Alfabetização e letramento na educação infantil

This paper aims to present an investigation into the concepts literacy and literacy in early childhood education in order to expose their relevance to it. Were performed literature search and field research with the goal of checking how literacy and literacy should be worked in early childhood educa...

ver descrição completa

Autor principal: Cadan, Lucimara
Formato: Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
Idioma: Português
Publicado em: Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2020
Assuntos:
Acesso em linha: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21000
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id riut-1-21000
recordtype dspace
spelling riut-1-210002020-11-24T14:48:54Z Alfabetização e letramento na educação infantil Cadan, Lucimara Santos, Nelson dos Alfabetização Compreensão na leitura Crianças - Livros e leitura Crianças - Escrita Literacy Reading comprehension Children - Books and reading Children - Writing Educação: Métodos e Técnicas de Ensino This paper aims to present an investigation into the concepts literacy and literacy in early childhood education in order to expose their relevance to it. Were performed literature search and field research with the goal of checking how literacy and literacy should be worked in early childhood education and the understanding that the teacher possesses about these concepts and how to develop their educational practice around literacy and literacy. In this research literacy and literacy are presented as a very important step in kindergarten according to socio-interactionist theory pointing assumptions that gives foundation to the development of the process of literacy and literacy in early childhood education, without losing sight of its function to foster the development of children through educational practices that contribute playful nature of the processes of literacy and literacy. Este trabalho teve por objetivo apresentar uma investigação sobre os conceitos de alfabetização e letramento na Educação Infantil, a fim de expor sua relevância para esta área. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com o objetivo de verificar como a alfabetização e o letramento devem ser trabalhados na Educação Infantil e o entendimento que o docente possui a respeito destes conceitos e como desenvolve sua prática educativa em torno da alfabetização e letramento. Nesta pesquisa a alfabetização e o letramento são apresentados como uma etapa muito importante na educação infantil, de acordo com a teoria sóciointeracionista que aponta pressupostos que dão embasamento para o desenvolvimento do processo na educação infantil, sem perder de vista a sua função de propiciar o desenvolvimento integral da criança por meio de práticas pedagógicas de cunho lúdico que contribuem nos processos de alfabetização e letramento. 2020-11-24T14:48:53Z 2020-11-24T14:48:53Z 2012-12-15 specializationThesis CADAN, Lucimara. Alfabetização e letramento na educação infantil. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012. http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21000 por application/pdf Universidade Tecnológica Federal do Paraná Medianeira
institution Universidade Tecnológica Federal do Paraná
collection RIUT
language Português
topic Alfabetização
Compreensão na leitura
Crianças - Livros e leitura
Crianças - Escrita
Literacy
Reading comprehension
Children - Books and reading
Children - Writing
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
spellingShingle Alfabetização
Compreensão na leitura
Crianças - Livros e leitura
Crianças - Escrita
Literacy
Reading comprehension
Children - Books and reading
Children - Writing
Educação: Métodos e Técnicas de Ensino
Cadan, Lucimara
Alfabetização e letramento na educação infantil
description This paper aims to present an investigation into the concepts literacy and literacy in early childhood education in order to expose their relevance to it. Were performed literature search and field research with the goal of checking how literacy and literacy should be worked in early childhood education and the understanding that the teacher possesses about these concepts and how to develop their educational practice around literacy and literacy. In this research literacy and literacy are presented as a very important step in kindergarten according to socio-interactionist theory pointing assumptions that gives foundation to the development of the process of literacy and literacy in early childhood education, without losing sight of its function to foster the development of children through educational practices that contribute playful nature of the processes of literacy and literacy.
format Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização)
author Cadan, Lucimara
author_sort Cadan, Lucimara
title Alfabetização e letramento na educação infantil
title_short Alfabetização e letramento na educação infantil
title_full Alfabetização e letramento na educação infantil
title_fullStr Alfabetização e letramento na educação infantil
title_full_unstemmed Alfabetização e letramento na educação infantil
title_sort alfabetização e letramento na educação infantil
publisher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
publishDate 2020
citation CADAN, Lucimara. Alfabetização e letramento na educação infantil. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
url http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21000
_version_ 1805297722908999680
score 10,814766