O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia

This work had as its theme the use of technologies in three schools in Foz do Iguaçu. The opinion was collected from fifteen teachers of the disciplines of history and geography, and also two hundred and forty students from elementary and high school. After analyzed from the collected data, it was c...

ver descrição completa

Autor principal: Oliveira, Sesaíde José de
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20885
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20885
recordtype dspace
spelling riut-1-208852020-11-24T14:29:34Z O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia Oliveira, Sesaíde José de Santos, Cidmar Ortiz dos Ensino - Metodologia Tecnologia educacional Geografia - Estudo e ensino História - Estudo e ensino Teaching - Methodology Educational technology Geography - Study and teaching History - Study and teaching Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This work had as its theme the use of technologies in three schools in Foz do Iguaçu. The opinion was collected from fifteen teachers of the disciplines of history and geography, and also two hundred and forty students from elementary and high school. After analyzed from the collected data, it was concluded that students from elementary and high school use some technology resources. They prefer dynamic and diverse classes, and that teachers use pictures not only exphositive class and written exercises. It was concluded that both teachers and students prefer to use Word text editor, but they do not fail to use other programs. And finally it concludes that everyone involved in the school, teachers and students, make good use of technologies. The research method used was case study. Este trabalho teve como temática o uso das tecnologias em três escolas de Foz do Iguaçu, foi coletada a opinião de quinze professores das disciplinas de história e geografia e também de duzentos e quarenta alunos do ensino fundamental e do ensino médio, conclui-se depois de analisados os dados coletados que os alunos do ensino fundamental e do médio utilizam algumas formas de tecnologias, que preferem aulas dinâmicas e diversificadas, que os professores utilizem imagens, que a aula não seja somente falada ou escrita. Verificou-se que tanto professores e alunos preferem utilizar editor de texto MS Word, mas não deixam de utilizar outros programas, enfim conclui-se que todos os envolvidos na escola, professores e alunos fazem bom uso das tecnologias. O método utilizado da pesquisa foi estudo de caso. 2020-11-24T14:29:34Z 2020-11-24T14:29:34Z 2014-03-23 specializationThesis OLIVIERA, Sesaíde José de. O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20885 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Ensino - Metodologia
Tecnologia educacional
Geografia - Estudo e ensino
História - Estudo e ensino
Teaching - Methodology
Educational technology
Geography - Study and teaching
History - Study and teaching
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Ensino - Metodologia
Tecnologia educacional
Geografia - Estudo e ensino
História - Estudo e ensino
Teaching - Methodology
Educational technology
Geography - Study and teaching
History - Study and teaching
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Oliveira, Sesaíde José de
O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia
description This work had as its theme the use of technologies in three schools in Foz do Iguaçu. The opinion was collected from fifteen teachers of the disciplines of history and geography, and also two hundred and forty students from elementary and high school. After analyzed from the collected data, it was concluded that students from elementary and high school use some technology resources. They prefer dynamic and diverse classes, and that teachers use pictures not only exphositive class and written exercises. It was concluded that both teachers and students prefer to use Word text editor, but they do not fail to use other programs. And finally it concludes that everyone involved in the school, teachers and students, make good use of technologies. The research method used was case study.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Oliveira, Sesaíde José de
author_sort Oliveira, Sesaíde José de
title O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia
title_short O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia
title_full O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia
title_fullStr O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia
title_full_unstemmed O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia
title_sort o uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation OLIVIERA, Sesaíde José de. O uso das tecnologias nos anos finais do ensino fundamental e médio nas disciplinas de história e geografia. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20885
_version_ 1805324194741747712
score 10,814766