A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação

Such work aims to address the methodology of the evaluation process of cognitive development in early childhood education. Exhibiting the best way to understand the assessment process and the methodologies, highlighting the importance of children's cognitive development and emphasizing Vygotsky...

ver descrição completa

Autor principal: Segura, Malvina da Silva
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20790
recordtype dspace
spelling riut-1-207902020-11-24T14:17:31Z A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação Segura, Malvina da Silva Almeida, Shiderlene Vieira de Avaliação educacional Educação de crianças Professores - Avaliação Education - Evaluation Early childhood education Teachers - Rating of Educação: Métodos e Técnicas de Ensino Such work aims to address the methodology of the evaluation process of cognitive development in early childhood education. Exhibiting the best way to understand the assessment process and the methodologies, highlighting the importance of children's cognitive development and emphasizing Vygotsky's theory as a scholar who has analyzed the development of children accurately, highlighting the role of the teacher as primary and essential training and assessment of children. After demonstrating aspects of evaluation in the context of early childhood education and its importance, a brief history of early childhood education in Brazil, the relationship of child development with the characteristics of evaluation and consideration by the teacher's work, certain characteristics are discussed after the process evaluation and suggestions for the implementation of assessment: portfolios, tests, peer review, through self-assessment and interview, based on literature search for both. O referido trabalho tem como objetivo abordar a metodologia do processo avaliativo do desenvolvimento cognitivo na Educação Infantil. Expõe a melhor forma de compreender o processo de avaliação e as suas metodologias, destacando a importância do desenvolvimento cognitivo das crianças e enfatizando a teoria de Vygotsky como um estudioso que analisou o desenvolvimento das crianças de forma precisa, destacando o papel do professor como primordial e essencial à formação e à avaliação das crianças. Após demonstrar aspectos da avaliação no contexto da Educação Infantil assim como sua importância, um breve histórico da Educação Infantil no Brasil, a relação do desenvolvimento infantil com as características da avaliação e a sua consideração mediante o trabalho do professor, após são abordadas determinadas características do processo avaliativo e sugestões para a aplicação da avaliação: portfólios, provas, avaliação por colegas, por meio de autoavaliação e por entrevista, baseando-se para tanto em pesquisa bibliográfica. 2020-11-24T14:17:31Z 2020-11-24T14:17:31Z 2013-04-22 specializationThesis SEGURA, Malvina da Silva. A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Avaliação educacional
Educação de crianças
Professores - Avaliação
Education - Evaluation
Early childhood education
Teachers - Rating of
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Avaliação educacional
Educação de crianças
Professores - Avaliação
Education - Evaluation
Early childhood education
Teachers - Rating of
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Segura, Malvina da Silva
A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
description Such work aims to address the methodology of the evaluation process of cognitive development in early childhood education. Exhibiting the best way to understand the assessment process and the methodologies, highlighting the importance of children's cognitive development and emphasizing Vygotsky's theory as a scholar who has analyzed the development of children accurately, highlighting the role of the teacher as primary and essential training and assessment of children. After demonstrating aspects of evaluation in the context of early childhood education and its importance, a brief history of early childhood education in Brazil, the relationship of child development with the characteristics of evaluation and consideration by the teacher's work, certain characteristics are discussed after the process evaluation and suggestions for the implementation of assessment: portfolios, tests, peer review, through self-assessment and interview, based on literature search for both.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Segura, Malvina da Silva
author_sort Segura, Malvina da Silva
title A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
title_short A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
title_full A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
title_fullStr A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
title_full_unstemmed A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
title_sort importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SEGURA, Malvina da Silva. A importância da metodologia de avaliação do desenvolvimento cognitivo na educação. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20790
_version_ 1805312660263141376
score 10,814766