A importância da literatura na educação infantil

A presente pesquisa tem por objetivo problematizar o ensino da literatura infantil visando um desenvolvimento integral, por meio de valores humanos, sociais, filosóficos e artísticos. Através da pesquisa bibliográfica foi investigada a opinião de alguns autores entre eles: Vygotsky, Wallon, Emília F...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Euzilene Carvalho da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20537
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: A presente pesquisa tem por objetivo problematizar o ensino da literatura infantil visando um desenvolvimento integral, por meio de valores humanos, sociais, filosóficos e artísticos. Através da pesquisa bibliográfica foi investigada a opinião de alguns autores entre eles: Vygotsky, Wallon, Emília Ferreiro, Piaget e outros, sobre como a criança se apropria do pensamento e da linguagem através da literatura infantil. Buscou-se problematizar a concepção do professor, diante do seu trabalho com a literatura infantil na primeira infância, através de questionários realizados com os mesmos. Procurou-se conhecer sua ação pedagógica e por meio de gráficos foram demonstrados os dados. Acredita-se que este trabalho seja relevante e de importância social, pois enfatiza a necessidade de utilizar a literatura infantil na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade onde estão inseridos. A história infantil contribui nesta formação uma vez que desperta a curiosidade, a afetividade, o imaginário, e o senso de raciocínio lógico, levando a criança a se utilizar dos conhecimentos prévios para a aquisição de novos conhecimentos de mundo.