A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais

Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseg...

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Autor principal: Ciavolella, Bruno
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674
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Resumo: Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica, amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico- analítico este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO,2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta- se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra dos nada .”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopedia”, vinculada a Secretária Municipal de educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica.