A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseg...
Autor principal: | Ciavolella, Bruno |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20674 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-206742020-11-24T14:07:24Z A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais Ciavolella, Bruno Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Letramento digital Incentivo à leitura Leitura - Desenvolvimento Computer literacy Reading promotion Development reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica, amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico- analítico este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO,2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta- se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra dos nada .”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopedia”, vinculada a Secretária Municipal de educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. 2020-11-24T14:07:24Z 2020-11-24T14:07:24Z 2015-10-30 specializationThesis CIAVOLELLA, Bruno. A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Letramento digital Incentivo à leitura Leitura - Desenvolvimento Computer literacy Reading promotion Development reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
spellingShingle |
Letramento digital Incentivo à leitura Leitura - Desenvolvimento Computer literacy Reading promotion Development reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Ciavolella, Bruno A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
description |
Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica, amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico- analítico este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO,2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta- se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra dos nada .”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopedia”, vinculada a Secretária Municipal de educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Ciavolella, Bruno |
author_sort |
Ciavolella, Bruno |
title |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_short |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_full |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_fullStr |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_full_unstemmed |
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
title_sort |
formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
CIAVOLELLA, Bruno. A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674 |
_version_ |
1805307277455917056 |
score |
10,814766 |