Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática

This study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies an...

ver descrição completa

Autor principal: Cremonez, Everlea Aparecida Rossi
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20320
recordtype dspace
spelling riut-1-203202020-11-24T13:14:56Z Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática Digital information and communication technologies as teaching tools in mathematics Cremonez, Everlea Aparecida Rossi Araman, Eliane Maria de Oliveira Araman, Eliane Maria de Oliveira Dutra, Alessandra Dalto, Jader Otavio Ensino auxiliado por computador Matemática - Estudo e ensino Estatística Computer-assisted instruction Mathematics - Study and teaching Statistics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM This study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies and their insertion in education. Data for analysis were obtained from high school students through an activity on frequencies and means, which was first taught in the classroom and the other in a computer lab. A questionnaire was presented to the students to evaluate their opinion with the methodology applied to the study of mathematics and also if the technologies should be inserted in other disciplines, showing that the inclusion of digital technologies can contribute much with the process of teaching and learning, Emphasizing the importance of the commitment of teachers. Este estudo tem por objetivo analisar os benefícios e as dificuldades de se aliar tecnologias digitais ao ensino de matemática, bem como as dificuldades do professor em usá-las em suas aulas. Para desenvolvimento do trabalho, foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o surgimento das tecnologias e sua inserção na educação. Os dados para análise foram obtidos junto aos alunos do Ensino Médio, por meio de uma atividade sobre frequências e médias, que num primeiro momento foi ministrada em sala de aula e no outro em um laboratório de informática. Foi apresentado aos alunos um questionário para avaliar a opinião dos mesmos com a metodologia aplicada ao estudo da matemática e também se as tecnologias deveriam ser inseridas em outras disciplinas, evidenciando que a inclusão de tecnologias digitais pode contribuir em muito com o processo de ensino e aprendizagem, enfatizando-se a importância do empenho dos professores. 2020-11-24T13:14:56Z 2020-11-24T13:14:56Z 2017-08-21 specializationThesis CREMONEZ, Everlea Aparecida Rossi. Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Educação Matemática e Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino auxiliado por computador
Matemática - Estudo e ensino
Estatística
Computer-assisted instruction
Mathematics - Study and teaching
Statistics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Ensino auxiliado por computador
Matemática - Estudo e ensino
Estatística
Computer-assisted instruction
Mathematics - Study and teaching
Statistics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Cremonez, Everlea Aparecida Rossi
Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
description This study aims to analyze the benefits and difficulties of allying digital technologies to teaching mathematics, as well as the teacher's difficulties in using them in their classes. For the development of the work, a bibliographical research was carried out on the emergence of technologies and their insertion in education. Data for analysis were obtained from high school students through an activity on frequencies and means, which was first taught in the classroom and the other in a computer lab. A questionnaire was presented to the students to evaluate their opinion with the methodology applied to the study of mathematics and also if the technologies should be inserted in other disciplines, showing that the inclusion of digital technologies can contribute much with the process of teaching and learning, Emphasizing the importance of the commitment of teachers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Cremonez, Everlea Aparecida Rossi
author_sort Cremonez, Everlea Aparecida Rossi
title Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
title_short Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
title_full Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
title_fullStr Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
title_full_unstemmed Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
title_sort tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CREMONEZ, Everlea Aparecida Rossi. Tecnologias digitais da informação e comunicação como ferramentas de ensino na matemática. 2017. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20320
_version_ 1805305400590860288
score 10,814766