Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças

This study was to analyze the thematic importance of playfulness in the teaching and learning of children in early childhood education process, because the play allows the child to learn to deal with emotions, balance your stress, from their cultural world, building their individuality. The work was...

ver descrição completa

Autor principal: Mendes, Fabíola Maria de Souza
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20798
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20798
recordtype dspace
spelling riut-1-207982020-11-24T14:18:24Z Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças Mendes, Fabíola Maria de Souza Hellmann, Liliane Educação afetiva Educação de crianças Brincadeiras Affective education Early childhood education Play Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This study was to analyze the thematic importance of playfulness in the teaching and learning of children in early childhood education process, because the play allows the child to learn to deal with emotions, balance your stress, from their cultural world, building their individuality. The work was developed with the aid of field research in exploratory, qualitative and bibliographical. We interviewed ten teachers who work in one of Child Education Centers Network municipal teaching New London, aiming at the survey data to identify the conception of playfulness and how this work is developed in the classroom. Given these data, a literature search was performed on websites, journals, articles and books, seeking theoretical foundation, knowledge and understanding of these issues. The results were tabulated, analyzed and presented in tabular form and discussion of the data collected. Working with the playfulness is an indispensable tool for teaching practice and the development of the child instrument, but it is necessary to point out that this practice is done in a limited way and that being so, there is a contradiction presented in the responses of teachers as theory and practice in the classroom of play activities. Este trabalho teve como temática analisar a importância da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem da criança na educação infantil, pois o brincar permite a criança aprender a lidar com as emoções, equilibrar suas tensões, provenientes de seu mundo cultural, construindo sua individualidade. O trabalho foi desenvolvido com auxílio de pesquisa de campo, em caráter exploratório, qualitativo e bibliográfico. Entrevistou se dez professores que atuam em um dos Centros de Educação Infantil da rede de ensino municipal de Nova Londrina, visando o levantamento de dados para a identificação da concepção sobre a ludicidade e como é desenvolvido esse trabalho na sala de aula. Diante de tais dados, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em sites, revistas, artigos e livros, buscando a fundamentação teórica, conhecimento e entendimento dessas questões. Os resultados foram tabulados, analisados e apresentados em forma de tabela e discussão sobre os dados levantados. O trabalho com a ludicidade é um instrumento indispensável para a prática pedagógica e para o desenvolvimento integral da criança, porém faz se necessário destacar que essa prática é feita de forma limitada e que sendo assim, há uma contradição apresentada nas respostas dos professores quanto a teoria e a prática em sala de aula das atividades lúdicas. 2020-11-24T14:18:24Z 2020-11-24T14:18:24Z 2014-03-26 specializationThesis MENDES, Fabíola Maria de Souza. Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20798 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Educação afetiva
Educação de crianças
Brincadeiras
Affective education
Early childhood education
Play
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Educação afetiva
Educação de crianças
Brincadeiras
Affective education
Early childhood education
Play
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Mendes, Fabíola Maria de Souza
Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças
description This study was to analyze the thematic importance of playfulness in the teaching and learning of children in early childhood education process, because the play allows the child to learn to deal with emotions, balance your stress, from their cultural world, building their individuality. The work was developed with the aid of field research in exploratory, qualitative and bibliographical. We interviewed ten teachers who work in one of Child Education Centers Network municipal teaching New London, aiming at the survey data to identify the conception of playfulness and how this work is developed in the classroom. Given these data, a literature search was performed on websites, journals, articles and books, seeking theoretical foundation, knowledge and understanding of these issues. The results were tabulated, analyzed and presented in tabular form and discussion of the data collected. Working with the playfulness is an indispensable tool for teaching practice and the development of the child instrument, but it is necessary to point out that this practice is done in a limited way and that being so, there is a contradiction presented in the responses of teachers as theory and practice in the classroom of play activities.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Mendes, Fabíola Maria de Souza
author_sort Mendes, Fabíola Maria de Souza
title Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças
title_short Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças
title_full Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças
title_fullStr Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças
title_full_unstemmed Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças
title_sort brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation MENDES, Fabíola Maria de Souza. Brincar e aprender: a importância do lúdico para as crianças. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20798
_version_ 1805305937611718656
score 10,814766