Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática

A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré...

ver descrição completa

Autor principal: Nunes, Angela Maria
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20668
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20668
recordtype dspace
spelling riut-1-206682020-11-24T14:07:00Z Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática Nunes, Angela Maria Hlenka, Vanessa Hlenka, Vanessa Hlenka, Vanessa Hlenka, Vanessa Estratégias de aprendizagem Cálculo Compreensão Learning strategies Calculus Comprehension CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré-conceito de que os conteúdos matemáticos são difíceis, outras vezes a dificuldade se encontra na forma como os professores ensinam a matemática, frequentemente despejando conteúdos desvinculados de significados ao alunos Estes, por sua vez, não conseguem relaciona-los com sua práticas, pois não conseguem compreende-la. A educação matemática pode ser associada a outras áreas de conhecimento de forma a transpor a teoria para a prática, relacionando-o com outras disciplinas como a música, educação artística, educação física, dentre outras. Pode- se fazer com que o aluno relacione os conteúdos matemáticos com os acontecimentos de seu dia a dia, como as formas geométricas existentes na natureza, nos parques, nas medidas das receitas da culinária, na organização do seu dia. Assim a matemática pode se tornar mais fácil e compreensível, quando se vê onde e como se aplicá- la. 2020-11-24T14:07:00Z 2020-11-24T14:07:00Z 2015-12-11 specializationThesis NUNES, Angela Maria. Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20668 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Estratégias de aprendizagem
Cálculo
Compreensão
Learning strategies
Calculus
Comprehension
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Estratégias de aprendizagem
Cálculo
Compreensão
Learning strategies
Calculus
Comprehension
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Nunes, Angela Maria
Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
description A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré-conceito de que os conteúdos matemáticos são difíceis, outras vezes a dificuldade se encontra na forma como os professores ensinam a matemática, frequentemente despejando conteúdos desvinculados de significados ao alunos Estes, por sua vez, não conseguem relaciona-los com sua práticas, pois não conseguem compreende-la. A educação matemática pode ser associada a outras áreas de conhecimento de forma a transpor a teoria para a prática, relacionando-o com outras disciplinas como a música, educação artística, educação física, dentre outras. Pode- se fazer com que o aluno relacione os conteúdos matemáticos com os acontecimentos de seu dia a dia, como as formas geométricas existentes na natureza, nos parques, nas medidas das receitas da culinária, na organização do seu dia. Assim a matemática pode se tornar mais fácil e compreensível, quando se vê onde e como se aplicá- la.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Nunes, Angela Maria
author_sort Nunes, Angela Maria
title Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
title_short Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
title_full Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
title_fullStr Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
title_full_unstemmed Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
title_sort dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation NUNES, Angela Maria. Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20668
_version_ 1805315176489025536
score 10,814766