A importância da psicomotricidade na educação infantil

This monograph is bibliographical, where he studies the importance of motor skills in kindergarten. Specifically demonstrates the importance of the movement to advance the development of the school, both for children with learning difficulties and to improve and help the literacy process of children...

ver descrição completa

Autor principal: Fontana, Cleide Madalena
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20765
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20765
recordtype dspace
spelling riut-1-207652020-11-24T14:14:56Z A importância da psicomotricidade na educação infantil Fontana, Cleide Madalena Del Monego, Maurici Luzia Charnevski Psicologia do movimento Capacidade motora em crianças Alfabetização Movement, Psychology of Motor ability in children Literacy Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This monograph is bibliographical, where he studies the importance of motor skills in kindergarten. Specifically demonstrates the importance of the movement to advance the development of the school, both for children with learning difficulties and to improve and help the literacy process of children attending preschool. Exposes how the Psychomotor Education and Reeducation Psychomotor function when it comes to improving school performance and child, and also specifically defines the psychomotor development in children aged 0 to 5 years. For this purpose, will be used books and scientific articles whose theme involves psychomotor, psychology, physical education and pedagogy in order to scientifically support the theme. Will be addressed in the theoretical basis for the importance of psychomotor child in kindergarten; definition of psychomotor and its basic elements, child development at the stage of zero to five years, the contributions of psychomotor Child Education in schools and what is the role school in the development of motor skills and also how psychomotor disturbances may result in school failure. Esta monografia é de natureza bibliográfica, onde estuda a importância da psicomotricidade na Educação Infantil. Especificamente demonstra a importância do movimento para o desenvolvimento do avanço na escola, tanto para a criança com dificuldades de aprendizagem quanto para melhorar e ajudar no processo de alfabetização de crianças que frequentam a escola infantil. Expõe como a Educação Psicomotora e Reeducação Psicomotora funcionam quando se trata de melhorar o rendimento escolar e infantil, e define também especificamente o desenvolvimento psicomotor em crianças de 0 a 5 anos. Para tanto, foram utilizados livros e artigos científicos cujo tema envolve a psicomotricidade, psicologia, educação física e pedagogia, a fim de embasar cientificamente o tema proposto. Foi abordada na fundamentação teórica a importância da psicomotricidade para criança na Educação Infantil; a definição da psicomotricidade e seus elementos básicos; o desenvolvimento da criança na fase de zero a cinco anos; as contribuições da psicomotricidade nas escolas de Educação Infantil e qual é o papel da escola no desenvolvimento da psicomotricidade e também sobre como as perturbações psicomotoras podem resultar em fracasso escolar. 2020-11-24T14:14:55Z 2020-11-24T14:14:55Z 2013-04-03 specializationThesis FONTANA, Cleide Madalena. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2012. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20765 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Psicologia do movimento
Capacidade motora em crianças
Alfabetização
Movement, Psychology of
Motor ability in children
Literacy
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Psicologia do movimento
Capacidade motora em crianças
Alfabetização
Movement, Psychology of
Motor ability in children
Literacy
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Fontana, Cleide Madalena
A importância da psicomotricidade na educação infantil
description This monograph is bibliographical, where he studies the importance of motor skills in kindergarten. Specifically demonstrates the importance of the movement to advance the development of the school, both for children with learning difficulties and to improve and help the literacy process of children attending preschool. Exposes how the Psychomotor Education and Reeducation Psychomotor function when it comes to improving school performance and child, and also specifically defines the psychomotor development in children aged 0 to 5 years. For this purpose, will be used books and scientific articles whose theme involves psychomotor, psychology, physical education and pedagogy in order to scientifically support the theme. Will be addressed in the theoretical basis for the importance of psychomotor child in kindergarten; definition of psychomotor and its basic elements, child development at the stage of zero to five years, the contributions of psychomotor Child Education in schools and what is the role school in the development of motor skills and also how psychomotor disturbances may result in school failure.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Fontana, Cleide Madalena
author_sort Fontana, Cleide Madalena
title A importância da psicomotricidade na educação infantil
title_short A importância da psicomotricidade na educação infantil
title_full A importância da psicomotricidade na educação infantil
title_fullStr A importância da psicomotricidade na educação infantil
title_full_unstemmed A importância da psicomotricidade na educação infantil
title_sort importância da psicomotricidade na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FONTANA, Cleide Madalena. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2012. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20765
_version_ 1805307280095182848
score 10,814766