Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental
The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathema...
Autor principal: | Silveira, Juliana Otto da |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20327 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-203272020-11-24T13:15:02Z Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental A study on math anxiety and motivation in elementary school students Silveira, Juliana Otto da Dalto, Jader Otavio Dalto, Jader Otavio Mendes, Marcele Tavares Araman, Eliane Maria de Oliveira Matemática - Estudo e ensino Ansiedade Motivação na educação Mathematics - Study and teaching Anxiety Motivation in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathematics, where we can see that 75% of students participating in the research have a higher degree of anxiety in relation to mathematics and that these same students that have this higher degree of anxiety have neutral attitudes in relation to mathematics. As a conclusion, we understand that students may have created some kind of invisible protection when you have to perform some activity related to discipline, to avoid any kind of pain or punishment. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo sobre possíveis relações entre motivação para aprender e ansiedade em relação à matemática em alunos do Ensino Fundamental. Para tanto, foram utilizadas dois tipos de escalas ambas do tipo Likert, uma relacionada à ansiedade matemática e outra a escala de atitudes em relação à matemática, onde podemos verificar que 75% dos alunos participantes da pesquisa possuem um grau mais elevado de ansiedade em relação à matemática e que esses mesmos alunos que possuem esse grau mais elevado de ansiedade possuem atitudes neutras em relação à matemática. Como conclusão, entendemos que os alunos podem ter criado algum tipo de proteção invisível quando tem que executar alguma atividade relacionada com a disciplina, para evitar algum tipo de sofrimento ou punição. 2020-11-24T13:15:02Z 2020-11-24T13:15:02Z 2017-05-31 specializationThesis SILVEIRA, Juliana Otto da. Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Londrina Brasil Educação Matemática e Ciências UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Matemática - Estudo e ensino Ansiedade Motivação na educação Mathematics - Study and teaching Anxiety Motivation in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
spellingShingle |
Matemática - Estudo e ensino Ansiedade Motivação na educação Mathematics - Study and teaching Anxiety Motivation in education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM Silveira, Juliana Otto da Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
description |
The aim of this study was to conduct a study on possible relationships between motivation to learn and anxiety in relation to mathematics in elementary school students. To this end, we used two types of scales both Likert-type, a related to math anxiety and another range of attitudes towards mathematics, where we can see that 75% of students participating in the research have a higher degree of anxiety in relation to mathematics and that these same students that have this higher degree of anxiety have neutral attitudes in relation to mathematics. As a conclusion, we understand that students may have created some kind of invisible protection when you have to perform some activity related to discipline, to avoid any kind of pain or punishment. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Silveira, Juliana Otto da |
author_sort |
Silveira, Juliana Otto da |
title |
Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
title_short |
Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
title_full |
Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
title_fullStr |
Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
title_full_unstemmed |
Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
title_sort |
um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SILVEIRA, Juliana Otto da. Um estudo sobre ansiedade matemática e motivação em alunos do ensino fundamental. 2017. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica do Paraná, Londrina, 2017. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20327 |
_version_ |
1805307267676897280 |
score |
10,814766 |