Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística
This work had as object the elaboration and analysis of one teaching trajectory and learning that contains 14 mathematical tasks created in the light of Realistic Mathematics Education. Low-floored constructions were explored as the central context for the tasks, so that mathematical ideas could eme...
Autor principal: | Marino, Cleiton Antonio |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20318 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-203182023-03-09T20:11:42Z Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística In my house has mathematics: a didactic proposal in the light of realistic mathematical education Marino, Cleiton Antonio Tavares, Marcele Tavares, Marcele Trevisan, André Luis Dalto, Jader Otávio Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Ensino - Metodologia Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This work had as object the elaboration and analysis of one teaching trajectory and learning that contains 14 mathematical tasks created in the light of Realistic Mathematics Education. Low-floored constructions were explored as the central context for the tasks, so that mathematical ideas could emerge based upon tasks such as taking measurements of walls, interacting with colleagues, producing texts, creating project sketches among others. For this, qualitative research with an interpretative character was utilized, regarding the analysis of the tasks. The Realistic Mathematics Education, besides being the teaching approach that teachers should adopt when applying this material in their classes, also served as theorical contribution for the tasks’ analysis. Este trabalho teve como objetivo a elaboração e a análise de uma trajetória de ensino e aprendizagem que contém 14 tarefas matemáticas criadas à luz da Educação Matemática Realística. Exploraram-se como contexto central das tarefas as construções de plantas baixas de casas para que as ideias matemáticas emergissem a partir de tarefas como tomar as medidas de paredes, interagir com os colegas, produzir textos, criar de esboços de projetos, entre outras. Para isso, utilizou-se da metodologia qualitativa de cunho interpretativo no que tange a análise das tarefas. A Educação Matemática, além de ser a abordagem de ensino que os professores devem adotar ao aplicar esse material em suas aulas, serviu ainda de aporte teórico para análise das tarefas. 2020-11-24T13:14:55Z 2020-11-24T13:14:55Z 2017-05-30 specializationThesis MARINO, Cleiton Antonio. Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Educação Matemática e Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Ensino - Metodologia Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Matemática - Problemas, questões, exercícios Ensino - Metodologia Mathematics - Study and teaching Mathematics - Problems, exercises, etc Teaching - Methodology CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Marino, Cleiton Antonio Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística |
description |
This work had as object the elaboration and analysis of one teaching trajectory and learning that contains 14 mathematical tasks created in the light of Realistic Mathematics Education. Low-floored constructions were explored as the central context for the tasks, so that mathematical ideas could emerge based upon tasks such as taking measurements of walls, interacting with colleagues, producing texts, creating project sketches among others. For this, qualitative research with an interpretative character was utilized, regarding the analysis of the tasks. The Realistic Mathematics Education, besides being the teaching approach that teachers should adopt when applying this material in their classes, also served as theorical contribution for the tasks’ analysis. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Marino, Cleiton Antonio |
author_sort |
Marino, Cleiton Antonio |
title |
Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística |
title_short |
Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística |
title_full |
Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística |
title_fullStr |
Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística |
title_full_unstemmed |
Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística |
title_sort |
na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
MARINO, Cleiton Antonio. Na minha casa tem matemática: uma proposta didática à luz da educação matemática realística. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20318 |
_version_ |
1805452924181020672 |
score |
10,814766 |