A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná
This work had as its theme the teaching / learning methodologies and the conception of indigenous childhood, in which it was investigated through the bibliographic review and the application of questionnaires, on which the main methodologies used by indigenous and non-indigenous teachers in the Esco...
Autor principal: | Refatti, Denize |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20622 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206222020-11-24T14:04:24Z A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná The use of teaching / learning methodologies and the conception of indigenous children in the escola estadual indígena Refatti, Denize Winter, Lairton Moacir Winter, Lairton Moacir Nicodem, Maria Fatima Menegazzo Santos, Cidmar Ortiz dos Educação Crianças indígenas Professores Education Indian children Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO This work had as its theme the teaching / learning methodologies and the conception of indigenous childhood, in which it was investigated through the bibliographic review and the application of questionnaires, on which the main methodologies used by indigenous and non-indigenous teachers in the Escola Estadual Indígena. It is understood the indigenous childhood from the Amerindian perspectives that consider the children as complete and autonomous beings. In this sense, it is understood as of fundamental importance the use of methodologies that understand and value the experiences and experiences of indigenous students. Este trabalho teve como temática as metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena, no qual investigou-se através da revisão bibliográfica e da aplicação de questionários, sobre quais as principais metodologias utilizadas pelos professores indígenas e não indígenas numa Escola Estadual Indígena . Compreende-se a infância indígena a partir das perspectivas ameríndias que consideram as crianças como seres completos e autônomos. Nesse sentido, entende-se como de fundamental importância a utilização de metodologias que compreendam e valorizem as experiências e vivências dos alunos indígenas. 2020-11-24T14:04:24Z 2020-11-24T14:04:24Z 2018-07-09 specializationThesis REFATTI, Denize. A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Educação Crianças indígenas Professores Education Indian children Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
spellingShingle |
Educação Crianças indígenas Professores Education Indian children Teachers CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO Refatti, Denize A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná |
description |
This work had as its theme the teaching / learning methodologies and the conception of indigenous childhood, in which it was investigated through the bibliographic review and the application of questionnaires, on which the main methodologies used by indigenous and non-indigenous teachers in the Escola Estadual Indígena. It is understood the indigenous childhood from the Amerindian perspectives that consider the children as complete and autonomous beings. In this sense, it is understood as of fundamental importance the use of methodologies that understand and value the experiences and experiences of indigenous students. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Refatti, Denize |
author_sort |
Refatti, Denize |
title |
A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná |
title_short |
A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná |
title_full |
A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná |
title_fullStr |
A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná |
title_full_unstemmed |
A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná |
title_sort |
utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do paraná |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
REFATTI, Denize. A utilização de metodologias de ensino/aprendizagem e a concepção de infância indígena numa escola estadual indígena do Paraná. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20622 |
_version_ |
1805316942157840384 |
score |
10,814766 |