O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos

The research discusses the contributions of Information and Communication Technologies (ICT) in English language teaching in Brazilian public schools, with focus on schools of the municipality where the data collection was made. Since the English language knowledge assists in expanding the possibili...

ver descrição completa

Autor principal: Stolz, Monica
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19948
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-19948
recordtype dspace
spelling riut-1-199482020-11-24T11:19:37Z O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos The teaching of english in public schools in the city of Rio das Antas with the use of ICTs: an important and effective resource Stolz, Monica Marriott, Rita de Cássia Veiga Marriott, Rita de Cássia Veiga Kucharski, Marcus Vinicius Santos Bridi, Jamile Cristina Ajub Tecnologia educacional Ensino auxiliado por computador Inovações educacionais Língua inglesa - Estudo e ensino Professores - Formação Educational technology Computer-assisted instruction Educational innovations English language - Study and teaching Teachers, Training of CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO The research discusses the contributions of Information and Communication Technologies (ICT) in English language teaching in Brazilian public schools, with focus on schools of the municipality where the data collection was made. Since the English language knowledge assists in expanding the possibilities of communication and insertion of the young in the globalized world, nowadays schools face the challenge of deploying these resources to transform their methodologies in order to stimulate questioning, analysis and research, encouraging the student to participate actively in the process of teaching and learning. The research guiding question enquires about how the technologies in English language teaching can contribute to stimulate motivation and transform the student in the protagonist of his own knowledge. The answer to this question points to the real possibility of insertion of technological resources in the classroom, making teaching more motivating, enjoyable and meaningful to the student. Exploratory research was developed and data was collected by means of a questionnaire with open and closed questions applied to middle and high school teachers seeking information about the equipment, conditions of use, opinions, interests and burdens in relation to the use of ICTs in the school environment. The results show the need for training and constant updates so that the teacher can perform a good job in the classroom. Based on the data collected and the discussion of the results a few suggestions for the language teacher are offered with ideas on how to implement ICT in his (her) day to day. A pesquisa aborda as contribuições dos recursos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ensino da língua inglesa na escola pública brasileira, com enfoque nas escolas do município onde a coleta de dados foi feita. Tendo em vista que o conhecimento da língua inglesa auxilia na ampliação das possibilidades de comunicação e inserção do jovem no mundo globalizado, a escola vive hoje o desafio de implantar esses recursos e transformar suas metodologias para que consiga estimular o questionamento, a análise e a investigação, encorajando o aluno a participar ativamente no processo de ensino e aprendizagem. A questão norteadora da pesquisa discute como as tecnologias no ensino da língua inglesa podem contribuir para estimular a motivação e transformar o aluno em protagonista de seu conhecimento. A resposta para essa proposta de reflexão remete à questão sobre a real possibilidade de inserção dos recursos tecnológicos em sala, tornando o ensino mais motivador, prazeroso e significativo para o aluno. A pesquisa exploratória foi desenvolvida com coleta de dados por intermédio de um questionário com questões abertas e fechadas pré-elaborado aplicado a professores do Ensino Fundamental e Médio visando obter informações sobre os equipamentos, condições de uso, opiniões, interesses e aflições com relação ao uso das TICs no ambiente escolar. Os resultados apontam a necessidade de formações e atualizações constantes para que o professor possa executar um bom trabalho em sala. Com base nos dados coletados e na discussão dos resultados são oferecidas algumas sugestões para o professor de línguas com ideias de uso das TICs no seu dia a dia. 2020-11-24T11:19:36Z 2020-11-24T11:19:36Z 2018-09-04 specializationThesis STOLZ, Monica. O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19948 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Inovações educacionais
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educational technology
Computer-assisted instruction
Educational innovations
English language - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Tecnologia educacional
Ensino auxiliado por computador
Inovações educacionais
Língua inglesa - Estudo e ensino
Professores - Formação
Educational technology
Computer-assisted instruction
Educational innovations
English language - Study and teaching
Teachers, Training of
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Stolz, Monica
O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos
description The research discusses the contributions of Information and Communication Technologies (ICT) in English language teaching in Brazilian public schools, with focus on schools of the municipality where the data collection was made. Since the English language knowledge assists in expanding the possibilities of communication and insertion of the young in the globalized world, nowadays schools face the challenge of deploying these resources to transform their methodologies in order to stimulate questioning, analysis and research, encouraging the student to participate actively in the process of teaching and learning. The research guiding question enquires about how the technologies in English language teaching can contribute to stimulate motivation and transform the student in the protagonist of his own knowledge. The answer to this question points to the real possibility of insertion of technological resources in the classroom, making teaching more motivating, enjoyable and meaningful to the student. Exploratory research was developed and data was collected by means of a questionnaire with open and closed questions applied to middle and high school teachers seeking information about the equipment, conditions of use, opinions, interests and burdens in relation to the use of ICTs in the school environment. The results show the need for training and constant updates so that the teacher can perform a good job in the classroom. Based on the data collected and the discussion of the results a few suggestions for the language teacher are offered with ideas on how to implement ICT in his (her) day to day.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Stolz, Monica
author_sort Stolz, Monica
title O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos
title_short O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos
title_full O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos
title_fullStr O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos
title_full_unstemmed O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos
title_sort o ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de rio das antas com o uso das tics: importância e efetividade dos recursos
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation STOLZ, Monica. O ensino de língua inglesa nas escolas públicas do município de Rio das Antas com o uso das TICs: importância e efetividade dos recursos. 2018. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/19948
_version_ 1805307260371468288
score 10,814766