O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso

This work had as theme the English Language Teaching in Public Schools in theState of Parana. The study presents the story of the initiation, development and totalspread of the language in the world in times of internet and globalization, as well asthe relation among Brazil, the State of Paraná an...

ver descrição completa

Autor principal: Silva, Alvaro Barbosa da
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20853
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20853
recordtype dspace
spelling riut-1-208532020-11-24T14:25:09Z O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso Silva, Alvaro Barbosa da Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Língua inglesa Linguagem e línguas - Estudo e ensino Aprendizagem English language Language and languages - Study and teaching Learning Educação: Métodos e técnicas de Ensino This work had as theme the English Language Teaching in Public Schools in theState of Parana. The study presents the story of the initiation, development and totalspread of the language in the world in times of internet and globalization, as well asthe relation among Brazil, the State of Paraná and the countries involved in this process. It reflects about the conditions of access and permanence of the English teachers in the state, recruitment conditions, guidelines that must be followed, teaching strategies and the learning of students. The case study evaluated the students from the 6th and 9th years of the elementary school, 3rd year of high school and graduates. The analysis of the data joint with the theoretical framework showedthat the teaching does not follow the expected linearity does not advance significantlyand it continues following political and economic interests. Este trabalho teve como temática o ensino da língua inglesa no Estado do Paraná. O estudo traz a história do início, desenvolvimento e total domínio da língua no mundo em tempos de internet e mundialização, bem como a relação do Brasil e do Paraná com os países sujeitos nesse processo. Reflete sobre as condições de acesso e permanência dos professores de língua inglesa no estado, condições de contratação, diretrizes que devem seguir, estratégias de ensino e o aprendizado dos alunos. A pesquisa de campo avaliou os alunos do 6º e 9º do ensino fundamental, 3º ano do ensino médio e alunos egressos. A análise dos dados juntamente com o referencial teórico mostrou que o ensino não segue a linearidade esperada, não avança significativamente e continua seguindo interesses políticos e econômicos. 2020-11-24T14:25:08Z 2020-11-24T14:25:08Z 2013-12-13 specializationThesis SILVA, Alvaro Barbosa da. O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20853 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Língua inglesa
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Aprendizagem
English language
Language and languages - Study and teaching
Learning
Educação: Métodos e técnicas de Ensino
spellingShingle Língua inglesa
Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Aprendizagem
English language
Language and languages - Study and teaching
Learning
Educação: Métodos e técnicas de Ensino
Silva, Alvaro Barbosa da
O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso
description This work had as theme the English Language Teaching in Public Schools in theState of Parana. The study presents the story of the initiation, development and totalspread of the language in the world in times of internet and globalization, as well asthe relation among Brazil, the State of Paraná and the countries involved in this process. It reflects about the conditions of access and permanence of the English teachers in the state, recruitment conditions, guidelines that must be followed, teaching strategies and the learning of students. The case study evaluated the students from the 6th and 9th years of the elementary school, 3rd year of high school and graduates. The analysis of the data joint with the theoretical framework showedthat the teaching does not follow the expected linearity does not advance significantlyand it continues following political and economic interests.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Silva, Alvaro Barbosa da
author_sort Silva, Alvaro Barbosa da
title O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso
title_short O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso
title_full O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso
title_fullStr O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso
title_full_unstemmed O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso
title_sort o ensino da língua inglesa na escola pública do estado do paraná – um estudo de caso
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation SILVA, Alvaro Barbosa da. O ensino da língua inglesa na escola pública do estado do Paraná – um estudo de caso. 2013. 75 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20853
_version_ 1805319126141370368
score 10,814766