O lúdico na prática pedagógica na educação infantil

O presente artigo traz como temática “o lúdico na prática pedagógica na educação infantil” na contextualização, através dos instrumentos que norteiam a construção do conhecimento do educando, a partir dos pressupostos que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais no processo ensino-apr...

ver descrição completa

Autor principal: Camargo, Sandra Regina
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Resumo: O presente artigo traz como temática “o lúdico na prática pedagógica na educação infantil” na contextualização, através dos instrumentos que norteiam a construção do conhecimento do educando, a partir dos pressupostos que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais no processo ensino-aprendizagem como um todo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal trabalhar do lúdico na prática pedagógica no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento enquanto educando. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica visando trabalhar os assuntos pertinentes para esse entendimento.Sendo assim, a história do brincar, o lúdico na educação infantil, a importância da brincadeira para o aprendizado e outros conteúdos relacionados foram construindo as ideias para o entendimento de que as brincadeiras devem ter objetivos pedagógicos favorecendo toda a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem como um todo tornando o aluno mais participativo. Na concepção de Educação Infantil destaca-se que é através dos jogos lúdicos e das brincadeiras que a criança se insere no processo ensino aprendizagem, portanto, tais atividades contribuem de forma concisa para o enriquecimento cognitivo dos educandos formulando ações que desenvolvam as experiências trabalhadas dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento dos alunos e suas vivências. O presente estudo desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica qualitativa em artigos científicos, periódicos e em alguns autores que discorrem sobre o tema e a pesquisa de campo por meio de questionário apresentado aos professores e alunos.