Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná

As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referên...

ver descrição completa

Autor principal: Lisot, Tiago Antonio
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20530
recordtype dspace
spelling riut-1-205302020-11-24T14:01:34Z Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná Lisot, Tiago Antonio Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa De Bortolli Chiamolera Ensino Laboratórios Método de estudo Teaching Laboratories Study skills CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referência para essas aulas, não exclusivo. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ciências, os materiais e equipamentos disponível a frequência de utilização pelos professores da disciplina e a infraestrutura destes espaços didáticos. A ausência deste espaço ou as más condições estruturais podem desanimar os professores na sua utilização. Foram avaliados neste trabalho, com o uso de um questionário, 14 colégios estaduais do município Quedas do Iguaçu. Dos colégios visitados, apenas 28,5 %, ou seja, quatro colégios possuem laboratório de ciências, sendo que destes apenas três com infraestrutura e materiais adequados para utilização. Constatou-se, que um o laboratório é demasiadamente pequeno e em outro, o laboratório serve para depósito de materiais escolares. Quando à acessibilidade e permanência 50% dos laboratórios apresentam escadas, nos demais o espaço é reduzido e as portas pequenas dificultam a entrada e saída dos estudantes. 2020-11-24T14:01:34Z 2020-11-24T14:01:34Z 2015-10-09 specializationThesis LISOT, Tiago Antonio. Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino
Laboratórios
Método de estudo
Teaching
Laboratories
Study skills
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Ensino
Laboratórios
Método de estudo
Teaching
Laboratories
Study skills
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Lisot, Tiago Antonio
Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná
description As aulas práticas de biologia trazem a teoria para o mundo real, favorecendo a superação de conceitos que transitam no campo da imaginação. A curiosidade nata dos estudantes propicia este tipo de prática, permitindo ao educador explorá-la quando necessário. O laboratório passa ser o local de referência para essas aulas, não exclusivo. Nessa perspectiva, os objetivos deste trabalho são de avaliar as condições de acessibilidade nos laboratórios de ciências, os materiais e equipamentos disponível a frequência de utilização pelos professores da disciplina e a infraestrutura destes espaços didáticos. A ausência deste espaço ou as más condições estruturais podem desanimar os professores na sua utilização. Foram avaliados neste trabalho, com o uso de um questionário, 14 colégios estaduais do município Quedas do Iguaçu. Dos colégios visitados, apenas 28,5 %, ou seja, quatro colégios possuem laboratório de ciências, sendo que destes apenas três com infraestrutura e materiais adequados para utilização. Constatou-se, que um o laboratório é demasiadamente pequeno e em outro, o laboratório serve para depósito de materiais escolares. Quando à acessibilidade e permanência 50% dos laboratórios apresentam escadas, nos demais o espaço é reduzido e as portas pequenas dificultam a entrada e saída dos estudantes.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Lisot, Tiago Antonio
author_sort Lisot, Tiago Antonio
title Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná
title_short Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná
title_full Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná
title_fullStr Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná
title_full_unstemmed Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná
title_sort avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de quedas do iguaçu, paraná
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LISOT, Tiago Antonio. Avaliação dos laboratórios de ciências dos colégios estaduais de Quedas do Iguaçu, Paraná. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20530
_version_ 1805305933660684288
score 10,814766