A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem

This work was as subject to verification and investigation how the teachers have been used the science experiments inside the classroom, and how teachers plan their lessons these experiences and build their planning in order to impart knowledge and to seek better learning the content covered. With t...

ver descrição completa

Autor principal: Souza, Alessandra Cardosina de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20786
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20786
recordtype dspace
spelling riut-1-207862020-11-24T14:17:06Z A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem Souza, Alessandra Cardosina de Bortoli, Marlene Magnoni Ensino - Meios auxiliares Ciência - Estudo e ensino Aprendizagem experimental Teaching - Aids and devices Science - Study and teaching Experiential learning Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work was as subject to verification and investigation how the teachers have been used the science experiments inside the classroom, and how teachers plan their lessons these experiences and build their planning in order to impart knowledge and to seek better learning the content covered. With the use of resources, classes become differentiated and attractive, giving them a more dynamic and enjoyable. Practical classes’ thoughtful help much in understanding the content and the acquisition of knowledge in science, the teacher must seek alternatives for implementing these experiments, what happens is that most public schools do not have adequate laboratory, so the teacher must perform experiments in the classroom. The research was conducted in the city of Francisco Alves, state of Paraná, with the participation of teachers of Sciences in the Elementary School II. The search of information was conducted through a questionnaire and the results of the research showed that teachers use teaching practices in teaching and learning process, noting that they can assist in student learning. Through a literature review and field research, we investigated the entire relationship between theory and practice. Este trabalho teve como objetivo verificar e investigar as formas de como têm sido utilizadas experiências de ciências dentro da sala de aula, e de que maneira estes professores preparam suas aulas práticas, como elaboram seus planejamentos, bem como, busca possíveis melhorias no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos abordados. Com o uso de aulas expositivas experimentais, as aulas podem tornar-se diferenciadas e atraentes, proporcionando um processo mais dinâmico e prazeroso. As aulas práticas bem planejadas ajudam muito na compreensão dos conteúdos e na aquisição do conhecimento em ciências, o professor deve buscar alternativas para aplicação desses experimentos, o que acontece é que a maioria das escolas públicas não possui laboratório adequado, assim, o professor deve realizar os experimentos dentro da sala de aula. A pesquisa foi realizada no município de Francisco Alves, estado do Paraná, com a participação de professores da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II. A coleta de dados foi efetuada mediante a aplicação de questionário e os resultados da pesquisa demonstraram que os professores utilizam aulas práticas no processo de ensino aprendizagem, destacando que elas podem auxiliar na aprendizagem dos alunos. Com auxílio de levantamento bibliográfico e de pesquisa de campo, investigou-se a relação entre a teoria e a prática. 2020-11-24T14:17:05Z 2020-11-24T14:17:05Z 2013-04-02 specializationThesis SOUZA, Alessandra Cardosina de. A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20786 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Meios auxiliares
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Teaching - Aids and devices
Science - Study and teaching
Experiential learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino - Meios auxiliares
Ciência - Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Teaching - Aids and devices
Science - Study and teaching
Experiential learning
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Souza, Alessandra Cardosina de
A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
description This work was as subject to verification and investigation how the teachers have been used the science experiments inside the classroom, and how teachers plan their lessons these experiences and build their planning in order to impart knowledge and to seek better learning the content covered. With the use of resources, classes become differentiated and attractive, giving them a more dynamic and enjoyable. Practical classes’ thoughtful help much in understanding the content and the acquisition of knowledge in science, the teacher must seek alternatives for implementing these experiments, what happens is that most public schools do not have adequate laboratory, so the teacher must perform experiments in the classroom. The research was conducted in the city of Francisco Alves, state of Paraná, with the participation of teachers of Sciences in the Elementary School II. The search of information was conducted through a questionnaire and the results of the research showed that teachers use teaching practices in teaching and learning process, noting that they can assist in student learning. Through a literature review and field research, we investigated the entire relationship between theory and practice.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Souza, Alessandra Cardosina de
author_sort Souza, Alessandra Cardosina de
title A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
title_short A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
title_full A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
title_fullStr A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
title_full_unstemmed A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
title_sort experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SOUZA, Alessandra Cardosina de. A experimentação no ensino de ciências: importância das aulas práticas no processo de ensino aprendizagem. 2013. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20786
_version_ 1805308800462225408
score 10,814766