Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização

Currently, psychomotor education has been emphasized in schools and pre-schools, clubs, recreation spaces etc. A psychomotor comes as a support mechanism for cognitive development causing the child naturally and spontaneously come to dominate the own body and gain voluntary movement as it grows. Edu...

ver descrição completa

Autor principal: Silveira, Rafael Amorim
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20806
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20806
recordtype dspace
spelling riut-1-208062020-11-24T14:19:18Z Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização Silveira, Rafael Amorim Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Capacidade motora Aptidão Crianças - Desenvolvimento Motor ability Ability Child development CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO Currently, psychomotor education has been emphasized in schools and pre-schools, clubs, recreation spaces etc. A psychomotor comes as a support mechanism for cognitive development causing the child naturally and spontaneously come to dominate the own body and gain voluntary movement as it grows. Education will only be complete if it is global, that is held in such a way that you understand all of the child, based on a body approach, which seeks to show the importance of creativity, contact, relation, freedom of playing in a development harmonic. Through play, the fun, games and movement, the child lives his fantasy, it becomes later a capable and accomplished adult. Physical education has much to contribute in this regard, because it has to promote activities that enhance these characteristics mentioned above; working alongside these actions, respecting the child’s physiological constitution progress and assisting this process. Work is a cross-sectional study of descriptive character. It aims to expand the possibilities of meaningful use gestures and body postures, thus developing also human movement, as it is more than simple body displacement in space. Atualmente, a educação psicomotora vem sendo enfatizada em instituições escolares e pré- escolares, clubes, espaços de recreação etc. A psicomotricidade vem como um mecanismo de ajuda para o desenvolvimento cognitivo fazendo com que a criança de forma natural e espontânea venha a dominar o próprio corpo e adquirir movimentos voluntários à medida que cresce. A educação só será completa se for global, isto é, realizada de tal forma que compreenda o todo da criança, com base numa abordagem corporal, que procura mostrar a importância da criatividade, do contato, da relação, da liberdade do brincar em um desenvolvimento harmônico. Através do brinquedo, da brincadeira, dos jogos e do movimento, que a criança vive a sua fantasia, torna-se mais tarde um adulto capaz e realizado. A educação física tem muito a contribuir nesse aspecto, porque tem como promover atividades que aprimorem essas características citadas acima; trabalhando paralelamente essas ações, respeitando o progresso da constituição fisiológica da criança e auxiliando esse processo. O trabalho é um estudo transversal de caráter descritivo. Tem como objetivo ampliar as possibilidades do uso significativo de gestos e posturas corporais, desenvolvendo assim, também o movimento humano, pois ele é mais do que simples deslocamento do corpo no espaço. 2020-11-24T14:19:18Z 2020-11-24T14:19:18Z 2015-12-10 specializationThesis SILVEIRA, Rafael Amorim. Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20806 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Capacidade motora
Aptidão
Crianças - Desenvolvimento
Motor ability
Ability
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Capacidade motora
Aptidão
Crianças - Desenvolvimento
Motor ability
Ability
Child development
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Silveira, Rafael Amorim
Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização
description Currently, psychomotor education has been emphasized in schools and pre-schools, clubs, recreation spaces etc. A psychomotor comes as a support mechanism for cognitive development causing the child naturally and spontaneously come to dominate the own body and gain voluntary movement as it grows. Education will only be complete if it is global, that is held in such a way that you understand all of the child, based on a body approach, which seeks to show the importance of creativity, contact, relation, freedom of playing in a development harmonic. Through play, the fun, games and movement, the child lives his fantasy, it becomes later a capable and accomplished adult. Physical education has much to contribute in this regard, because it has to promote activities that enhance these characteristics mentioned above; working alongside these actions, respecting the child’s physiological constitution progress and assisting this process. Work is a cross-sectional study of descriptive character. It aims to expand the possibilities of meaningful use gestures and body postures, thus developing also human movement, as it is more than simple body displacement in space.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silveira, Rafael Amorim
author_sort Silveira, Rafael Amorim
title Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização
title_short Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização
title_full Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização
title_fullStr Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização
title_full_unstemmed Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização
title_sort influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVEIRA, Rafael Amorim. Influencia da atividade psicomotora no aprendizado do aluno na alfabetização. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20806
_version_ 1805300726067363840
score 10,814766