Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto

This paper will present, from the design language of social interaction, the existing reading strategies that the Portuguese language teacher can use in their classrooms to motivate and guide students to become, in fact, competent readers in different social spheres. Whose objectives were to researc...

ver descrição completa

Autor principal: Farfus, Verônica Socorro
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20767
recordtype dspace
spelling riut-1-207672020-11-24T14:15:08Z Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto Farfus, Verônica Socorro Santos, Nelson dos Ensino - Metodologia Leitura - Desenvolvimento Compreensão na leitura Teaching - Methodology Development reading Reading comprehension Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This paper will present, from the design language of social interaction, the existing reading strategies that the Portuguese language teacher can use in their classrooms to motivate and guide students to become, in fact, competent readers in different social spheres. Whose objectives were to research, investigate and analyze these strategies through a literature search based on the following theoretical; Isabel Solé, Ingedore Koch, and Vilson Leffa Renilson Menegassi. The methodology is based on reading books related to teaching reading strategy and also in reading articles highlighting experiences on teaching and learning of reading. The results show a growing number of writers and teachers who are concerned about teaching reading strategies appropriate in the classroom to form competent readers. O presente trabalho apresenta, a partir da concepção sóciointeracionista de linguagem, as estratégias de leitura existentes que o professor de língua portuguesa pode usar em suas aulas para motivar e orientar seus alunos para se tornarem, de fato, leitores competentes nas diferentes esferas sociais. Os objetivos deste trabalho monográfico foram: pesquisar, investigar e analisar tais estratégias através de uma pesquisa bibliográfica tendo como base os seguintes teóricos; Isabel Solé, Ingedore Koch, Vilson Leffa e Renilson Menegassi. A metodologia empregada está baseada na leitura de livros relacionados ao ensino de estratégia de leitura e também na leitura de artigos que destacam experiências sobre ensino-aprendizagem de leitura. Os resultados apontam um crescente número de escritores e professores que estão preocupados com ensino de estratégias de leitura adequadas em sala de aula para que se formem leitores competentes. 2020-11-24T14:15:07Z 2020-11-24T14:15:07Z 2013-04-02 specializationThesis FARFUS, Verônica Socorro. Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto. 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Leitura - Desenvolvimento
Compreensão na leitura
Teaching - Methodology
Development reading
Reading comprehension
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino - Metodologia
Leitura - Desenvolvimento
Compreensão na leitura
Teaching - Methodology
Development reading
Reading comprehension
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Farfus, Verônica Socorro
Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
description This paper will present, from the design language of social interaction, the existing reading strategies that the Portuguese language teacher can use in their classrooms to motivate and guide students to become, in fact, competent readers in different social spheres. Whose objectives were to research, investigate and analyze these strategies through a literature search based on the following theoretical; Isabel Solé, Ingedore Koch, and Vilson Leffa Renilson Menegassi. The methodology is based on reading books related to teaching reading strategy and also in reading articles highlighting experiences on teaching and learning of reading. The results show a growing number of writers and teachers who are concerned about teaching reading strategies appropriate in the classroom to form competent readers.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Farfus, Verônica Socorro
author_sort Farfus, Verônica Socorro
title Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
title_short Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
title_full Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
title_fullStr Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
title_full_unstemmed Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
title_sort estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation FARFUS, Verônica Socorro. Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto. 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767
_version_ 1805318658305556480
score 10,814766