A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais

Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseg...

ver descrição completa

Autor principal: Ciavolella, Bruno
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20674
recordtype dspace
spelling riut-1-206742020-11-24T14:07:24Z A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais Ciavolella, Bruno Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Santos, Nelson dos Letramento digital Incentivo à leitura Leitura - Desenvolvimento Computer literacy Reading promotion Development reading CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica, amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico- analítico este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO,2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta- se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra dos nada .”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopedia”, vinculada a Secretária Municipal de educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica. 2020-11-24T14:07:24Z 2020-11-24T14:07:24Z 2015-10-30 specializationThesis CIAVOLELLA, Bruno. A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Letramento digital
Incentivo à leitura
Leitura - Desenvolvimento
Computer literacy
Reading promotion
Development reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Letramento digital
Incentivo à leitura
Leitura - Desenvolvimento
Computer literacy
Reading promotion
Development reading
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Ciavolella, Bruno
A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
description Este artigo tem por tema a formação do leitor com enfoque na leitura de textos literários. Se a Formação do leitor de literatura por meio dos textos “ditos tradicionais” já é um desafio, essa questão se amplia quando se objetiva discutir as práticas literárias existentes no ciberespaço e, por conseguinte, a possibilidade de sua inserção na prática pedagógica, amparado na abordagem qualitativa de pesquisa de cunho teórico- analítico este artigo tem por objetivo discutir sobre as possibilidades e também as implicações decorrentes de se pensar a formação do leitor por meio de práticas de letramentos literários digitais. Subsidiados nas teorias dos letramentos (STREET, 2003), (ROJO, 2010) e da formação do leitor de literatura (LAJOLO,2004), (JORDÃO, 2011), (ZAPPONE, 2008), (ZILBERMAN, 1988), apresenta- se a análise de uma narrativa digital “A inusitada história do Natal na terra dos nada .”, de Martha Maria Gomes, publicada na plataforma educacional “Educopedia”, vinculada a Secretária Municipal de educação do Rio de Janeiro, bem como reflexões e encaminhamentos metodológicos para o trabalho com este texto em sala de aula. Os resultados ressaltam a necessidade de se adotar uma perspectiva plural de letramentos, articulando as singularidades do letramento literário com as particularidades do letramento digital. Assim, cada vez mais se assenta a necessidade de uma formação transdisciplinar, na qual os conhecimentos necessários para a leitura literária são os exigidos por cada prática de letramento específica.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Ciavolella, Bruno
author_sort Ciavolella, Bruno
title A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_short A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_full A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_fullStr A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_full_unstemmed A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
title_sort formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CIAVOLELLA, Bruno. A formação do leitor de literatura por meio de práticas de letramentos literários digitais. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20674
_version_ 1805307277455917056
score 10,814766