A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19928 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educação - Metodologia
Professores - Formação
Mídia digital
Teaching
Learning
Educational technology
Education - Methodology
Teachers, Training of
Digital media
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
spellingShingle Ensino
Aprendizagem
Tecnologia educacional
Educação - Metodologia
Professores - Formação
Mídia digital
Teaching
Learning
Educational technology
Education - Methodology
Teachers, Training of
Digital media
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Oliveira, Vanessa Gois
A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios
description This research has as its theme the use of technologies in teaching and learning. Its main goal is to understand how the technologies and the media are being used in the school context to facilitate student learning. Other objectives are to offer subsidies to the considerations on the use of technologies in teaching and learning; and promote reflections that can be useful to teachers in other educational contexts. The theoretical reference served in some authors, Moran (2000), Pierre Lévy (2015) Mario Sérgio Cortella (2016), Paulo Freire (1990), Anna Penido (Director of Inspirare-2015), SANTOS, Goncalves, AVELAR, (2017), CASTRO, LEE (2017). As for your nature, the research is qualitative and exploratory applied by setting as a case study. So the guiding question is given from the challenges faced by teachers in the face of digital technologies in teaching. For the study, defined the main methodological procedures such as: presentation of the research project to the professors; observations in some classes; completing the online questionnaire for teachers involved in the research; and finally the researcher asked those involved for a final discussion on, as the technology have been inserted in this school and what are the challenges faced by them, Thus, it is expected that the research results will contribute with guidelines on the involvement of students in class and on teacher-technology and its reflections on students ‘ learning.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Vanessa Gois
author_sort Oliveira, Vanessa Gois
title A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios
title_short A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios
title_full A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios
title_fullStr A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios
title_full_unstemmed A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios
title_sort tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVEIRA, Vanessa Gois de. A tecnologia como ferramenta colaborativa no ensino-aprendizagem: professores frente a desafios. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19928
_version_ 1805304163760865280
score 10,814766