Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa

This paper presents the results of a survey of experience Proposes that the use of the resources journalistic texts that assist in the class room work. This monograph points out the Importance of using the newspaper in English language classes as a teaching resource and may Diversify and streamline...

ver descrição completa

Autor principal: Lima, Iara da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20754
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20754
recordtype dspace
spelling riut-1-207542020-11-24T14:13:52Z Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa Lima, Iara da Silva Santos, Nelson dos Ensino - Metodologia Leitura de jornais Ensino - Meios auxiliares Teaching - Methodology Newspaper reading Teaching - Aids and devices Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This paper presents the results of a survey of experience Proposes that the use of the resources journalistic texts that assist in the class room work. This monograph points out the Importance of using the newspaper in English language classes as a teaching resource and may Diversify and streamline classes Facilitating the teaching-learning process. The research also Aimed to understand the challenge of the teacher in choosing the most attractive methods for discipline. The research is descriptive, so that one could understand the object of study, we used to study on the use of journalistic genres in school, as well as field research, literature and through the network of internet. For such, this research was built from the referential Suassuna (1995), Freinet (1987), Marcuchi (2002), Faria (1989), among others. Aiming to support the achievement of this research was Conducted, in addition to literature review, field research. O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa com experiência que propõe o uso de textos jornalísticos como recursos que auxiliam o trabalho em sala de aula. Esta monografia aponta a importância do uso do jornal nas aulas de língua portuguesa, como recurso didático, podendo diversificar e dinamizar as aulas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa também visou compreender o desafio do professor na escolha de métodos mais atrativos para a disciplina. A pesquisa é descritiva e, para que se pudesse compreender o objeto de estudo, recorreu-se ao estudo sobre o uso de gêneros jornalísticos na escola, bem como pesquisas de campo, bibliográficas e por meio da rede de internet. Para tal, essa investigação se construiu a partir dos referenciais de Suassuna (1995), Freinet (1987), Marcuchi (2002), Faria (1989), entre outros autores. Visando fundamentar a realização da presente pesquisa, foi realizada, além da revisão bibliográfica, uma pesquisa de campo. 2020-11-24T14:13:51Z 2020-11-24T14:13:51Z 2013-04-05 specializationThesis LIMA, Iara da Silva. Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20754 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Leitura de jornais
Ensino - Meios auxiliares
Teaching - Methodology
Newspaper reading
Teaching - Aids and devices
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino - Metodologia
Leitura de jornais
Ensino - Meios auxiliares
Teaching - Methodology
Newspaper reading
Teaching - Aids and devices
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Lima, Iara da Silva
Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
description This paper presents the results of a survey of experience Proposes that the use of the resources journalistic texts that assist in the class room work. This monograph points out the Importance of using the newspaper in English language classes as a teaching resource and may Diversify and streamline classes Facilitating the teaching-learning process. The research also Aimed to understand the challenge of the teacher in choosing the most attractive methods for discipline. The research is descriptive, so that one could understand the object of study, we used to study on the use of journalistic genres in school, as well as field research, literature and through the network of internet. For such, this research was built from the referential Suassuna (1995), Freinet (1987), Marcuchi (2002), Faria (1989), among others. Aiming to support the achievement of this research was Conducted, in addition to literature review, field research.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Lima, Iara da Silva
author_sort Lima, Iara da Silva
title Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
title_short Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
title_full Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
title_fullStr Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
title_full_unstemmed Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
title_sort uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation LIMA, Iara da Silva. Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20754
_version_ 1805305408527532032
score 10,814766