Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto
This paper will present, from the design language of social interaction, the existing reading strategies that the Portuguese language teacher can use in their classrooms to motivate and guide students to become, in fact, competent readers in different social spheres. Whose objectives were to researc...
Autor principal: | Farfus, Verônica Socorro |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20767 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-207672020-11-24T14:15:08Z Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto Farfus, Verônica Socorro Santos, Nelson dos Ensino - Metodologia Leitura - Desenvolvimento Compreensão na leitura Teaching - Methodology Development reading Reading comprehension Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This paper will present, from the design language of social interaction, the existing reading strategies that the Portuguese language teacher can use in their classrooms to motivate and guide students to become, in fact, competent readers in different social spheres. Whose objectives were to research, investigate and analyze these strategies through a literature search based on the following theoretical; Isabel Solé, Ingedore Koch, and Vilson Leffa Renilson Menegassi. The methodology is based on reading books related to teaching reading strategy and also in reading articles highlighting experiences on teaching and learning of reading. The results show a growing number of writers and teachers who are concerned about teaching reading strategies appropriate in the classroom to form competent readers. O presente trabalho apresenta, a partir da concepção sóciointeracionista de linguagem, as estratégias de leitura existentes que o professor de língua portuguesa pode usar em suas aulas para motivar e orientar seus alunos para se tornarem, de fato, leitores competentes nas diferentes esferas sociais. Os objetivos deste trabalho monográfico foram: pesquisar, investigar e analisar tais estratégias através de uma pesquisa bibliográfica tendo como base os seguintes teóricos; Isabel Solé, Ingedore Koch, Vilson Leffa e Renilson Menegassi. A metodologia empregada está baseada na leitura de livros relacionados ao ensino de estratégia de leitura e também na leitura de artigos que destacam experiências sobre ensino-aprendizagem de leitura. Os resultados apontam um crescente número de escritores e professores que estão preocupados com ensino de estratégias de leitura adequadas em sala de aula para que se formem leitores competentes. 2020-11-24T14:15:07Z 2020-11-24T14:15:07Z 2013-04-02 specializationThesis FARFUS, Verônica Socorro. Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto. 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Ensino - Metodologia Leitura - Desenvolvimento Compreensão na leitura Teaching - Methodology Development reading Reading comprehension Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
spellingShingle |
Ensino - Metodologia Leitura - Desenvolvimento Compreensão na leitura Teaching - Methodology Development reading Reading comprehension Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Farfus, Verônica Socorro Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto |
description |
This paper will present, from the design language of social interaction, the existing reading strategies that the Portuguese language teacher can use in their classrooms to motivate and guide students to become, in fact, competent readers in different social spheres. Whose objectives were to research, investigate and analyze these strategies through a literature search based on the following theoretical; Isabel Solé, Ingedore Koch, and Vilson Leffa Renilson Menegassi. The methodology is based on reading books related to teaching reading strategy and also in reading articles highlighting experiences on teaching and learning of reading. The results show a growing number of writers and teachers who are concerned about teaching reading strategies appropriate in the classroom to form competent readers. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Farfus, Verônica Socorro |
author_sort |
Farfus, Verônica Socorro |
title |
Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto |
title_short |
Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto |
title_full |
Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto |
title_fullStr |
Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto |
title_full_unstemmed |
Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto |
title_sort |
estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
FARFUS, Verônica Socorro. Estrátegias de leitura nas aulas de língua portuguesa: compreendendo o sentido do texto. 2013. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20767 |
_version_ |
1805318658305556480 |
score |
10,814766 |