A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
Such work aims to address the methodology of the evaluation process of cognitive development in early childhood education. Exhibiting the best way to understand the assessment process and the methodologies, highlighting the importance of children's cognitive development and emphasizing Vygotsky...
Autor principal: | Segura, Malvina da Silva |
---|---|
Formato: | Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
Idioma: | Português |
Publicado em: |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
2020
|
Assuntos: | |
Acesso em linha: |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
riut-1-20790 |
---|---|
recordtype |
dspace |
spelling |
riut-1-207902020-11-24T14:17:31Z A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação Segura, Malvina da Silva Almeida, Shiderlene Vieira de Avaliação educacional Educação de crianças Professores - Avaliação Education - Evaluation Early childhood education Teachers - Rating of Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Such work aims to address the methodology of the evaluation process of cognitive development in early childhood education. Exhibiting the best way to understand the assessment process and the methodologies, highlighting the importance of children's cognitive development and emphasizing Vygotsky's theory as a scholar who has analyzed the development of children accurately, highlighting the role of the teacher as primary and essential training and assessment of children. After demonstrating aspects of evaluation in the context of early childhood education and its importance, a brief history of early childhood education in Brazil, the relationship of child development with the characteristics of evaluation and consideration by the teacher's work, certain characteristics are discussed after the process evaluation and suggestions for the implementation of assessment: portfolios, tests, peer review, through self-assessment and interview, based on literature search for both. O referido trabalho tem como objetivo abordar a metodologia do processo avaliativo do desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil. Expõe a melhor forma de compreender o processo de avaliação e as suas metodologias, destacando a importância do desenvolvimento cognitivo das crianças e enfatizando a teoria de Vygotsky como um estudioso que analisou o desenvolvimento das crianças de forma precisa, destacando o papel do professor como primordial e essencial à formação e à avaliação das crianças. Após demonstrar aspectos da avaliação no contexto da Educação Infantil assim como sua importância, um breve histórico da Educação Infantil no Brasil, a relação do desenvolvimento infantil com as características da avaliação e a sua consideração mediante o trabalho do professor, após são abordadas determinadas características do processo avaliativo e sugestões para a aplicação da avaliação: portfólios, provas, avaliação por colegas, por meio de autoavaliação e por entrevista, baseando-se para tanto em pesquisa bibliográfica. 2020-11-24T14:17:31Z 2020-11-24T14:17:31Z 2013-04-22 specializationThesis SEGURA, Malvina da Silva. A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira |
institution |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
collection |
RIUT |
language |
Português |
topic |
Avaliação educacional Educação de crianças Professores - Avaliação Education - Evaluation Early childhood education Teachers - Rating of Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
spellingShingle |
Avaliação educacional Educação de crianças Professores - Avaliação Education - Evaluation Early childhood education Teachers - Rating of Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Segura, Malvina da Silva A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação |
description |
Such work aims to address the methodology of the evaluation process of cognitive development in early childhood education. Exhibiting the best way to understand the assessment process and the methodologies, highlighting the importance of children's cognitive development and emphasizing Vygotsky's theory as a scholar who has analyzed the development of children accurately, highlighting the role of the teacher as primary and essential training and assessment of children. After demonstrating aspects of evaluation in the context of early childhood education and its importance, a brief history of early childhood education in Brazil, the relationship of child development with the characteristics of evaluation and consideration by the teacher's work, certain characteristics are discussed after the process evaluation and suggestions for the implementation of assessment: portfolios, tests, peer review, through self-assessment and interview, based on literature search for both. |
format |
Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) |
author |
Segura, Malvina da Silva |
author_sort |
Segura, Malvina da Silva |
title |
A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação |
title_short |
A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação |
title_full |
A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação |
title_fullStr |
A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação |
title_full_unstemmed |
A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação |
title_sort |
importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação |
publisher |
Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
publishDate |
2020 |
citation |
SEGURA, Malvina da Silva. A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. |
url |
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790 |
_version_ |
1805312660263141376 |
score |
10,814766 |