As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa

This work had as theme the use of technological tools in teaching and learning English. The current period of postmodernity brings an avid learner and connected by technology all the time. Therefore, it is not possible to "teach as we were taught" in the past and the different methods and...

ver descrição completa

Autor principal: Alves, Valéria Cristina França
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20990
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-20990
recordtype dspace
spelling riut-1-209902020-11-24T14:46:59Z As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa Alves, Valéria Cristina França Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Santos Junior, Lucas Schenoveber dos Linguagem e línguas - Estudo e ensino Tecnologia educacional Aquisição da segunda língua Language and languages - Study and teaching Educational technology Second language acquisition CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO This work had as theme the use of technological tools in teaching and learning English. The current period of postmodernity brings an avid learner and connected by technology all the time. Therefore, it is not possible to "teach as we were taught" in the past and the different methods and / or approaches, combined with technological tools, can provide an effective understanding of the language, contemplating a meaningful learning. As a working methodology, the literature search was used because it allows to do further research, and contextualizing and giving meaning to the subject researched. This study aimed to propose some activities related to the use of technological tools in the classroom and / or computer lab, and the use of it as strengthening of home study. Finally, it is considered that with the use of technological tools in the classroom, the teacher also expands his/her knowledge, leaving the comfort zone and realizing that he/she cannot be based on just his/her area of expertise. Este trabalho teve como temática o uso das ferramentas tecnológicas no ensino aprendizagem em Língua Inglesa. O período atual da pós-modernidade nos traz um aprendiz ávido por tecnologias e conectado todo o tempo. Sendo assim, não é possível “ensinar como fomos ensinados” no passado e os diferentes métodos e/ou abordagens, aliados às ferramentas tecnológicas, podem proporcionar uma compreensão efetiva da língua, contemplando uma aprendizagem significativa. Como metodologia de trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica, pois permite que se faça uma investigação mais aprofundada, contextualizando e significando o assunto abordado. Objetivou-se propor algumas atividades voltadas para o uso de ferramentas tecnológicas em sala de aula e/ou laboratório de informática, bem como a utilização das mesmas como reforço de estudo em casa. Por fim, considera-se que ao utilizar as ferramentas tecnológicas em sala de aula, o professor também amplia seus conhecimentos, deixando sua zona de conforto e percebendo que não pode ter como base apenas sua área de conhecimento. 2020-11-24T14:46:58Z 2020-11-24T14:46:58Z 2014-12-12 specializationThesis ALVES, Valéria Cristina França. As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20990 por openAccess application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira Brasil Educação: Métodos e Técnicas de Ensino UTFPR
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Aquisição da segunda língua
Language and languages - Study and teaching
Educational technology
Second language acquisition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
spellingShingle Linguagem e línguas - Estudo e ensino
Tecnologia educacional
Aquisição da segunda língua
Language and languages - Study and teaching
Educational technology
Second language acquisition
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Alves, Valéria Cristina França
As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa
description This work had as theme the use of technological tools in teaching and learning English. The current period of postmodernity brings an avid learner and connected by technology all the time. Therefore, it is not possible to "teach as we were taught" in the past and the different methods and / or approaches, combined with technological tools, can provide an effective understanding of the language, contemplating a meaningful learning. As a working methodology, the literature search was used because it allows to do further research, and contextualizing and giving meaning to the subject researched. This study aimed to propose some activities related to the use of technological tools in the classroom and / or computer lab, and the use of it as strengthening of home study. Finally, it is considered that with the use of technological tools in the classroom, the teacher also expands his/her knowledge, leaving the comfort zone and realizing that he/she cannot be based on just his/her area of expertise.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Alves, Valéria Cristina França
author_sort Alves, Valéria Cristina França
title As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa
title_short As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa
title_full As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa
title_fullStr As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa
title_full_unstemmed As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa
title_sort as ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation ALVES, Valéria Cristina França. As ferramentas tecnológicas como contributo no processo de ensino e aprendizagem em língua inglesa. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20990
_version_ 1805303548352659456
score 10,814766