Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí

This research investigated the possibility of using a cross-cutting theme: Environmental Protection Area Iraí River (APA), as support for the implementation of environmental education (EE) in the State School André Andreatta, located in the city of Quatro Barras, which it is included in the APA. In...

ver descrição completa

Autor principal: Lara, Pricila de
Formato: Dissertação
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2017
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2046
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-2046
recordtype dspace
spelling riut-1-20462021-12-10T22:35:23Z Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí Lara, Pricila de Kaick, Tamara Simone Van http://lattes.cnpq.br/3098889665319889 Kaick, Tamara Simone Van Carlos Eduardo Fortes, Gonçalves Carlos Eduardo Pillegi, Souza Iraí, Rio (PR) Proteção ambiental - Quatro Barras (PR) Proteção ambiental - Paraná Educação ambiental - Quatro Barras (PR) Educação ambiental - Paraná Educação ambiental - Curitiba, Região Metropolitana de (PR) Método de projeto no ensino Reservatórios - Paraná (Brasil) Ciência Iraí, Rio (PR) Environmental protection - Quatro Barras (PR) Environmental protection - Paraná (Brazil) Environmental education - Quatro Barras (PR) Environmental education - Paraná Environmental education - Curitiba, Região Metropolitana de (PR) Project method in teaching Reservoirs - Paraná (Brazil) Science CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This research investigated the possibility of using a cross-cutting theme: Environmental Protection Area Iraí River (APA), as support for the implementation of environmental education (EE) in the State School André Andreatta, located in the city of Quatro Barras, which it is included in the APA. In order to investigate the perception of teachers on interdisciplinary and E.A., a questionnaire with open and closed questions was applied, the analysis of the Pedagogical Political Project was held (PPP) and the Pedagogical Course (PPC) and observing the school environment. After analyzing the data collected, it can be inferred that there is a big gap between what teachers say and what happens in practice. Teachers seek to address the E.A. and interdisciplinarity in their classes, but their knowledge on the subject is still shallow, requiring training to carry out an effective work E.A. in school. It is noteworthy that there is interest on the part of teachers in improving their knowledge of E.A. to use it properly and consistently. At the end of the research was developed a product / material that offers teachers theoretical and methodological support for the inclusion of E.A. at school. This material was prepared from teaching moments proposed by the authors Demetrius Delizoicov and José André Angotti (2009), based on the APA generator theme Rio Irai. Esta pesquisa investigou a possibilidade de utilização de um tema transversal: a Área de Proteção Ambiental do Rio Iraí (APA), como subsídio para a inserção da Educação Ambiental “EA” na Escola Estadual André Andreatta, situada no município de Quatro Barras, o qual está inserido na APA. A fim de investigar a percepção dos professores sobre interdisciplinaridade e EA, foi aplicado um questionário com questões abertas e fechadas, foi realizada a análise do Projeto Político Pedagógico (PPP) e da Proposta Pedagógica Curricular (PPC) e observação do ambiente escolar. Após a análise dos dados coletados, pode-se inferir que existe um descompasso entre o que os docentes afirmam e o que acontece na prática. Os docentes procuram abordar a EA e a interdisciplinaridade em suas aulas, porém o conhecimento destes sobre o assunto ainda é superficial, necessitando de capacitação para a realização de um trabalho efetivo de EA na escola. Destaca-se que existe interesse por parte dos docentes em aprimorar seus conhecimentos sobre EA para utiliza-la de forma adequada e coerente. Ao final da pesquisa foi elaborado um produto/material que oferece aos professores subsídios teóricos e metodológicos para a inserção da EA no ambiente escolar. Este material foi elaborado tendo como base os momentos pedagógicos e o tema gerador APA do Rio Irai. 2017-03-03T19:41:13Z 2017-03-03T19:41:13Z 2016-09-28 masterThesis LARA, Pricila de. Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2046 por openAccess application/pdf application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Curitiba Brasil Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Iraí, Rio (PR)
Proteção ambiental - Quatro Barras (PR)
Proteção ambiental - Paraná
Educação ambiental - Quatro Barras (PR)
Educação ambiental - Paraná
Educação ambiental - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Método de projeto no ensino
Reservatórios - Paraná (Brasil)
Ciência
Iraí, Rio (PR)
Environmental protection - Quatro Barras (PR)
Environmental protection - Paraná (Brazil)
Environmental education - Quatro Barras (PR)
Environmental education - Paraná
Environmental education - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Project method in teaching
Reservoirs - Paraná (Brazil)
Science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Iraí, Rio (PR)
Proteção ambiental - Quatro Barras (PR)
Proteção ambiental - Paraná
Educação ambiental - Quatro Barras (PR)
Educação ambiental - Paraná
Educação ambiental - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Método de projeto no ensino
Reservatórios - Paraná (Brasil)
Ciência
Iraí, Rio (PR)
Environmental protection - Quatro Barras (PR)
Environmental protection - Paraná (Brazil)
Environmental education - Quatro Barras (PR)
Environmental education - Paraná
Environmental education - Curitiba, Região Metropolitana de (PR)
Project method in teaching
Reservoirs - Paraná (Brazil)
Science
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Lara, Pricila de
Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí
description This research investigated the possibility of using a cross-cutting theme: Environmental Protection Area Iraí River (APA), as support for the implementation of environmental education (EE) in the State School André Andreatta, located in the city of Quatro Barras, which it is included in the APA. In order to investigate the perception of teachers on interdisciplinary and E.A., a questionnaire with open and closed questions was applied, the analysis of the Pedagogical Political Project was held (PPP) and the Pedagogical Course (PPC) and observing the school environment. After analyzing the data collected, it can be inferred that there is a big gap between what teachers say and what happens in practice. Teachers seek to address the E.A. and interdisciplinarity in their classes, but their knowledge on the subject is still shallow, requiring training to carry out an effective work E.A. in school. It is noteworthy that there is interest on the part of teachers in improving their knowledge of E.A. to use it properly and consistently. At the end of the research was developed a product / material that offers teachers theoretical and methodological support for the inclusion of E.A. at school. This material was prepared from teaching moments proposed by the authors Demetrius Delizoicov and José André Angotti (2009), based on the APA generator theme Rio Irai.
format Dissertação
author Lara, Pricila de
author_sort Lara, Pricila de
title Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí
title_short Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí
title_full Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí
title_fullStr Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí
title_full_unstemmed Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí
title_sort análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do rio iraí
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2017
citation LARA, Pricila de. Análise da concepção dos professores quanto à utilização de um tema gerador da educação ambiental através da estratégia interdisciplinar: área de proteção ambiental do Rio Iraí. 2016. 95 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/2046
_version_ 1805324176479748096
score 10,814766