O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental

If art adult translates your feelings, your emotions, your relationship with the world and with their peers, the art manifested by child has this same feature, because it denotes the form of the child to see and experience your child's world in relation with the wider world in which it operates...

ver descrição completa

Autor principal: Augusto, Tânia Mara Slaviero
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20988
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20988
recordtype dspace
spelling riut-1-209882020-11-24T14:46:36Z O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental Augusto, Tânia Mara Slaviero Santos, Ricardo dos Santos, Ricardo dos Lima, Ivone Teresinha Carletto de Santos, Ricardo dos Cognição e cultura Arte na educação Criatividade em crianças Cognition and culture Art in education Creative ability in children CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO If art adult translates your feelings, your emotions, your relationship with the world and with their peers, the art manifested by child has this same feature, because it denotes the form of the child to see and experience your child's world in relation with the wider world in which it operates. Thus, this work was based on a literature survey having as theme, understanding the historical and cultural development of the discipline of art, seeking to understand the work involved in art at school, involving social relations, modes of production, the assumptions philosophical, in short, all the cultural reality in which artistic expression is inserted. The objective of this research was to investigate what is the role of art in the development of creativity of students on the content covered in class. The research was organized initially addressing, with the concept of what is art, discussing the issue of the act of teaching together with the role of the teacher and reflecting on assessment and learning in the discipline of art. Se a arte do adulto traduz seus sentimentos, suas emoções, sua relação com o mundo e com os seus pares, a arte manifestada pela criança tem essa mesma característica, pois ela denota a forma de a criança ver e vivenciar o seu mundo infantil na relação com o mundo mais amplo em que se insere. Diante disso, este trabalho pautou-se numa pesquisa bibliográfica tendo como temática, a compreensão do desenvolvimento histórico e cultural da disciplina de arte, buscando compreender o trabalho que envolve a Arte na escola, envolvendo as relações sociais, os modos de produção, os pressupostos filosóficos, enfim, toda a realidade cultural na qual a manifestação artística está inserida. O objetivo desta pesquisa foi investigar qual é o papel da arte no desenvolvimento da criatividade dos alunos diante dos conteúdos abordados em sala de aula. A pesquisa foi organizada abordando inicialmente, com o conceito do que é a arte, discutindo sobre a questão do ato de ensinar aliado ao papel do professor e refletindo sobre a avaliação e aprendizagem no ensino da disciplina de arte. 2020-11-24T14:46:35Z 2020-11-24T14:46:35Z 2014-12-11 specializationThesis AUGUSTO, Tânia Mara Slaviero. O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20988 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Cognição e cultura
Arte na educação
Criatividade em crianças
Cognition and culture
Art in education
Creative ability in children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Cognição e cultura
Arte na educação
Criatividade em crianças
Cognition and culture
Art in education
Creative ability in children
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Augusto, Tânia Mara Slaviero
O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental
description If art adult translates your feelings, your emotions, your relationship with the world and with their peers, the art manifested by child has this same feature, because it denotes the form of the child to see and experience your child's world in relation with the wider world in which it operates. Thus, this work was based on a literature survey having as theme, understanding the historical and cultural development of the discipline of art, seeking to understand the work involved in art at school, involving social relations, modes of production, the assumptions philosophical, in short, all the cultural reality in which artistic expression is inserted. The objective of this research was to investigate what is the role of art in the development of creativity of students on the content covered in class. The research was organized initially addressing, with the concept of what is art, discussing the issue of the act of teaching together with the role of the teacher and reflecting on assessment and learning in the discipline of art.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Augusto, Tânia Mara Slaviero
author_sort Augusto, Tânia Mara Slaviero
title O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental
title_short O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental
title_full O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental
title_fullStr O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental
title_full_unstemmed O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental
title_sort o papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation AUGUSTO, Tânia Mara Slaviero. O papel da arte no desenvolvimento da criança do ensino fundamental. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20988
_version_ 1760453616955555840
score 10,966579