Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular

The present work had as its theme the teaching-learning process of Biology during High School in Public Education. It was considered the comprehensiveness, interdisciplinarity of contents and the various axes that compose Biology, as well as to investigate possible strategies and didactic modalities...

ver descrição completa

Autor principal: Tonete, Débora Carvalho
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20608
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20608
recordtype dspace
spelling riut-1-206082020-11-24T14:03:46Z Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular Analysis of teaching-learning biology in the final years of basic education, a perspective of the contents of genetics, biochemistry, physiology and cell biology Tonete, Débora Carvalho Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera Sabbi, Larissa de Bortolli Chiamolera Santos, Nelson dos Scherpinski, Neusa Idick Escolas públicas Metodologia Pesquisa Public schools Methodology Research CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO The present work had as its theme the teaching-learning process of Biology during High School in Public Education. It was considered the comprehensiveness, interdisciplinarity of contents and the various axes that compose Biology, as well as to investigate possible strategies and didactic modalities for the approach of this discipline, pointing out the contents considered difficult to learn and challenges. The aim was to identify and punctuate in the subject of Biology the contents of Genetics, Molecular Biology, Cell Biology, Physiology and Biochemistry, which are considered contents difficult to understand for the students of the High School of Public Schools and to seek to present solutions to the problems described by the various researchers thus assisting in the teaching-learning process of this content, as well as allowing teachers to analyze, reflect and discuss the methodologies applied by them, thus providing an enrichment of content about the methodological aspect. O presente trabalho teve como temática o processo de ensino-aprendizagem de Biologia durante o Ensino Médio na Educação Pública. Levou-se em consideração a abrangência, interdisciplinaridade dos conteúdos e os diversos eixos que compõem a Biologia, além de investigar possíveis estratégias e modalidades didáticas para a abordagem dessa disciplina, apontando os conteúdos considerados de difícil aprendizagem e desafios. O objetivo foi identificar e pontuar na disciplina de Biologia os conteúdos de Genética, Biologia Molecular, Biologia Celular, Fisiologia e Bioquímica, os quais são considerados conteúdos de difícil compreensão para os alunos do Ensino Médio de Escolas Públicas e procurar apresentar soluções para os problemas descritos pelos diversos pesquisadores auxiliando assim no processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo, além de permitir aos professores analisar, refletir e discutir acerca das metodologias por eles aplicadas propiciando assim um enriquecimento de conteúdo quanto ao aspecto metodológico. 2020-11-24T14:03:46Z 2020-11-24T14:03:46Z 2018-08-10 specializationThesis TONETE, Débora Carvalho. Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20608 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Escolas públicas
Metodologia
Pesquisa
Public schools
Methodology
Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
spellingShingle Escolas públicas
Metodologia
Pesquisa
Public schools
Methodology
Research
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Tonete, Débora Carvalho
Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
description The present work had as its theme the teaching-learning process of Biology during High School in Public Education. It was considered the comprehensiveness, interdisciplinarity of contents and the various axes that compose Biology, as well as to investigate possible strategies and didactic modalities for the approach of this discipline, pointing out the contents considered difficult to learn and challenges. The aim was to identify and punctuate in the subject of Biology the contents of Genetics, Molecular Biology, Cell Biology, Physiology and Biochemistry, which are considered contents difficult to understand for the students of the High School of Public Schools and to seek to present solutions to the problems described by the various researchers thus assisting in the teaching-learning process of this content, as well as allowing teachers to analyze, reflect and discuss the methodologies applied by them, thus providing an enrichment of content about the methodological aspect.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Tonete, Débora Carvalho
author_sort Tonete, Débora Carvalho
title Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
title_short Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
title_full Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
title_fullStr Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
title_full_unstemmed Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
title_sort analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation TONETE, Débora Carvalho. Analise do ensino-aprendizagem de biologia nos anos finais da educação básica, uma perspectiva dos conteúdos de genética, bioquímica, fisíologia e biologia celular. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20608
_version_ 1805305405894557696
score 10,814766