O lúdico na prática pedagógica na educação infantil
O presente artigo traz como temática “o lúdico na prática pedagógica na educação infantil” na contextualização, através dos instrumentos que norteiam a construção do conhecimento do educando, a partir dos pressupostos que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais no processo ensino-apr...
Autor principal: | Camargo, Sandra Regina |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20586 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-205862020-11-24T14:02:55Z O lúdico na prática pedagógica na educação infantil Camargo, Sandra Regina Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso Jogos educativos Brincadeiras Ensino criativo Educational games Play Creative teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO O presente artigo traz como temática “o lúdico na prática pedagógica na educação infantil” na contextualização, através dos instrumentos que norteiam a construção do conhecimento do educando, a partir dos pressupostos que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais no processo ensino-aprendizagem como um todo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal trabalhar do lúdico na prática pedagógica no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento enquanto educando. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica visando trabalhar os assuntos pertinentes para esse entendimento.Sendo assim, a história do brincar, o lúdico na educação infantil, a importância da brincadeira para o aprendizado e outros conteúdos relacionados foram construindo as ideias para o entendimento de que as brincadeiras devem ter objetivos pedagógicos favorecendo toda a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem como um todo tornando o aluno mais participativo. Na concepção de Educação Infantil destaca-se que é através dos jogos lúdicos e das brincadeiras que a criança se insere no processo ensino aprendizagem, portanto, tais atividades contribuem de forma concisa para o enriquecimento cognitivo dos educandos formulando ações que desenvolvam as experiências trabalhadas dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento dos alunos e suas vivências. O presente estudo desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica qualitativa em artigos científicos, periódicos e em alguns autores que discorrem sobre o tema e a pesquisa de campo por meio de questionário apresentado aos professores e alunos. 2020-11-24T14:02:55Z 2020-11-24T14:02:55Z 2015-12-11 specializationThesis CAMARGO, Sandra Regina. o lúdico na prática pedagógica na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Jogos educativos Brincadeiras Ensino criativo Educational games Play Creative teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Jogos educativos Brincadeiras Ensino criativo Educational games Play Creative teaching CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Camargo, Sandra Regina O lúdico na prática pedagógica na educação infantil |
description |
O presente artigo traz como temática “o lúdico na prática pedagógica na educação infantil” na contextualização, através dos instrumentos que norteiam a construção do conhecimento do educando, a partir dos pressupostos que promovem o desenvolvimento das habilidades fundamentais no processo ensino-aprendizagem como um todo. Dessa forma, este estudo tem como objetivo principal trabalhar do lúdico na prática pedagógica no contexto da educação infantil e os reflexos dessa prática em seu desenvolvimento enquanto educando. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica visando trabalhar os assuntos pertinentes para esse entendimento.Sendo assim, a história do brincar, o lúdico na educação infantil, a importância da brincadeira para o aprendizado e outros conteúdos relacionados foram construindo as ideias para o entendimento de que as brincadeiras devem ter objetivos pedagógicos favorecendo toda a prática pedagógica e o processo de ensino-aprendizagem como um todo tornando o aluno mais participativo. Na concepção de Educação Infantil destaca-se que é através dos jogos lúdicos e das brincadeiras que a criança se insere no processo ensino aprendizagem, portanto, tais atividades contribuem de forma concisa para o enriquecimento cognitivo dos educandos formulando ações que desenvolvam as experiências trabalhadas dentro da sala de aula, favorecendo a construção do conhecimento dos alunos e suas vivências. O presente estudo desenvolveu-se através da pesquisa bibliográfica qualitativa em artigos científicos, periódicos e em alguns autores que discorrem sobre o tema e a pesquisa de campo por meio de questionário apresentado aos professores e alunos. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Camargo, Sandra Regina |
author_sort |
Camargo, Sandra Regina |
title |
O lúdico na prática pedagógica na educação infantil |
title_short |
O lúdico na prática pedagógica na educação infantil |
title_full |
O lúdico na prática pedagógica na educação infantil |
title_fullStr |
O lúdico na prática pedagógica na educação infantil |
title_full_unstemmed |
O lúdico na prática pedagógica na educação infantil |
title_sort |
o lúdico na prática pedagógica na educação infantil |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CAMARGO, Sandra Regina. o lúdico na prática pedagógica na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20586 |
_version_ |
1805311356019146752 |
score |
10,814766 |