Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática
A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré...
Autor principal: | Nunes, Angela Maria |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20668 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20668 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206682020-11-24T14:07:00Z Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática Nunes, Angela Maria Hlenka, Vanessa Hlenka, Vanessa Hlenka, Vanessa Hlenka, Vanessa Estratégias de aprendizagem Cálculo Compreensão Learning strategies Calculus Comprehension CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré-conceito de que os conteúdos matemáticos são difíceis, outras vezes a dificuldade se encontra na forma como os professores ensinam a matemática, frequentemente despejando conteúdos desvinculados de significados ao alunos Estes, por sua vez, não conseguem relaciona-los com sua práticas, pois não conseguem compreende-la. A educação matemática pode ser associada a outras áreas de conhecimento de forma a transpor a teoria para a prática, relacionando-o com outras disciplinas como a música, educação artística, educação física, dentre outras. Pode- se fazer com que o aluno relacione os conteúdos matemáticos com os acontecimentos de seu dia a dia, como as formas geométricas existentes na natureza, nos parques, nas medidas das receitas da culinária, na organização do seu dia. Assim a matemática pode se tornar mais fácil e compreensível, quando se vê onde e como se aplicá- la. 2020-11-24T14:07:00Z 2020-11-24T14:07:00Z 2015-12-11 specializationThesis NUNES, Angela Maria. Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20668 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Estratégias de aprendizagem Cálculo Compreensão Learning strategies Calculus Comprehension CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Estratégias de aprendizagem Cálculo Compreensão Learning strategies Calculus Comprehension CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Nunes, Angela Maria Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática |
description |
A presente pesquisa relaciona algumas das metodologias empregadas em sala de aula no ensino de Matemática, buscando analisar se são realizadas com propósitos, ou apenas como opções teóricas no discurso de ensino e aprendizagem. O fato dos alunos não gostarem de matemática muitas vezes se deve ao pré-conceito de que os conteúdos matemáticos são difíceis, outras vezes a dificuldade se encontra na forma como os professores ensinam a matemática, frequentemente despejando conteúdos desvinculados de significados ao alunos Estes, por sua vez, não conseguem relaciona-los com sua práticas, pois não conseguem compreende-la. A educação matemática pode ser associada a outras áreas de conhecimento de forma a transpor a teoria para a prática, relacionando-o com outras disciplinas como a música, educação artística, educação física, dentre outras. Pode- se fazer com que o aluno relacione os conteúdos matemáticos com os acontecimentos de seu dia a dia, como as formas geométricas existentes na natureza, nos parques, nas medidas das receitas da culinária, na organização do seu dia. Assim a matemática pode se tornar mais fácil e compreensível, quando se vê onde e como se aplicá- la. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Nunes, Angela Maria |
author_sort |
Nunes, Angela Maria |
title |
Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática |
title_short |
Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática |
title_full |
Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática |
title_fullStr |
Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática |
title_sort |
dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
NUNES, Angela Maria. Dificuldades na aprendizagem e metodologias no ensino da matemática. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20668 |
_version_ |
1805315176489025536 |
score |
10,814766 |