Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná
As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referên...
Autor principal: | Lisot, Tiago Antonio |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20530 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205302020-11-24T14:01:34Z Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná Lisot, Tiago Antonio Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Ensino Laboratórios Método de estudo Teaching Laboratories Study skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referência para essas aulas, não exclusivo. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ciências, os materiais e equipamentos disponível a frequência de utilização pelos professores da disciplina e a infraestrutura destes espaços didáticos. A ausência deste espaço ou as más condições estruturais podem desanimar os professores na sua utilização. Foram avaliados neste trabalho, com o uso de um questionário, 14 colégios estaduais do município Quedas do Iguaçu. Dos colégios visitados, apenas 28,5 %, ou seja, quatro colégios possuem laboratório de ciências, sendo que destes apenas três com infraestrutura e materiais adequados para utilização. Constatou-se, que um o laboratório é demasiadamente pequeno e em outro, o laboratório serve para depósito de materiais escolares. Quando à acessibilidade e permanência 50% dos laboratórios apresentam escadas, nos demais o espaço é reduzido e as portas pequenas dificultam a entrada e saída dos estudantes. 2020-11-24T14:01:34Z 2020-11-24T14:01:34Z 2015-10-09 specializationThesis LISOT, Tiago Antonio. Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino Laboratórios Método de estudo Teaching Laboratories Study skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Ensino Laboratórios Método de estudo Teaching Laboratories Study skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Lisot, Tiago Antonio Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná |
description |
As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referência para essas aulas, não exclusivo. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ciências, os materiais e equipamentos disponível a frequência de utilização pelos professores da disciplina e a infraestrutura destes espaços didáticos. A ausência deste espaço ou as más condições estruturais podem desanimar os professores na sua utilização. Foram avaliados neste trabalho, com o uso de um questionário, 14 colégios estaduais do município Quedas do Iguaçu. Dos colégios visitados, apenas 28,5 %, ou seja, quatro colégios possuem laboratório de ciências, sendo que destes apenas três com infraestrutura e materiais adequados para utilização. Constatou-se, que um o laboratório é demasiadamente pequeno e em outro, o laboratório serve para depósito de materiais escolares. Quando à acessibilidade e permanência 50% dos laboratórios apresentam escadas, nos demais o espaço é reduzido e as portas pequenas dificultam a entrada e saída dos estudantes. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Lisot, Tiago Antonio |
author_sort |
Lisot, Tiago Antonio |
title |
Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná |
title_short |
Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná |
title_full |
Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná |
title_fullStr |
Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná |
title_full_unstemmed |
Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná |
title_sort |
avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de quedas do iguaçu, paraná |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
LISOT, Tiago Antonio. Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530 |
_version_ |
1805305933660684288 |
score |
10,814766 |