Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
This study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies an...
Autor principal: | Cremonez, Everlea Aparecida Rossi |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20320 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-203202020-11-24T13:14:56Z Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática Digital information and communication technologies as teaching tools in mathematics Cremonez, Everlea Aparecida Rossi Araman, Eliane Maria de Oliveira Araman, Eliane Maria de Oliveira Dutra, Alessandra Dalto, Jader Otavio Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino Estatística Computer-assisted instruction Mathematics - Study and teaching Statistics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies and their insertion in education. Data for analysis were obtained from high school students through an activity on frequencies and means, which was first taught in the classroom and the other in a computer lab. A questionnaire was presented to the students to evaluate their opinion with the methodology applied to the study of mathematics and also if the technologies should be inserted in other disciplines, showing that the inclusion of digital technologies can contribute much with the process of teaching and learning, Emphasizing the importance of the commitment of teachers. Este estudo tem por objetivo analisar os benefícios e as dificuldades de se aliar tecnologias digitais ao ensino de matemática, bem como as dificuldades do professor em usá-las em suas aulas. Para desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento das tecnologias e sua inserção na educação. Os dados para análise foram obtidos junto aos alunos do Ensino Médio, por meio de uma atividade sobre frequências e médias, que num primeiro momento foi ministrada em sala de aula e no outro em um laboratório de informática. Foi apresentado aos alunos um questionário para avaliar a opinião dos mesmos com a metodologia aplicada ao estudo da matemática e também se as tecnologias deveriam ser inseridas em outras disciplinas, evidenciando que a inclusão de tecnologias digitais pode contribuir em muito com o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando-se a importância do empenho dos professores. 2020-11-24T13:14:56Z 2020-11-24T13:14:56Z 2017-08-21 specializationThesis CREMONEZ, Everlea Aparecida Rossi. Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Educação Matemática e Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino Estatística Computer-assisted instruction Mathematics - Study and teaching Statistics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino Estatística Computer-assisted instruction Mathematics - Study and teaching Statistics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Cremonez, Everlea Aparecida Rossi Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática |
description |
This study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies and their insertion in education. Data for analysis were obtained from high school students through an activity on frequencies and means, which was first taught in the classroom and the other in a computer lab. A questionnaire was presented to the students to evaluate their opinion with the methodology applied to the study of mathematics and also if the technologies should be inserted in other disciplines, showing that the inclusion of digital technologies can contribute much with the process of teaching and learning, Emphasizing the importance of the commitment of teachers. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Cremonez, Everlea Aparecida Rossi |
author_sort |
Cremonez, Everlea Aparecida Rossi |
title |
Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática |
title_short |
Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática |
title_full |
Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática |
title_fullStr |
Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática |
title_full_unstemmed |
Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática |
title_sort |
tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CREMONEZ, Everlea Aparecida Rossi. Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320 |
_version_ |
1805305400590860288 |
score |
10,814766 |