O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu

The theme of this research was the inclusion of a tool for Information Technology and Communication (ICT) in pedagogical practices daily of Mathematics teacher. For this, the researcher developed a explanatory material to create a blog with educational goals, and after a certain time of application,...

ver descrição completa

Autor principal: Bubiak Junior, Walter
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20891
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20891
recordtype dspace
spelling riut-1-208912020-11-24T14:30:27Z O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu Bubiak Junior, Walter Berghauser, Neron Alípio Cortes Tecnologia educacional Ensino - Meios auxiliares Matemática - Estudo e ensino Ensino audiovisual Educational technology Teaching - Aids and devices Mathematics - Study and teaching Audio-visual education Educação: Métodos e Técnicas de Ensino The theme of this research was the inclusion of a tool for Information Technology and Communication (ICT) in pedagogical practices daily of Mathematics teacher. For this, the researcher developed a explanatory material to create a blog with educational goals, and after a certain time of application, raised among their creators on the results. This is an exploratory study with survey data from literature sources and a questionnaire. Is was surveyed thirty Mathematics teachers of schools belonging to Foz do Iguaçu Regional of Education Bureau of the State of Parana (SEED). These teachers have learned how to create a blog and then started to use them with their students. Through questionnaire sought to raise the impressions obtained from such experience. The results showed that there is a certain ease and commitment by teachers to find and use new pedagogical proposals for teaching the subject. Because it is easy for teachers to use computers, there were no major resistance at this point, however, it was realized some difficulties to continue using the tool. Este trabalho de pesquisa teve como temática a inserção de uma ferramenta de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) nas práticas pedagógicas cotidianas do professor de Matemática. Para isto o pesquisador desenvolveu um material explicativo para a criação de um blog com objetivos pedagógicos e, após determinado tempo de aplicação, levantou junto a seus criadores sobre os resultados obtidos. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com levantamento de dados de fontes bibliográficas e de um questionário. Foram pesquisados trinta professores de Matemática de escolas pertencentes à Regional Foz do Iguaçu da Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED). Estes professores aprenderam a criar um blog e em seguida passaram a usá-los com seus alunos. Através de questionário procurou-se levantar as impressões obtidas com tal experiência. Os resultados apontaram que existe certa facilidade e comprometimento por parte dos docentes em encontrar e usar novas propostas pedagógicas para o ensino da disciplina. Por se tratar de professores com facilidade para o uso de computadores, não houve grandes resistências neste ponto, entretanto, percebeu-se algumas dificuldades em continuar usando a ferramenta. 2020-11-24T14:30:26Z 2020-11-24T14:30:26Z 2013-11-23 specializationThesis BUBIAK JUNIOR, Walter. O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20891 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Ensino audiovisual
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Audio-visual education
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Ensino audiovisual
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Audio-visual education
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Bubiak Junior, Walter
O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu
description The theme of this research was the inclusion of a tool for Information Technology and Communication (ICT) in pedagogical practices daily of Mathematics teacher. For this, the researcher developed a explanatory material to create a blog with educational goals, and after a certain time of application, raised among their creators on the results. This is an exploratory study with survey data from literature sources and a questionnaire. Is was surveyed thirty Mathematics teachers of schools belonging to Foz do Iguaçu Regional of Education Bureau of the State of Parana (SEED). These teachers have learned how to create a blog and then started to use them with their students. Through questionnaire sought to raise the impressions obtained from such experience. The results showed that there is a certain ease and commitment by teachers to find and use new pedagogical proposals for teaching the subject. Because it is easy for teachers to use computers, there were no major resistance at this point, however, it was realized some difficulties to continue using the tool.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Bubiak Junior, Walter
author_sort Bubiak Junior, Walter
title O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu
title_short O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu
title_full O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu
title_fullStr O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu
title_full_unstemmed O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu
title_sort o blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de foz do iguaçu
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation BUBIAK JUNIOR, Walter. O blog como ferramenta para o ensino da matemática: uma perspectiva de professores do núcleo regional de educação de Foz do Iguaçu. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20891
_version_ 1805324196298883072
score 10,814766