Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental

The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathema...

ver descrição completa

Autor principal: Silveira, Juliana Otto da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20327
recordtype dspace
spelling riut-1-203272020-11-24T13:15:02Z Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental A study on math anxiety and motivation in elementary school students Silveira, Juliana Otto da Dalto, Jader Otavio Dalto, Jader Otavio Mendes, Marcele Tavares Araman, Eliane Maria de Oliveira Matemática - Estudo e ensino Ansiedade Motivação na educação Mathematics - Study and teaching Anxiety Motivation in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathematics, where we can see that 75% of students participating in the research have a higher degree of anxiety in relation to mathematics and that these same students that have this higher degree of anxiety have neutral attitudes in relation to mathematics. As a conclusion, we understand that students may have created some kind of invisible protection when you have to perform some activity related to discipline, to avoid any kind of pain or punishment. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre possíveis relações entre motivação para aprender e ansiedade em relação à matemática em alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizadas dois tipos de escalas ambas do tipo Likert, uma relacionada à ansiedade matemática e outra a escala de atitudes em relação à matemática, onde podemos verificar que 75% dos alunos participantes da pesquisa possuem um grau mais elevado de ansiedade em relação à matemática e que esses mesmos alunos que possuem esse grau mais elevado de ansiedade possuem atitudes neutras em relação à matemática. Como conclusão, entendemos que os alunos podem ter criado algum tipo de proteção invisível quando tem que executar alguma atividade relacionada com a disciplina, para evitar algum tipo de sofrimento ou punição. 2020-11-24T13:15:02Z 2020-11-24T13:15:02Z 2017-05-31 specializationThesis SILVEIRA, Juliana Otto da. Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Educação Matemática e Ciências UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Matemática - Estudo e ensino
Ansiedade
Motivação na educação
Mathematics - Study and teaching
Anxiety
Motivation in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
spellingShingle Matemática - Estudo e ensino
Ansiedade
Motivação na educação
Mathematics - Study and teaching
Anxiety
Motivation in education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Silveira, Juliana Otto da
Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
description The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathematics, where we can see that 75% of students participating in the research have a higher degree of anxiety in relation to mathematics and that these same students that have this higher degree of anxiety have neutral attitudes in relation to mathematics. As a conclusion, we understand that students may have created some kind of invisible protection when you have to perform some activity related to discipline, to avoid any kind of pain or punishment.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silveira, Juliana Otto da
author_sort Silveira, Juliana Otto da
title Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
title_short Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
title_full Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
title_fullStr Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
title_full_unstemmed Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
title_sort um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVEIRA, Juliana Otto da. Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327
_version_ 1805307267676897280
score 10,814766