Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná

This work had as its theme the development of children with Down Syndrome through case study to present the skills and capabilities that has a child with this special need education, seeking to understand the process of teaching and learning, by taking basis of a student in a special school located...

ver descrição completa

Autor principal: Romero, Thaís Sartori
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20840
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20840
recordtype dspace
spelling riut-1-208402020-11-24T14:23:28Z Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná Romero, Thaís Sartori Obana, João Enzio Gomes Inclusão escolar Ensino - Metodologia Down, Síndrome de Mainstreaming in education Teaching - Methodology Down syndrome Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work had as its theme the development of children with Down Syndrome through case study to present the skills and capabilities that has a child with this special need education, seeking to understand the process of teaching and learning, by taking basis of a student in a special school located in a city in the extreme northwest of Paraná. The work aims to reflect walks through analysis and cognitive development of individuals with Down syndrome occurs focusing on the value of understanding the characteristics and the importance of identifying suitable for the development of people with Down syndrome family stimuli and teachers working how to properly stimulate the child providing you with a meaningful learning, as access to school should contribute significantly to the process of human development, for it is through it that the bearer of special educational needs is socially integrated from the apprehension of norms and rules that are defined by socio - cultural group, including increasingly family in this mission. Este trabalho teve como temática o desenvolvimento da criança portadora da Síndrome de Down por meio de estudo de caso a fim de apresentar as habilidades e capacidades que possui uma criança com esta necessidade especial educacional, buscando a compreensão de seu processo de ensino aprendizagem, tomando por base um aluno de uma escola especial localizada em uma cidade do extremo noroeste do Paraná. O trabalho ainda busca refletir por meio da análise como ocorre o desenvolvimento cognitivo da pessoa com Síndrome de Down focalizando o valor de compreender as características e identificar a importância dos estímulos adequados para o desenvolvimento da pessoa com Síndrome de Down para a família e aos professores atuantes de como estimular adequadamente essa criança proporcionando-lhe uma aprendizagem significativa, uma vez que o acesso à escola deve contribuir consideravelmente para o processo de desenvolvimento humano, pois é por meio dela que o portador de necessidades educacionais especiais é integrado socialmente, a partir da apreensão das normas e regras que são definidas pelo grupo sócio-cultural, incluindo cada vez mais a família nesta missão. 2020-11-24T14:23:27Z 2020-11-24T14:23:27Z 2014-03-26 specializationThesis ROMERO, Thais Sartori. Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20840 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Inclusão escolar
Ensino - Metodologia
Down, Síndrome de
Mainstreaming in education
Teaching - Methodology
Down syndrome
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Inclusão escolar
Ensino - Metodologia
Down, Síndrome de
Mainstreaming in education
Teaching - Methodology
Down syndrome
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Romero, Thaís Sartori
Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná
description This work had as its theme the development of children with Down Syndrome through case study to present the skills and capabilities that has a child with this special need education, seeking to understand the process of teaching and learning, by taking basis of a student in a special school located in a city in the extreme northwest of Paraná. The work aims to reflect walks through analysis and cognitive development of individuals with Down syndrome occurs focusing on the value of understanding the characteristics and the importance of identifying suitable for the development of people with Down syndrome family stimuli and teachers working how to properly stimulate the child providing you with a meaningful learning, as access to school should contribute significantly to the process of human development, for it is through it that the bearer of special educational needs is socially integrated from the apprehension of norms and rules that are defined by socio - cultural group, including increasingly family in this mission.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Romero, Thaís Sartori
author_sort Romero, Thaís Sartori
title Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná
title_short Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná
title_full Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná
title_fullStr Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná
title_full_unstemmed Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná
title_sort os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do paraná
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ROMERO, Thais Sartori. Os processos de ensino e aprendizagem do aluno com síndrome de down: um estudo no noroeste do Paraná. 2014. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20840
_version_ 1805305410649849856
score 10,814766